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Está chegando o nosso dump publicitário, o puro suco da criatividade, o crème de la crème da mídia. É hora de #TopPubli, minha gente! Começamos o mês de agosto revisitando as melhores campanhas de julho, analisando tendências e oferecendo as melhores inspirações para você, na nossa sempre humilde opinião.

E neste momento, temos uma equipe completamente surpresa. Em um mês massivamente focado em Barbie e Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023, quem roubou a cena da publicidade (internacional, inclusive) foi a tecnologia. Vem cá, vamos explicar essa história.

Olha o que ela fez!

A inteligência artificial está causando uma revolução no planeta. Ferramenta poderosíssima, a IA abre uma gama de possibilidades em vários aspectos, e o mercado publicitário resolveu surfar essa onda mostrando ao mundo o máximo do seu potencial (dentro do que conhecemos até agora). Destacamos três campanhas criadas com auxílio da tecnologia, uma nacional e duas internacionais, que consideramos simplesmente fantásticas.

Volkswagen – VW 70 anos
Agência: AlmapBBDO

Não tem Barbiecore que supere um dueto de ‘Como Nossos Pais’ nas vozes de Elis Regina e Maria Rita. Como parte da celebração de seus 70 anos de história, a Volkswagen do Brasil apresentou uma campanha institucional que contou com uma “ajudinha” da inteligência artificial para promover o reencontro entre mãe e filha e um dueto inédito. Elis faleceu há mais de 40 anos, quando Maria Rita tinha apenas 4 anos.

A campanha deu o que falar. Houve quem amou e quem criticou a ideia, mas o fato é que o filme não passou despercebido, e de quebra, ainda mostrou a transição geracional da Volks, celebrando o passado e evidenciando o fortalecimento da estratégia global de eletrificação da marca. Aplaudimos de pé! E se você não assistiu, o que duvidamos, clica aqui embaixo.

Deutsche Telekom – A Message From Ella

Com o avanço da inteligência artificial, surgiu também a tecnologia deepfake, capaz de digitalizar pessoas. A nova tecnologia imita, de forma convincente, a fala e os movimentos humanos, e a criação pode ser customizada de diversas formas, o que tem levantado debates sobre os perigos aos quais estamos cada vez mais expostos na internet. A Deutsche Telekom decidiu mostrar esse risco utilizando a própria ferramenta, e o resultado foi impactante.

A maior companhia de telecomunicações da Alemanha e da União Europeia criou a versão digital adolescente de uma garotinha de 9 anos chamada Ella, a partir de fotos que os pais da menina compartilhavam nas redes sociais, e colocou o deepfake para contar a eles na tela de um cinema todas as consequências sofridas por ela graças à essa exposição. É uma campanha impressionante, reflexiva, forte e real.

Orange – Les actions folles de l’équipe de France qu’on a tous oubliées

Mais uma lição de moral em forma de campanha publicitária dada pela inteligência artificial, dessa vez sobre equidade no esporte. A Orange, principal empresa de telecomunicações da França e uma das patrocinadoras da Seleção Feminina (que, inclusive, ajudou a eliminar o Brasil da competição), também utilizou a tecnologia deepfake para criar um vídeo com grandes lances em campo protagonizados, num primeiro momento, pelos craques Mbappé, Griezmann e companhia. Mas, na verdade, quem está jogando são as mulheres da seleção.

E para lacrar na cara do preconceito, o vídeo ainda diz que “Só existem os Bleus (apelido da seleção masculina) para nos proporcionar essas emoções. No entanto, não são eles que você acabou de ver. Na Orange, quando apoiamos os homens, apoiamos as mulheres”. Vamos postar porque não somos ressentidos, tá? A ideia foi genial, e se você não assistiu, para tudo e vem cá admirar o show dessas mulheres!

