Skip to main content

O Reino Unido baniu o TikTok de dispositivos oficiais do governo na quinta-feira, somando-se a restrições semelhantes impostas por aliados no Canadá, União Europeia e Estados Unidos. O aplicativo de mídia social não é amplamente usado por autoridades do Reino Unido, de acordo com um anúncio do governo, mas a medida reflete preocupações sobre os links do TikTok para a China por meio de sua controladora, ByteDance, e a possibilidade de o governo chinês pressionar as empresas a entregar informações pessoais dos usuários.

Esta é uma medida proporcional baseada em um risco específico com dispositivos do governo”, disse o ministro do Gabinete do Reino Unido, Oliver Dowden, aos legisladores na quinta-feira. Por outro lado, em um comunicado na quinta-feira, o TikTok expressou desapontamento com a decisão.

“Acreditamos que essas proibições foram baseadas em equívocos fundamentais e impulsionadas por uma geopolítica mais ampla, na qual o TikTok e nossos milhões de usuários no Reino Unido não desempenham nenhum papel. Continuamos comprometidos em trabalhar com o governo para resolver quaisquer preocupações, mas devemos ser julgados com base nos fatos e tratados da mesma forma que nossos concorrentes.”

A empresa disse que está trabalhando voluntariamente para resolver as questões de segurança, tomando medidas técnicas e burocráticas para isolar dados de usuários dos EUA e da UE de suas operações globais. Ele também disse que não recebeu nenhum pedido do governo chinês para revelar informações do usuário e mesmo se esses pedidos fossem feitos, não seriam cumpridos.

No comunicado de quinta-feira, o TikTok disse:

“Começamos a implementar um plano abrangente para proteger ainda mais nossos dados de usuários europeus, que inclui o armazenamento de dados de usuários do Reino Unido em nossos data centers europeus e o reforço dos controles de acesso a dados, incluindo supervisão independente de terceiros de nossa abordagem.”

O anúncio do Reino Unido ocorre um dia depois que o TikTok disse que o governo dos EUA havia solicitado que os proprietários chineses da empresa vendessem suas ações ou correriam o risco de serem banidos. Vale ressaltar que em dezembro, o presidente Joe Biden assinou uma legislação proibindo o TikTok em dispositivos do governo federal, juntando-se ao que se tornou uma lista de mais da metade dos estados dos EUA.

Os legisladores dos EUA propuseram expandir a autoridade do governo Biden para decretar uma proibição nacional do TikTok. Um grupo bipartidário de senadores divulgou este mês uma legislação que daria ao Departamento de Comércio ampla liberdade para revisar e proibir tecnologias ligadas a adversários estrangeiros, uma proposta que a Casa Branca rapidamente acolheu.

Essa matéria usou como fonte a escrita por Brian Fung para o site CNN Business.

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.