IA deve acelerar transformação do varejo farmacêutico no Brasil
Setor projeta investimentos de até R$ 1 bilhão em inovação e apresenta tecnologias aplicáveis ao ponto de venda
A divulgação do Circuito Cultural de Ulianópolis, evento promovido pela prefeitura da cidade paraense, ganhou repercussão nacional após a circulação de um vídeo institucional gerado por inteligência artificial. Apesar da…
Adnews
02.06.2025
A divulgação do Circuito Cultural de Ulianópolis, evento promovido pela prefeitura da cidade paraense, ganhou repercussão nacional após a circulação de um vídeo institucional gerado por inteligência artificial. Apesar da boa recepção inicial pelo visual impactante e tom épico da peça, o conteúdo também gerou críticas de artistas e profissionais da cultura.
Com locução sintética e imagens criadas digitalmente, o vídeo anunciava os três dias de festa na Praça dos Três Poderes com concurso de quadrilhas, shows e cavalgada. No entanto, nos comentários das redes sociais, o uso exclusivo de IA levantou questionamentos sobre transparência, ética e valorização da cultura local.
“Mesmo com a produção bem feita, é preciso deixar claro que é uma IA. Isso logo será lei”, comentou uma usuária, que afirmou ter se sentido enganada ao perceber que não se tratava de uma gravação real. Outro comentário criticou a ausência de profissionais da cidade no processo: “Nenhum ator, figurinista ou cinegrafista foi contratado. Cultura é feita por pessoas”.
Publicitários e profissionais do audiovisual também se manifestaram, chamando a decisão de “ofensiva” e “desrespeitosa” com os trabalhadores da arte. Um dos comentários mais curtidos resume o sentimento de parte do público: “Se há algo que não pode ser automatizado, é a alma de uma festa popular”.
A prefeitura ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão de usar inteligência artificial na campanha.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Um dos autores do vídeo compartilhou o que seria um making of da campanha, simulando erros de gravação:
Ver essa foto no Instagram
Setor projeta investimentos de até R$ 1 bilhão em inovação e apresenta tecnologias aplicáveis ao ponto de venda
Streaming lidera o consumo, mas linear tradicional segue relevante em meio a 2,7 bilhões de horas de conteúdo assistido por mês
Serviço ganha novas funções para atendimento e marketing, com Vivo entre empresas em testes