Skip to main content

A Meta, controladora do Facebook, está explorando a construção de uma nova plataforma autônoma para compartilhamento de atualizações de texto, confirmou a empresa à CNN na sexta-feira, no que pode marcar o novo candidato de maior destaque a enfrentar o Twitter enquanto vacila sob Elon Musk. Um porta voz da Meta disse:

“Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses.”

A plataforma, cujos planos foram relatados anteriormente pela Platformer e MoneyControl, seria descentralizada, o que significa que os usuários poderiam criar diferentes servidores ou comunidades, cada uma com suas próprias regras, em vez de uma plataforma central controlada pela Meta. O conceito é semelhante ao Reddit ou Discord, mas diferente de como as outras plataformas da Meta funcionam.

Se a nova plataforma da Meta for realmente descentralizada, poderia permitir que terceiros construíssem aplicativos e recursos na plataforma, potencialmente dando aos usuários experiências além do que a própria Meta poderia criar.

A ideia, que tem o codinome P92, está em seus estágios iniciais e está tendo seu desenvolvimento liderado pelo chefe do Instagram, Adam Mosseri, de acordo com a Platformer. A Meta se recusou a comentar além de sua declaração, inclusive em resposta a perguntas sobre os recursos potenciais da nova plataforma ou um cronograma para o lançamento.

Nos últimos meses, várias plataformas novas tentaram capitalizar enquanto o Twitter luta com interrupções frequentes, o retorno de usuários controversos e a queda no número de anunciantes. Muitos deles tiveram um salto inicial de usuários após a aquisição de Musk no Twitter, mas desde então têm lutado para obter uma migração generalizada.

Um novo serviço da Meta, no entanto, poderia se beneficiar da grande base de usuários existente nas outras plataformas da empresa, incluindo os dois bilhões de pessoas que usam o Facebook diariamente.

Essa matéria usou como fonte a escrita por Clare Duffy para o site CNN Business.

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.