Skip to main content

Na noite desta última quarta-feira (15), a SpaceX, empresa liderada por Elon Musk, partiu para o espaço levando quatro civis. Antes de mais nada, o voo com somente turistas, será a missão com humanos que chegará mais longe, após o programa Apollo, da Nasa. Com três dias de duração, a viagem levará os quatro civis para orbitar a terra, o que representa um marco histórico para o turismo espacial.

De acordo com a SpaceX, o Falcon 9 alcançou a velocidade de 1500km/h em 70 segundos após o lançamento. Além disso, o foguete chegou ao espaço em somente 2min30 seg.

Foto: Divulgação/SpaceX

Em relação à bagagem, os tripulantes levaram para o espaço 30kg de lúpulo para a produção de cerveja espacial. Visando um futuro leilão beneficente para um hospital infantil, também estão presentes no foguete uma versão inédita da música “Time in disguise”, do Kings of Leon, um ukelele, 50 obras de arte digitais, canetas, brinquedos, roupas e outros pequenos objetos.

Como foi a decolagem da SpaceX?

Chamada de Inspiration4, a missão realizou com sucesso o lançamento, às 21hr03 desta última quarta-feira (15). O foguete Falcon 9, decolou do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, de onde também costumam partir as missões da Nasa.

Com transmissão para o mundo inteiro, com dois minutos de lançamento, o primeiro estágio do foguete Falcon, responsável pelo impulso inicial, se desprendeu e retornou ao solo, dentro do planejado. Enquanto o segundo estágio do Falcon 9, se separou cerca de 10 minutos após a decolagem, quando, então, a cápsula com os tripulantes passou a orbitar. Logo após, a SpaceX finalizou a transmissão mundial da decolagem.

Foto: Divulgação/SpaceX

Os tripulantes

Embora a SpaceX seja uma empresa de Elon Musk, o bilionário da tecnologia não está participando da viagem espacial. Por outro lado, o bilionário Jared Isaacman, CEO de uma empresa de pagamentos, está no Falcon 9, além de ser o tripulante que está liderando e financiando a viagem. Além de Jared, fazem parte da missão Inspiration4, Hayley Arceneaux (médica assistente com uma prótese na perna), Chris Sembroski (veterano da  Força Aérea dos EUA) e Sian Proctor (geologista e astronauta análoga).

Dentre os tripulantes do foguete Falcon 9, cada um representa quatro pilares diferentes. De acordo com a SpaceX, os pilares da missão são liderança, esperança, generosidade e prosperidade. Os pilares são representados por Jared, Hayley, Chris e Sian, respectivamente.

Foto: Inspiration4/John Kraus/Handout via Reuters

Leave a Reply