Também teve Copa, mas acabou (para o Brasil, snif)

Falando em futebol, a publicidade em torno da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 nos encheu de orgulho, especialmente no que se refere às marcas brasileiras. Noticiamos várias campanhas incríveis que aproximaram a sociedade do esporte, das jogadoras e foram fundamentais na construção de um novo olhar sobre os valores que queremos cultivar nas próximas gerações.

Mas, é impossível não destacar a ação promovida pela Guaraná Antarctica no amistoso contra o Chile, último jogo antes das nossas meninas de ouro embarcarem para o Mundial.

Guaraná Antarctica – #OlhaPraElas

Quando a Copa do Mundo Feminina começou a repercutir, se falou bastante sobre o desconhecimento das atletas pela esmagadora maioria da população brasileira, enquanto vários amantes de futebol são capazes de recitar a escalação completa de seleções masculinas do Brasil e do mundo. Com isso, Guaraná Antarctica, patrocinadora da Seleção Brasileira de Futebol há mais de 20 anos, trouxe uma solução criativa para o amistoso contra o Chile, no dia 2 de julho.

Na ocasião, as atletas usaram camisas com seus nomes bem maiores do que os números, ao contrário do que ocorre nos uniformes tradicionais, para que o público lesse e decorasse com facilidade. Por aqui funcionou muito bem, e Guaraná merece aplausos.

Em amistoso contra o Chile, marcas se destacam na promoção do futebol feminino

Em amistoso contra o Chile, Guaraná Antarctica se destaca na promoção do futebol feminino. (Foto: Divulgação/Guaraná Antarctica)

Experiências imersivas? Amamos!

Tendência confirmada nas ativações, as experiências imersivas são um grande recurso para causar despertar sensações e emoções no público, transportando as pessoas para uma realidade paralela. E quem não gosta de dar uma fugidinhade vez em quando? Michel Teló deu a letra há mais de 10 anos, e agora o mercado publicitário vem colocando essa estratégia em prática.

Em julho, tivemos um exemplo de-li-ci-o-so de experiência imersiva em São Paulo (SP) que merece ser destacado (e podia ser fixo, né Dona Unilever? #ficadica).

Unilever – GeladeriaGelartier

Imagina a cena. Você está no supermercado, fazendo suas compras, quando abre a porta das geladeiras na sessão de congelados e… PÁ! Encontra uma gelateria secreta cheia de sabores e sensações. Parece coisa de filme, mas foi exatamente essa a ativação que marcou a chegada da Gelartier, a marca premium de gelatos da Unilever, no mercado brasileiro. De 12 a 15 de julho, quem passou pelo Supermercado Pão de Açúcar do Morumbi encontrou esse lugarzinho 100% instagramável e pôde conferir, com exclusividade, os três sabores da linha que já estão à venda em todo o país.

Uma dessa em cada cidade, quem sabe? Pra gente dar aquela escapadinha da rotina, relaxar depois do almoço e ainda garantir uns cliques bem legais para as redes sociais. Deixamos a ideia aí, no ar, vai que…

Dia dos Pais

E a gente finaliza essa curadoria com um gancho do que está vindo agora na publicidade: Dia dos Pais. As marcas já estão lançando suas campanhas para celebrar a data, e essa de O Boticário nos pegou desprevenidos, com uma discussão extremamente atual.

O Boticário – Instinto Paterno
Agência: AlmapBBDO

Famosa por entregar campanhas que tocam profundamente o público, O Boticário fez de novo, e é claro que fomos positivamente surpreendidos. No filme, a marca retrata os primeiros dias da paternidade, bruscamente interrompida pela volta ao trabalho. A licença-paternidade é um assunto que tem tido o seu debate ampliado para que a sociedade entenda a importância da construção de vínculos saudáveis entre pais e filhos desde o comecinho da vida de uma criança. O resultado, como sempre, ficou emocionante!

E aí, curtiu o nosso ranking? Fique com a gente, que nesta semana tem mais!

* Com a colaboração de Ana Beatriz Oliveira

 

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