Esse isolamento social de 2020 foi coisa de outro mundo, não é mesmo? Ou uma coisa quase parecida. O que experimentamos com amigos e familiares são situações sofridas também por astronautas, afinal as viagens ao espaço demoram muitooo mais que uma viagem para praia véspera de feriado. A Johnnie Walker pegou como inspiração para seu novo comercial, o astronauta John Olivas que já foi ao espaço duas vezes, repetindo duas vezes ao espaço sideral. 

O filme lançado no intervalo do Fantástico (Globo), vem como parte da comemoração dos 200 anos de história da marca. A campanha, veiculada no Brasil e no exterior, foi criada pela AlmapBBDO, que captura as emoções das viagens de volta à Terra e a retomada do cotidiano do John Olivas ao seu dia a dia na convivência com amigos e família.

O filme, primordialmente, acompanha a jornada de um casal de astronautas que retorna ao planeta ao mesmo tempo que milhares de outras cápsulas. Traz uma mensagem de otimismo e nos leva a imaginar um futuro cheio de esperança. A visão de Olivas é, na verdade, uma referência ao que iremos sentir, o fim do isolamento após um longo tempo presos dentro de casa e distantes dos nossos queridos. O conceito “Os próximos 200 anos estão apenas começando. Keep Walking” fortalece o positivismo sobre futuro cheio de possibilidades.  Confira filme completo: 

 

 “Com essa campanha, Johnnie Walker reforça o espírito Keep Walking e dá mais um passo em sua narrativa de 200 anos que tem como foco olhar para o futuro e suas possibilidades. O filme, ao mostrar o valor dos pequenos grandes prazeres do dia a dia, inspira. Além disso, traz a diversidade, tão necessária, com os protagonistas representados por uma mulher negra e um astronauta real de origem mexicana”, diz Paula Costa, Vice-Presidente de Marketing da Diageo.     

Produzido pela Iconoclast, “Astronauta” será lançado em duração aproximada de dois minutos, com versões reduzidas. A produção contou com filmagens em estúdio e externas. A locução do vídeo é do próprio astronauta John Olivas, que nos estimula a pensar no mundo cheio de perspectivas e sobre o que queremos celebrar nessa nova jornada. 

Segundo Luiz Sanches, chairman e CCO da AlmapBBDO, “a ideia da campanha foi destacar o sentimento que vivenciamos no momento e projetar a emoção de dar os primeiros passos rumo ao futuro usando como analogia as sensações de um astronauta ao regressar ao nosso planeta”.   

O roteiro mostra toda a jornada de volta à Terra com uma grande produção. Imagens da galáxia, a tensão no rosto dos astronautas, a contagem regressiva, tudo é retratado no filme, até que a cápsula espacial finalmente pousa com segurança e então se inicia uma nova história. As cenas espaciais foram parcialmente gravadas em estúdio, usando um painel de LED para simular cenas do espaço – a mesma tecnologia usada em longas-metragens como “Gravidade” – e depois compostas com imagens geradas por computador. Já as externas aconteceram no litoral de São Paulo.  

Além do filme, a marca está utilizando uma ativação com diversos influenciadores nas redes para a divulgação como: Djamila Ribeiro, Marcela Ceribelli,Thaigo Consani, Spartakus, Preta Rara e muitos outros.

 

Ficha Técnica  

Agência: AlmapBBDO  

Anunciante: Diageo  

Produto: Johnnie Walker 

Campanha: Johnnie Walker 200 anos (Astronauta) 

CCO: Luiz Sanches  

Diretor de criação executivo: Marcelo Nogueira  

Diretor de criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama  

Criação: Breno Ribeiro, Marcelo Pignatari Rosa 

Produção audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Aline Silva 

Artbuyer: Teresa Setti, Ana Cecilia 

Atendimento: Maysa Oliveira, Isabela Crestana, Patricia Nunes 

Planejamento: João Gabriel Fernandes, Mariana Corradi, Janaina Agostini 

Mídia: Daniel Ribeiro, Kristin Hendrickson, Fernanda Martins 

Conteúdo: Chris Mello, Eduardo Nasi, Patrícia Colombo 

 

Produtora: Iconoclast 

Direção: Ian Ruschel + Gabriel & Quemuel 

Diretor de fotografia: Pierre de Kerchove  

Diretor de fotografia segunda unidade: Edvaldo Raw 

Produtor executivo: Francesco Civita, Alonso Sperb, Elisa Mello, Mariela Costa 

Coordenação de produção: André Bauer 

Assistente de coordenação de produção: Carolina Loureiro 

Controladoria: Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Beatriz Soares 

Diretor de produção: Fabio Arisaka 

Diretor de arte: Marcelo Reginato 

Figurino: Marina Vieira 

Projeções: Carlos Vecchi, Diogo José da Costa Pinto e Leonardo Artur Martins da Silva 

Coordenação de pós-produção: Priscilla Paduano, Tutu Mesquita 

Assistente de coordenação: Everson Martins 

Finalizador: Thiago Marra 

Montador: Felipe Thomé e Roberta Bonoldi 

Color Grading: Osmar Junior 

Pós-produção: NASH 

Atores principais: Thais Lago da Silva, Gabriel Frohe Vianna Stauffer 

Produtora de som: Jamute 

Produção Executiva de Som: James Pinto  

Produtor: James Pinto, Thiago Lester 

Engenheiro de Som: Fernanda Galetti, Otavio Bertolo, Rafael Laurenti 

Atendimento: Kiki Eisenbraun, Sabrina Geraissate 

Coordenação:  Juliana Zuppo, Leo Vieira 

Aprovação cliente: Gregorio Gutierrez, Paula Costa, Juliana Ballarin, Joao Victor dos Santos