Os consumidores do Mercado Livre, maior e-commerce da América Latina, já estão se preparando para a Black Friday 2023. É o que mostra o ‘Panorama do Consumo’, levantamento realizado pela plataforma entre os dias 18 e 22 de setembro com aproximadamente 8 mil pessoas, incluindo usuários do marketplace do Mercado Livre e do banco digital Mercado Pago. Os resultados do estudo foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira (18), durante uma coletiva digital.
Em meio a um cenário pós-pandêmico, com a retomada do consumo, redução do desemprego e da inflação, o Mercado Livre segue colhendo bons frutos e se destacando pela organização, planejamento e dinamismo nas vendas. Durante a Black Friday 2022, a empresa contrariou a tendência do mercado, que apresentou queda de 18%, ao registrar um aumento de 19%. Nesse período, 50,7 milhões de usuários navegaram pela plataforma, e houve um aumento de 77% no número de novos compradores, consolidando a posição do e-commerce como referência no Brasil.
Porém, apesar do aumento, vale notar a mudança no padrão de consumo do público em comparação ao cenário pré-pandêmico. Atualmente, os brasileiros se planejam para efetuar compras, especialmente de produtos com maior valor agregado. Para o Mercado Livre, esse novo comportamento se apresenta como algo benéfico, tanto para os consumidores quanto para a empresa.
“O maior planejamento do consumidor, às vezes, possibilita que ele possa comprar à vista, movimentando a empresa para oferecer melhores condições de pagamento via Pix ou Mercado Pago. Para compras à prazo, avaliamos como podemos proporcionar as melhores opções de parcelamento. O foco está nas vantagens que oferecemos ao consumidor e como podemos servi-los da melhor forma”, explicou Julia Rueff, vice-presidente de Marketing do Mercado Livre no Brasil, durante a coletiva.
Para a Black Friday deste ano, o Mercado Livre aumentou os esforços para abranger diversas áreas de consumo. A exemplo disso, a empresa buscou o fortalecimento dos benefícios oferecidos pelo Meli+, plano de assinatura que disponibiliza frete grátis, acesso ao Disney+ e Star+, além de 12 meses gratuitos de Deezer e 30% de desconto em filmes e séries no HBO Max e Paramount+ por um valor mensal de R$ 17,99.
“Estamos investindo em serviços que trazem mais recorrência de visitas e compras. As pessoas que assinam serviços de streaming possuem mais motivos para navegar no nosso aplicativo, aumentando a recorrência de compra em nossa plataforma. Isso está alinhado a uma estratégia do Mercado Livre para incentivar o consumidor, seja com o Meli+, seja em outras categorias como supermercado, moda e brinquedos, estando mais presente no cotidiano dos usuários”, declarou Julia.
Em paralelo às estratégias do Mercado Livre, o Mercado Pago também segue em constante crescimento. Para este ano, o banco digital prevê um investimento cinco vezes maior do que o ano anterior, buscando transformar a Black Friday 2023 na maior da história, por meio de duas vertentes: oferecimento de vantagens para usuários do banco, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, e apoio às pequenas empresas com soluções como acesso a créditos e ferramentas de gestão.
Expectativas em alta!
O panorama traçado pelo estudo elevou as expectativas do Mercado Livre e Mercado Pago, motivando projeções de venda bastante expressivas: o equivalente a nove estádios do Maracanã em pares de tênis, 20 piscinas infantis em perfumes, quase 1 milhão de taças de vinho e 1 mil salas de cinema ocupadas somente por bonecas!
Esses números, também apresentados durante a coletiva digital, refletem a intenção de oito em cada dez usuários que planejam comprar nesta Black Friday. Para solidificar esse dado, 50% desses consumidores estão dispostos a comprar mais neste ano do que em 2022, o que deve marcar um aumento significativo em relação ao ano passado, quando o levantamento foi realizado pela primeira vez.
Esse movimento se deve ao crescimento da credibilidade dos usuários no e-commerce e no Mercado Livre. A plataforma permanece como referência por sua reputação de segurança e eficiência, especialmente na agilidade do sistema de entrega, que é um fator decisivo na compra para um em cada três usuários, que preferem produtos com prazo de entrega para o mesmo dia da compra.
Esquenta Black Friday
Nesse momento, os consumidores estão em fase de análise, filtrando as melhores ofertas disponíveis para efetuar a compra. Para dar uma mãozinha aos indecisos, a plataforma ampliou em 50% o investimento em publicidade e em 137% o investimento em cupons de desconto, promovendo um aquecimento intensivo na programação da Globo, conduzido pelo apresentador Marcos Mion.
A campanha remete à parceria entre a empresa e os usuários, simbolizada pelo aperto de mãos que caracteriza a marca. Sempre que o gesto aparece na tela da TV, a campainha do Mercado Livre alerta que um novo cupom acaba de ser disponibilizado. Basta anotar o código e aplicar na finalização da compra, tanto no site quanto no app. Confira a publicação abaixo para entender melhor essa dinâmica.
Ver essa foto no Instagram
Ganha quem compra e quem vende
O ‘Panorama do Consumo’ também apontou as categorias que devem concentrar a maior parte das vendas na Black Friday 2023. São elas: beleza e bem-estar, esporte e fitness, produtos gamers, ferramentas e bricolagem, alimentos, móveis e decoração, e moda. No pódio do ranking, aparecem celulares e acessórios de telefonia, eletrônicos e eletrodomésticos, solidificando a data como “queridinha” entre os consumidores para aquisição de produtos com maior valor agregado.
O cenário também é promissor para quem está buscando uma oportunidade de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho. Com o varejo aquecido, o Mercado Livre pretende ofertar 5,6 mil vagas temporárias somente para atender à demanda da Black Friday.
* Com supervisão de Jéssica Bitencourt | Foto de capa: Reprodução/Mercado Livre
Acompanhe o Adnews no Instagram, LinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????