Skip to main content

 A São Paulo Oktoberfest, um dos maiores eventos culturais que integra o calendário oficial da capital paulista, começa nesta sexta-feira, 7, e ocorrerá até 23 de outubro (sextas, sábados e domingos); serão 9 dias de festa no Complexo do Ginásio do Ibirapuera. Em sua 5ª edição, o festival apresenta um cronograma com grandes atrações nacionais e internacionais – serão mais de 30 shows, 80 opções gastronômicas, variedade em estilos de chopes, além de ações sustentáveis e sociais durante todo evento.

O público poderá conferir o show de abertura, no dia 07, com o cantor Silva, a atração internacional Oktoberfestband Die Kirchdorfer, diretamente da cidade de Munique, que se apresentará nos dias 7, 8 e 9. No sábado, 8, será vez do Monobloco, vale ressaltar que os ingressos estão esgotados para este dia. No domingo, dia 9, a animação fica por conta das cantoras Paula Lima e Zélia Duncan. Além dessas atrações, vale destacar as bandas típicas de música alemã como a Big Band, que tem vasto repertório de títulos alemães, rock internacional e pop, que se apresentarão durante o festival.

Com expectativa para receber mais de 80 mil pessoas em nove dias com atrações para toda a família e grupos, Walter Cavalheiro Filho, embaixador da São Paulo Oktoberfest, comenta que o festival não abre mão de qualidade e tradição, ao mesmo tempo que é movido pelo espírito de desafios e inovação. “Nessa edição conseguimos unir essas duas características, ampliando o nosso espaço, nosso leque musical e garantindo a melhor experiência cervejeira da cidade”, explica.

“A São Paulo Oktoberfest é um evento muito significativo do calendário estratégico da cidade de São Paulo porque se conecta com outra cultura por meio de manifestações artística e gastronômicas, permitindo que os paulistanos e turistas experimentem uma festa internacional, celebrada quase simultaneamente em vários lugares do mundo, também aqui em São Paulo, movimentando a economia local e o trade turístico”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.

Quanto às opções gastronômicas, a São Paulo Oktoberfest promete unir sabores tradicionais e inovadores. Com curadoria do chef Marcos Baldassari, que se destacou no programa televisivo MasterChef, o festival apresentará 80 opções de pratos, entradas e sobremesas, além da cozinha clássica germânica representada com os pratos preferidos pelo público, como “Joelho São Paulo Oktoberfest” (com batatas e chucrute), “Salsichão Suíno”, “Salsichão de Vitela”, “Hot Dog Alemão”, as novidades como “Joelho Aperitivo”, “Rösti com Bacon”, e diversas porções feitas com joelho de porco e acompanhamentos. Segundo Baldassari:

“Estou muito feliz em ser convidado para representar um dos maiores eventos gastronômicos de São Paulo, que oferece diversidade de pratos e envolve todos os públicos de forma descontraída e festiva. A escolha das opções gastronômicas foi criteriosa, buscamos levar sabores intensos, surpreendentes, aromas e cores especiais da nossa culinária. Ter o prazer de participar de nove dias deste evento que escolhe de forma tão cuidadosa seus parceiros é realizador e surpreendente. A São Paulo Oktoberfest é um festival para todos: da família ao público jovem, para comer e beber bem e acima de tudo se divertir.”

As opções gastronômicas estarão distribuídas em todo o complexo do Ginásio Ibirapuera – Biertent, Biegarten e Drinkgarten. A Aurora Alimentos, patrocinadora do evento, assina o cardápio do Munich Club, camarote do festival, e junto com Cepêra, apoiadora oficial, está presente em receitas no restaurante típico alemão da Biertent – área interna do evento onde acontecem as apresentações das principais atrações nacionais e das bandas típicas.

O festival também apresentará destaques da culinária vegetariana e vegana, com opções de coxinha de shimeji com cream cheese, dadinho de tapioca, chips batata doce com guacamole. Opções da gastronomia espanhola também dão um toque sofisticado, trazendo a tradicional “Paella del Pepe” com frutos do mar, frango, legumes, arroz, “Bocadillo de Jamón” – sanduíche de presunto espanhol com molho catalão, “Bocadillo de Langosta” – versão do lobster Roll, sanduíche frio com cauda de lagosta e maionese picante.

Para agradar todos os paladares, a comida brasileira também será celebrada, com opções de coxinha de costela, batata-frita, sanduíches variados de picanha, carne suína; sanduíche de cupim defumado e pulled pork – criações exclusivas do chef Marcos Baldassari. Além disso, o público paulista contará com opções de seu prato favorito: as pizzas, com diversos sabores e formatos.

Depois de degustar entradas e pratos principais, o público poderá conferir sobremesas diversas, desde minis churros com sorvete, fondue de chocolate e frutas, até brigadeiro, banoffe, brownie de chocolate e café. Os preços dos pratos, porções e lanches, variam de R$ 16 a R$ 120.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!