Eduardo Tracanella lança consultoria após saída do Itaú e inicia nova fase como empreendedor
Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...
Após a Nike obter vitória na justiça, a venda do tênis com sangue humano, feito pela empresa de streetwear MSCHF para Lil Nas X, foi interrompida
Adnews
06.04.2021
Após a Nike entrar na justiça para a interrupção da venda do tênis satânico na semana passada, a empresa finalmente obteve vitória contra a MSCHF. Um juiz federal dos Estados Unidos interrompeu temporariamente as vendas do tênis criado para acompanhar o lançamento da música “Montero”, do rapper Lil Nas X.
Os tênis, são limitados a 666 pares, e possuem várias referências satânicas, desde pentagramas, até mesmo gotas de sangue humano misturadas na tinta vermelha da sola. Porém, por terem sido criados com base em um Air Max 97 (um dos modelos mais famosos da Nike), a Nike decidiu entrar na Justiça contra a venda.
Segundo a revista Hollywood Reporter, o motivo que a Nike alegou para conseguir a interrupção das vendas, foi a associação de símbolos satânicos, pois eles podem prejudicar a marca. Contudo, a ação não é contra Lil Nas X, mas sim à MSCHF Product Studio, uma empresa americana de streetwear.
Enquanto a MSCHF alega, que os tênis não são calçados “tradicionais, mas trabalhos de arte individualmente numerados, vendidos a colecionadores por US$ 1.018”, ou cerca de R$ 5.800. Em outras palavras, o principal argumento da empresa é de que os itens são um artigo de arte vendido somente a colecionadores.
A Nike, por sua vez, diz que mesmo sendo um artigo de arte, possui evidências de que muitos consumidores não irão mais comprar produtos da marca. Pois, acreditam que ela está associada ao satanismo.
Mesmo após a Nike vencer nos tribunais, a decisão da justiça não teve surtir muito efeito, visto que maioria dos tênis já foram comercializados. Todos os 666 pares, com a exceção de um, já foram enviados a seus compradores, pois os tênis esgotaram pouco depois de serem anunciados por Lil Nas X.
“Não há embasamento para um recall. Eles não estão fazendo isso pelo dinheiro, mas pela mensagem”, dizem os advogados da MSCHF.
Sendo assim, o rapper Lil Nas X informou em sua conta no Twitter que iria sortear o último tênis, mas diversas reclamações nas redes impediram o cantor de realizar o sorteio.
Através de seu perfil oficial no Twitter, o rapper Lil Nas X questionou a liberdade de expressão, mas afirmou que isso deve mudar em breve.
Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...
O Resenha Digital, media tech voltada à conexão entre marcas e fãs do esporte no Brasil, anunciou a contratação de Fernando Chabariberi como head de novos negócios...
O SBT anunciou a saída de Leon Abravanel da Superintendência de Criação e Produção de Conteúdo...
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.