Skip to main content
Praticamente tudo o que sabíamos foi pro espaço. Todas as páginas dos manuais que usávamos, estudávamos e seguíamos estão sendo rasgadas, ao vivo. Serão apenas breve referências de quando as coisas eram impossíveis.

Começando pela página IMP, da palavra IMPossível. Essa está sendo rasgada em todas as línguas, em escala global e não somente na dos livros de autoajuda ou campanhas da Adidas.

Quer ver uma outra página rasgada incrível? A página HIG, de HIGiene. O Cascão, ícone máximo de nossas certezas e garantias, lavou as mãos por vontade própria! Somente a equipe do genial Mauricio de Souza para nos dar este banho de mudança.


Porém, como dados e fatos têm juntos um peso maior que o da opinião, fui mais a fundo na análise do que está sendo rasgado e reescrito. Olha só:

O monstro da tecnologia Marcelo Toledo e o Tallis Gomes rasgaram a página EXE, de EXEcução. Montaram o projeto COVID ZERO e estruturaram um framework técnico, funcional, com 1.200 colaboradores de qualidade de vários lugares do mundo, todo virtual, sem budget ou sala de reunião. Até então, nessa página, estava cravado que eram necessários em média quatro anos e centenas de milhões de reais para montar uma estrutura similar.

Covid Zero - Marcelo Toledo

O Claudio Salituro e sua turma de TI da Caixa rasgaram a página AGI, de AGIlidade. Montaram em home office durante 15 dias, o Projeto de Auxílio Emergencial da Caixa Web e App. Em 12 horas, obtiveram a monstruosidade de 21 milhões de Cadastros, 12 milhões de Visitas ao site, 18MM de downloads e 45 mil conexões simultâneas em média. Isso com avaliação de 4.3/5 na Loja da Apple. Foi tudo perfeito? Não. Funcionou perfeitamente para o momento? Sim.

Auxilio Emergencial Caixa

E a página de EMP, de EMPreender? Talvez a mais surpreendente de todas, pois a página era clara. Pois bem. Página rasgada também. A nova geração está abrindo seus negócios cada vez mais tarde. Veja a Maria Antonieta, que aos 66 anos de idade, criou a “Flores by Tonia”, empresa que confecciona flores de papel, de altíssima qualidade e excelente durabilidade. Tem clientes de marcas incríveis, muitos famosos adoram, e tem mais seguidores reais que muito anunciante grande.

www.floresempapel.com.br - Flores By Tonia

Ela pilota quatro canais digitais, atende via whatsApp, opera o site via Wix e ainda cuida da produção, com apoio do meu pai, o seu Pedro de 78 anos, que odeia telefone, mas que, pela primeira vez na vida, ficou trinta minutos comigo na linha, pois a quarentena está pegando. Se o seu Pedro pudesse, ele rasgaria a página TEL, de telefone. Mas voltando à dona Tonia, ela rasgou duas páginas de uma vez. A EMP e a página BUD, de BUDget, pois ela construiu tudo isso com budget zero.

Na contrapartida, a página DES, de DESenvolvimento, também foi rasgada, pois crianças com três anos já pilotam iPad’s e celulares, e dominam conceitos de força gravitacional, direção, movimento, pressão, downloads, apps, storage, conectividade e, se perigar, já fazem coding. Aos quatro anos, estão fazendo zoom com a galera da escola. Imagina a capacidade mental e processual quando tiverem 14 anos.

E que lindo rasgar a página antiga COL, de COLaboração? Hoje, as empresas estão dando um show e se unindo de verdade, algo raro, especialmente na versão brasileira dos manuais. Concorrentes sempre atuaram juntos, como o McDonald’s e o Burger King sempre fizeram com maestria em ocasiões específicas, mas convidar para dançar e enaltecer, como a Netflix fez com a HBO, divulgando seus filmes e séries, ou o Santander elogiando o Itaú publicamente, a Azul e a Gol fazendo trabalhos conjuntos de apoio aos pessoal médico, isso sim, é novíssimo. Assim como a imensa capacidade colaborativa da Claudia Woods, da Uber e da Stella Brant, ainda na 99, para rasgar uma página que jamais deveria existir em qualquer manual, a de Assédio contra as Mulheres.

 

Colaboração Netflix, HBO, 99, Uber, McDonalds, BurgerKing, Gol e Azul

 

Falando em aéreas, o presidente da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz, rasgou a página AVI, de AVIação. Segundo ele, o cenário é único em toda a história da aviação. 

“A aviação como nós a conhecemos é de 1945… (sic) Desta data para cá, não há paralelo que nós possamos comparar e tomar como referência histórica.”

Seguindo em nosso manual, impossível não falar sobre a página COA, de COAching, com sua versão anterior duramente rasgada. São os pequenos parceiros que estão apoiando as grandes empresas, colocando times à disposição para assegurar a continuidade de operações. Me vi dando dicas motivacionais de que tudo passará e irá melhorar, para VPs e Diretores de Unicórnios e gigantes que faturam entre 20, 100, 1000x a mais do que aunica. E além do coaching motivacional, me vi dando dicas de como agir, viver e crescer quando seus clientes não pagam, até porque fornecedor de grande empresa sabe que nada como uma página atrás da outra para ser rasgada, não é mesmo?

