PECK celebra 25 anos com dois grandes festivais de música no Rio
Festival de Inverno Rio e 90’s Festival movimentam a Marina da Glória com apoio de grandes marcas e foco em sustentabilidade, acessibilidade e experiências culturais
Com foco na monetização de espaços publicitários em Smart TVs Samsung, serviço oferece maior capacidade de segmentar campanhas com melhor retorno sobre investimento para as marcas.
Adnews
14.06.2023
“As pessoas prestam mais atenção no streaming porque escolheram consumir aquele conteúdo. É diferente de você ligar a televisão quando chega em casa, por exemplo, só para ter um ruído de fundo no ambiente. Pode observar nos seus próprios hábitos de consumo”. Ao escutar o raciocínio do diretor sênior de Vendas e Operações LATAM da Samsung Ads, Essio Floridi, notei que realmente faz sentido. Com a evolução e popularização dos streamings, a sociedade está cada vez mais seletiva a respeito dos conteúdos que consome. E as marcas, por sua vez, têm precisado se esforçar para encontrar seu público-alvo “tão turista”, como brinca Floridi.
Foi nesse contexto que a Samsung Electronics percebeu uma lacuna de mercado e criou a Samsung Ads, braço da empresa com foco na monetização de espaços publicitários em Smart TVs Samsung. O serviço foi lançado em 2015 nos Estados Unidos, com atuação ampliada no Canadá, Europa, Índia, Austrália e Ásia logo em seguida. A chegada na América Latina, especificamente no Brasil e no México, aconteceu em 2020.
Com a proposta de conquistar a atenção genuína do público, os espaços de publicidade oferecidos pela empresa estão inseridos orgânica e estrategicamente nas TVs nativas (aparelhos em si) e no Samsung TV Plus, streaming gratuito oficial da marca, que conta atualmente com mais de 60 canais.
“As TVs conectadas trazem o melhor dos dois mundos. Além de oferecer publicidade em uma tela maior e com mais probabilidade de reter a atenção da audiência, as marcas podem usufruir do nosso banco de dados para construir estratégias efetivas. Já temos, inclusive, pesquisas que mostram aumento na atenção à publicidade veiculada nas CTVs, em relação às TVs tradicionais”, comenta o diretor.
Líder de mercado, a Samsung Electronics possui 15 milhões de televisores com habilitação para receber os anúncios e cerca de 60 milhões de pessoas impactadas, considerando lares com quatro moradores, em média.
Mas, o diferencial que torna Samsung Ads a parceira ideal para profissionais de mídia e anunciantes é a capacidade de segmentar campanhas. Por meio de uma inteligência embedada nas Smart TVs Samsung, chamada de Automatic Content Recognition (ACR), que é capaz de reconhecer automaticamente os conteúdos assistidos nas TVs da marca, enquanto estão em uso, e reunir as informações em um grande banco de dados, a empresa gera insights valiosos para os anunciantes sobre o comportamento do público e como alcançá-lo. Com isso, é possível fazer segmentações e recomendações de audiência aos anunciantes, usando desde dados como tipos de programas assistidos até tempo de interação com o conteúdo e horário de maior conexão. A marca também consegue entender quais os devices conectados ao televisor Samsung e informações do aparelho (tipo, ano, tamanho da tela). Tudo isso respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Essa era uma possibilidade que só existia nas mídias digitais até pouco tempo atrás, e agora podemos usar esses recursos na TV também. A grande meta da Samsung Ads é digitalizar as TVs, mostrando às marcas o nosso imenso potencial de conversão”, ressalta.
E a mensagem parece clara: apenas no Brasil, a Samsung Ads já conta com mais de 120 clientes e conduziu 530 campanhas desde maio de 2020, quando iniciou sua atuação no país. A proximidade com as agências de publicidade vem acontecendo à medida que elas sentem a necessidade de oferecer um mix de canais mais amplo, alcance incremental e granularidade estratégica e eficiente com o público aos seus clientes. A CTV se transformou em um hub de conexão e de entretenimento, sendo o segundo dispositivo mais utilizado para consumir vídeo na América Latina, de acordo com o EMarketer.
“Para mim, a palavra-chave do nosso trabalho é relevância. A Samsung não acredita que a publicidade deva ser invasiva, por isso apostamos em formatos discretos. Na verdade, acreditamos que a publicidade deva ser um serviço, e isso é bom para todos. É bom para o consumidor, que recebe conteúdos que de fato lhe interessam; para a nossa empresa, que é capaz de entregar resultados efetivos; e para as marcas, que poderão fazer mais com o mesmo investimento”, completa Floridi.
Festival de Inverno Rio e 90’s Festival movimentam a Marina da Glória com apoio de grandes marcas e foco em sustentabilidade, acessibilidade e experiências culturais
Marca amplia portfólio com produtos voltados para mobilidade e armazenamento, com foco em soluções térmicas para quem deseja manter a temperatura ideal durante os deslocamentos
A Betano visa fazer a propaganda de apostas esportivas incentivando o jogo responsável
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.