Publicidade brasileira cresce 12% em 2024 e supera R$ 26 bi

Em 2024, os investimentos do mercado brasileiro em mídia atingiram R$ 26,3 bilhões – um avanço de 12,17% na comparação com o ano anterior. Os dados fazem parte da pesquisa…

Adnews

25.03.2025

Publicidade brasileira cresce 12% em 2024 e supera R$ 26 bi

Em 2024, os investimentos do mercado brasileiro em mídia atingiram R$ 26,3 bilhões – um avanço de 12,17% na comparação com o ano anterior. Os dados fazem parte da pesquisa Cenp-Meios, do Cenp, Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário.

Os dados compilados pelo Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários efetivamente comprados por 339 agências de todo o país ao longo de 2024. (No ano passado, 336 agências participaram da pesquisa.) São dados dos PIs (Pedido de Inserção) executados pelos veículos e consolidados por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.

Uma série de fatores contribuiu para um crescimento dos investimentos publicitários em ritmo quase quatro vezes superior ao da expansão do PIB: a chegada de novos anunciantes estrangeiros, com destaque para as montadoras de automóveis chinesas, os Jogos Olímpicos de Paris e o fato de 2024 ter sido um ano eleitoral. As datas estratégicas do varejo – Black Friday e Natal – também colaboraram para esse resultado. No ano, as veiculações nacionais responderam por 68,2% do total investido. A região Sudeste concentrou 19,6%, seguida pelo Nordeste (4,6%), Sul (3,6%), Centro-Oeste (2,8%) e Norte (1,1%).

“O crescimento das verbas publicitárias em 2024 mostra, mais uma vez, a vitalidade da nossa indústria e o papel estratégico da publicidade como propulsora do crescimento do país. Trata-se de um setor que impulsiona uma cadeia de diversos outros segmentos, gera milhares de empregos e estimula o consumo, o que reforça a confiança das empresas em investir para se conectar com os consumidores”, diz Luiz Lara, presidente do Cenp. “É um setor resiliente e dinâmico, que se reinventa no ritmo das mudanças do mercado e da sociedade.”

Em seu oitavo ano de realização, o Cenp-Meios foi monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica – NQT, organismo estatutário especializado no setor de pesquisa, mídia, circulação e métricas, composto por representantes de Anunciantes, Agências, Elos Digitais e Veículos de Comunicação. O Cenp-Meios contou ainda com a aferição da KPMG, responsável pela análise de integridade e pela segurança do sistema.

A seguir, confira os números do ano de 2024:

 

invesitmento-cenp-meios.jpg
logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental