Skip to main content

A iniciativa Por Um Mundo Melhor, que nasceu a partir do Rock in Rio, se tornou um propósito consistente dentro da Rock World, empresa que está por trás desse evento e da versão paulista dele, o The Town, maior festival de música, cultura e arte de São Paulo. O comprometimento com a realização de eventos inspiradores, sustentáveis e que contribuem para a construção de um mundo melhor deixam um legado positivo.

Criada para “sonhar e fazer acontecer”, a primeira edição do The Town, que aconteceu em setembro deste ano no Autódromo de Interlagos, local da nova Cidade da Música, se aliou a esse movimento para promover mudanças sustentáveis. Entre as diversas medidas do festival, um dos destaques foi a parceria com a Heineken, Red BullCoca-ColaBraskem, sendo um dos primeiros grandes eventos do Brasil a reutilizar materiais, além de promover o consumo consciente e o descarte correto. Como resultado da megaoperação, 472 mil copos reutilizáveis foram vendidos nos cinco dias de evento e 10 toneladas de resíduos deixaram de ser produzidas, bem como 93,39% dos resíduos gerados no festival estão fora de aterros.

“É preciso pensar em soluções alternativas e também numa destinação mais eficiente e circular dos resíduos. Isso é importante para o aumento do ciclo de vida dos produtos antes que sejam efetivamente descartados por completo. Por isso, em nossa gestão, trabalhamos com atenção e cuidado na separação e destinação adequada do que é gerado. Os orgânicos vão para a compostagem, os recicláveis retornam para a cadeia e são reincorporados, a madeira e coprocessados (óleos usados, plásticos e tintas) viram energia e só segue para o aterro o que realmente não tiver nenhum valor agregado”, comenta Roberta Medina, vice-presidente Executiva da Rock World.

Durante os cinco dias de festival, 85 toneladas de resíduos seguiram para reciclagem e puderam ser convertidas em renda para os catadores de uma cooperativa. Além da doação de 38 toneladas de materiais, como lonas, gramas e carpetes e 2,4 mil litros de óleo convertidos em sabão, evitando a contaminação de 2,4 bilhões de litros de água.

A executiva também destaca os esforços contínuos com as causas ambientais durante a produção do Rock in Rio.

“No Rock in Rio 2022, desviamos 74,32% dos resíduos. Isso mostra o nosso comprometimento em evoluir a cada ano na construção de um mundo melhor”, complementa Roberta.

* Foto de capa: Divulgação/Ariel Martini

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????