Skip to main content

O ator Sidney Poitier morreu hoje, dia 7 de Janeiro. A morte foi confirmada pelo Ministro das Relações Exteriores das Bahamas, país de origem do ator, que também tinha nacionalidade americana. Ainda que o falecimento tenha sido confirmado, a causa da morte ainda não foi divulgada.

Poitier teve uma extensa carreira como ator, que durou mais de 70 anos. O astro foi um marco da história do cinema, não só pelos seus filmes, mas por ter sido o primeiro ator negro a ganhar um Oscar. O prêmio veio em 1963, pelo seu papel em “Uma Voz nas Sombras”.

No filme, Sidney Poitier é um operário desempregado indo para o Oeste americano, quando seu carro quebra e ele acaba sua história se cruza com algumas freiras alemãs. O longa está disponível na Amazon Prime Video. Além do Oscar de Sidney pelo filme, ele também ganhou um prêmio na edição de 2002, pelo conjunto de sua obra.

A primeira estatueta de Sidney veio mais de 20 anos após a de Hattie McDaniel, primeira negra a vencer o Oscar por “…E o Vento Levou”, em 1940. O espaço de tempo entre as premiações evidência o racsimo na industria. A última aparição do ator na celebração foi em 2014, quando apresentou a categoria de melhor direção ao lado de Angelina Jolie.

Ainda assim, a extensa carreira de Sidney não foi sua única influência. O ator também foi um ativista pelos direitos civis. Sua participação social foi reconhecida pelo presidente Barack Obama em 2009, quando Poitier ganhou uma Medalha Presidencial da Liberdade. Além disso, o ator também foi embaixador das Bahamas entre 1997 e 2007.

Além do longa em que ganhou o Oscar, Sidney Poitier também é conhecido por filmes clássicos como “Ao Mestre com Carinho”, “Advinhe quem vem para o Jantar”, “No Calor da Noite”, entre outros. O ator era um dos ultimos nomes vivos da chamada “Era de Ouro de Hollywood” e deixa 6 filhos, entre eles a atriz Sidney Tamiia Poitier.

Leave a Reply