Até o início de março de 2020, a página de TRA, de TRAnsformação digital, era uma das mais acessadas. A discussão era como se transformar digitalmente. Agora, a página reescrita fala em como nascer digital desde o espermatozoide e o óvulo, e não apenas para negócios que tenham ou sejam digital no seu core business. Vale para grandes varejos físicos e similares que venham a existir e ser criados também. Cito o exemplo do empresário Marcelo Ebert, da YVY, que está acelerando nesse momento, expandindo e internacionalizando, a partir de Juquehy, uma deliciosa praia no estado de São Paulo, que até ano passado mal tinha internet rápida funcional e hoje tem internet fibra. Ele consegue pensar, executar e crescer na crise com um time mínimo de pessoas de altíssima qualidade, muito mais avançado que muitos grandes anunciantes que ainda hoje não conseguem sair do discurso para a prática do mundo digital.

E o que dizer então da página MID, de MÍDias. Onipresente, querida, dona de tudo, mas que já havia perdido algumas brigas relevantes dos grandes talentos e do monopólio da audiência, a nossa querida Rede Globo, que, agora tem um concorrente à altura para tudo e não mais somente para os capítulos inéditos da novela ou o futebol. Enquanto ela apresentava um VT da final da Copa de 2002, novas mídias faziam lives em redes sociais, que unem milhões de pessoas todos os dias e geram milhões de reais em doações, que eram quase exclusivas de uma única tarde do Criança Esperança. Esta crise será ainda muito mais desafiadora para os competentes André Vinicius e Eduardo Becker, que certamente escreverão uma incrível página desse novo manual com muito mais sucesso do que podemos imaginar.

Poderia escrever um outro artigo só para rasgar a página de política, petróleo e tantas outras, mas vou poupar o caro leitor e não polemizar. Mas é válido notar que estão sendo rasgadas páginas atrás de páginas, com o maior país do mundo sendo pilotado pelo Twitter, o bullying liberado entre presidentes, ministros e representantes de países e poderes, e até mesmo o problema do preço da gasolina, que no momento é cair, e não mais subir. Está ou não tudo de ponta-cabeça?

Donald Trump Jr. meme on Joe Biden

 

Mas nem tudo são mudanças. Também páginas serão mantidas. Como a página GÊN, do GÊNio Washington Olivetto, talvez o maior de todos da publicidade, e que tive a imensa honra de ter como colaborador em um artigo, no qual eu já rasgava a página de MOBile muito antes de a página existir. Eu dizia no artigo de 2007:

“…sou um dos poucos que acredita em campanhas via celular, mas daqui a dois anos ou mesmo daqui a alguns meses, quem sabe, voltaremos a falar sobre isso.”

E falando ainda no Washington, ele acabou de rasgar mais uma em seu último artigo. Aliás, rasgada é pouco. A página antiga AGÊ, de AGÊncias, foi dilacerada, triturada e queimada:

“Grandes anunciantes querem a melhor agência do mundo de todas as semanas. De todos os meses. De todos os lugares. De todos os anos.”

Infelizmente, parece que algumas páginas nunca serão rasgadas, como a página CRE, de CRÉdito. Apesar do incrível anúncio da doação do Itaú de $1B (iniciando a nova página de DOAção) e todo esforço dos geniais, geniais mesmo, Eduardo Tracanella e Igor Puga para iniciar o picote da página, humanizar e revitalizar as instituições, os bancos privados permanecem como o porto menos seguro para empresários e população buscar linhas de crédito.

É muito grande a diferença do que é divulgado versus a prática. É desolador constatar a diferença no fornecimento de crédito aos cidadãos e empresários aqui nos Estados Unidos, onde jorra crédito, e todos querem fazer a economia girar aceleradamente. Quem sabe eles consigam crescer esta parte picotada em um grande rasgo em breve. O Brasil torce, e precisa disso.

E temos certeza que outras jamais serão rasgadas, como da página BBB de BigBrotherBrasil… até chegar na página CRI, de CRIse. Elas seguirão garantidoras de que o mundo que conhecemos ainda existe de alguma forma. Já as outras serão reescritas (sem hífen pelo novo acordo da Língua Portuguesa) e sinceramente acredito que sairemos desta complexa crise em tempo recorde, mostrando que a página REC, de RECuperação, também sofrerá pesadas mudanças. Mas saberemos o resultado disso somente em semanas e talvez meses.

Até lá, desejo boa sorte, muito trabalho a todos e se cuidem!

Por Roberto Marchiori Eckersdorff, CEO AUNICA, Co-founder ROIX/GDB, Start-ups & result builder using Digital & Data Transformation. Pai, Marido, Empresário, Investidor e Colaborador do Lar, tentando fazer minha parte para escrever o melhor novo manual do mundo.

Leave a Reply