A UEFA, principal federação de futebol europeia, anunciou hoje, dia 24 de Fevereiro, que irá mudar a sede da final da Champions League desse ano. A partida, que é um dos jogos mais importantes do futebol de clubes mundial, iria acontecer em São Petesburgo, na Rússia. No entanto, após a declaração de guerra contra a Ucrânia, a organização achou melhor rever o local.
A decisão foi informada a partir do twitter da própria UEFA, que informou as causas da decisão. Ainda assim, um anúncio formal será feito amanhã, dia 25. Além da escolha de mudar o país sede da final de sua principal competição, outras medidas de emergência relacionadas ao combate na região devem ser tomadas em breve.
Confira a publicação da UEFA em sua rede social oficial:
A partida final da Champions iria acontecer na Gazprom Arena, o estádio do Zenit, um dos maiores clubes de futebol do país. Mesmo que a decisão já tenha sido tomada, nenhum outro país foi escolhido para sediar a decisão até o momento. Segundo Fred Caldeira, da TNT Sportes, os principais candidatos são Londres, Munique, Istambul, Lisboa e Madri.
Vale lembrar que ainda que não tenha muitos representantes garantidos em competições europeias, a Rússia tem forte influência na organização. Isso se deve as parcerias realizadas com o país que rendem a organização grandes quantias em dinheiro. Sendo assim, não era esperado que a cidade sede da final fosse alterada, no entanto as condições tornaram a mudança inevitável.
Essa não é a primeira vez que a UEFA altera o local em que a final da Champions League será realizada nos últimos anos, na verdade as últimas vezes foram recentes. Nos últimos anos a pandemia de COVID-19 fez com que o jogo deixasse as cidades planejadas originalemente para as ocasiões, Kiev, na Ucrânia, e a Istambul, na