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O quadro mais aguardado de todos os meses, #TopPubli, está de volta para mais uma edição! Desta vez, o ranking do ADNews traz uma edição especial dedicada exclusivamente às campanhas que foram premiadas no Festival de Publicidade de Cannes, que aconteceu na França, de 17 a 21 de junho.

Ficou animado para saber quais foram as cinco melhores campanhas (com direito até a menções honrosas)? Então se prepare para conferir as campeãs deste mês!

 

#5 Fuzzy Feelings

Cliente: Apple | Agência: TBWA/Media Arts Lab

A campanha de festas de fim de ano de 2023 da Apple, que ganhou o Ouro na categoria “Films”, mostrou a importância do espírito natalino por meio de uma história que ressalta valores essenciais da humanidade, como a empatia e a generosidade, com um toque de criatividade. Utilizando uma narrativa comovente no estilo de ‘Os Fantasmas de Scrooge’ e misturando live action com animação no em stop motion, a Apple apresenta o conflito entre uma jovem e seu chefe, que redescobrem a felicidade e a importância da fraternidade durante o Natal.

 

#4 Battery for Miles

Cliente: Apple

Ao som de ‘Two Miles an Hour’, de Ludacris, a Apple, que colecionou diversos prêmios no Cannes deste ano, mostrou a capacidade do seu sistema de navegação e, principalmente, da bateria do iPhone 14 Plus, que foi feita para durar até mesmo em longas viagens. No vídeo, também vencedor do Ouro na categoria “Films”, um homem está dirigindo seu trator em uma estrada quando é informado pela assistente de voz da Apple, a Siri, que precisa percorrer mais 102 milhas em linha reta, enquanto está dirigindo a uma velocidade de, segundo a música, duas milhas por hora (é muito chão pela frente *risos*).


#3 Gesticuladores

Cliente: H2OH! | Agência: ISLA

Nós, latino-americanos, somos conhecidos pela nossa expressividade, por gesticular bastante e quase interpretar ao falar (apenas um dos muitos charmes da nossa cultura). Pensando nessa agitação natural que corre pelo sangue latino, especialmente dos argentinos, a H2OH!, marca de refrigerantes e águas saborizadas, lançou uma nova bebida sem gás.

A nova bebida, que foi lançada junto com uma divertida campanha ganhadora do Prata em “Films”, permite que as pessoas se expressem livremente enquanto seguram uma H2OH!, sem se preocupar com o efeito “bomba” que os refrigerantes com gás sofrem após serem agitados.

 

#2 The Boxer

Cliente: Colgate | Agência: Soho Square

Uma das tendências mais marcantes das campanhas deste ano foi a exaltação da luta feminina no mundo esportivo, destacando como as mulheres enfrentam desafios como a maternidade e os estigmas sociais. Nesse sentido, a Colgate foi responsável por lançar um dos filmes mais emocionantes do festival.

‘The Boxer’ (em tradução livre, “A Boxeadora”) mostra a trajetória de uma lutadora que, após abandonada pelo pai de sua filha, encara os obstáculos da maternidade solo e do trabalho, sem deixar de lado seu sonho de se tornar uma boxeadora profissional.

O curta, baseado em fatos reais, conquistou o Bronze na categoria “Films” no Cannes Lions.


#1 WoMen’s Football

Cliente: Orange | Agência: Marcel

Para coroar o #TopPubli especial de Cannes Lions, a empresa francesa de telecomunicações Orange foi responsável pela campanha ‘WoMen’s Football’, que recebeu a maior premiação do evento, o Grand Prix. Em um anúncio que utiliza efeitos visuais, inteligência artificial e edição, a Orange desafiou as percepções do público sobre o esporte feminino e as habilidades das jogadoras.

No início da campanha, o espectador é induzido a acreditar que está assistindo a momentos emocionantes dos jogos da equipe masculina francesa. No entanto, a reviravolta ocorre quando surge a seguinte mensagem: “Somente nossos meninos podem nos fazer sentir assim. Mas não foi isso que você acabou de ver”. A partir disso, a empresa de telecomunicações revela que todos os movimentos apresentados foram realizados por jogadoras como Sakina Karchaoui e Selma Bacha, disfarçadas como estrelas masculinas, como Kylian Mbappé e Antoine Griezmann.

Com essa abordagem, a Orange buscou, por meio da tecnologia, enfrentar o preconceito contra os esportes femininos e mudar a percepção de que as atletas são menos qualificadas do que seus colegas masculinos.


Menções Honrosas

O festival deste ano foi repleto de campanhas emocionantes e inovadoras que mereciam estar dentro deste ranking. Apesar de muitas terem ficado de fora devido ao alto volume de participantes, a equipe do ADNews separou algumas menções honrosas que valem a pena ser vistas. Confira abaixo:

 

Gerações

Cliente: Volkswagen | Agência: AlmapBBDO

Para comemorar os 70 anos da Volkswagen no Brasil, a marca decidiu homenagear as diferentes gerações de carros e pessoas que marcaram a história da empresa ao som de ‘Como Nossos Pais’, de Elis Regina. Além de Cannes, a campanha também recebeu o prêmio “O Melhor Comercial do Ano”, do SBT.

 

Johnnie Walker | Alaíde Costa

Cliente: Johnnie Walker | Agência: AlmapBBDO

A nova campanha da Johnnie Walker homenageou uma das mães da Bossa Nova, Alaíde Costa, que enfrentou, por décadas, barreiras como o racismo que a relegava ao samba e a falta de reconhecimento em grandes shows de Bossa Nova. Para prestar respeito à sua história, resiliência e paixão pela música, que nunca a fizeram desviar do seu caminho, a campanha segue os passos da cantora de forma emocionante.

 

We Are Ayenda

Cliente: WhatsApp | Agência: Creative X

O WhatsApp, maior serviço mundial de mensagens privadas, em parceria com The Lab, incubadora criativa da produtora Anonymous Content, e a agência da Meta Creative X lançou um documentário emocionante que narra a fuga da Seleção Nacional de Futebol Feminino da Juventude Afegã do Afeganistão após o Talibã assumir o poder em 2021.

‘We Are Ayenda’, dirigido pela premiada documentarista Amber Fares, estreou durante a Copa do Mundo Feminina e está disponível no Prime Video.


Brilliant Minds – 100ª Edição

Cliente: Frankfurter Allgemeine Zeitung | Agência: Scholz & Friends

O renomado jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, que costuma destacar ícones culturais e esconder suas identidades atrás das páginas do jornal, escolheu uma das últimas sobreviventes do Holocausto, Margot Friedlander, para passar uma mensagem de esperança, força e compaixão na 100ª edição da campanha “Brilliant Minds”.

Com tantas campanhas inventivas e emocionantes, ficou claro que o Festival de Publicidade de Cannes foi palco de um verdadeiro espetáculo. Cada peça no #TopPubli deste mês mostrou o poder transformador da publicidade, capaz de inspirar e provocar reflexões valiosas sobre nossa sociedade.

Fiquem ligados no ADNews e até o próximo #TopPubli!

 

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