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A etermax pensou em mudanças e neste período de pandemia resolveu lançar a público sua nova identidade visual. A empresa foca em tecnologia e criadora de alguns jogos populares no mundo todo, como Perguntados e Apalavrados, tenta refletir ainda mais seu novo posicionamento com uma nova leitura do mundo atual e do futuro. A ideia é construir uma nova característica para a marca, além de ser uma empresa que oferece entretenimento, como já faz há décadas, ser uma empresa tecnológica e madura ao falarmos em necessidades e questões humanas. 

A empresa consolidada já pensa em novos horizontes e vem moldando suas manobras mediante a crise que a pandemia ocasionou. Ainda assim, pôde ajudar e se reunir com outros parceiros para que pudessem abraçar causas importantes neste momento. Para entendermos mais sobre esse momento da empresa nós conversamos com a María Soledad López, Head of Communications da etermax. Confira a entrevista: 

ADNEWS – Qual foi o início da mudança de marca e da identidade visual do etermax? Quando esse processo começou?
María Soledad López: A principal motivação para apresentar uma nova identidade corporativa foi a de fortalecer nosso posicionamento para refletir o amadurecimento da empresa e o nosso propósito de buscar soluções criativas e tecnológicas para as necessidades humanas atuais e futuras.

Esse rebranding começou cerca de um ano atrás e contou com o suporte de um time multidisciplinar formado por dezenas de profissionais de várias áreas e escritórios da etermax, além de parceiros como a Futurebrand, consultoria global especializada em branding, e a M4, estúdio de design e direção de arte de Barcelona.

AD – Quando você notou que a mudança de marca era necessária? Por que isso foi importante para o crescimento do etermax?
María Soledad: A etermax se consolidou na indústria de games mundial e evoluiu como empresa global de tecnologia, também desenvolvendo o potencial da publicidade in-game e das soluções de inteligência artificial aplicadas aos negócios. Fazendo o balanço de nossos dez primeiros anos, sentimos que esse crescimento precisava ser representado em nosso novo posicionamento de marca e em um sistema de identidade visual renovado, mostrando como amadurecemos de um negócio promissor para uma marca de alto valor agregado.

AD – Como você acha que o mercado, os clientes e os consumidores identificarão as mudanças?
María Soledad: Estamos certos de que este é um ponto de virada para sermos vistos por nossos acionistas como uma empresa de tecnologia que não apenas entretêm, mas que conecta e proporciona valor aos negócios. Aplicamos todo nosso know-how adquirido na última década em como capitalizar, da melhor forma, o impacto tecnológico de hoje no futuro, especialmente nesse contexto em que o valor da tecnologia é fortemente visto na conexão entre as pessoas. É nesse ponto que vemos os valores de nossa empresa refletidos.

AD – Como o etermax está vendo e enfrentando todo esse cenário de crise? Como a pandemia afetou os planos da empresa?
María Soledad: Entendemos que é uma situação muito difícil que todos somos forçados a atravessar, não apenas como empresas do setor privado encarando uma desaceleração na economia, mas como pessoas que são expostas ao contexto de incertezas, o que, em alguns casos, gera mais ansiedade e medo. É por isso que acreditamos ser essencial cuidarmos uns dos outros, do primeiro ao último colaborador que integra nossa equipe de trabalho e nossa “segunda família”, mesmo que o apoio se torne mais difícil pela distância física. É muito necessário.

O contexto atual já mostrou a importância da tecnologia novamente como uma grande aliada da humanidade, agora mais do que nunca, focada em nos manter conectados com amigos e familiares durante o distanciamento social. Nós, como etermax, estamos reforçando nosso compromisso e responsabilidade não apenas para mantermos nossas operações e talentos (funcionários) em um trabalho sustentável, mas para levar aos nossos usuários diversão e uma forma efetiva de se manterem conectados uns com os outros.

Como agentes desse sistema, precisamos olhar ao redor e disponibilizar inovação e as ferramentas que temos ao nosso dispor para ajudar os outros a terem o suporte que necessitam. Juntos como outras empresas da indústria de jogos, aderimos à campanha #PlayApartTogether, uma iniciativa que visa aumentar a conscientização sobre a necessidade de manter o isolamento social e de se divulgar recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio dos jogos. Também juntamos forças com a CDWay, por meio da campanha “Uma Sola Hinchada”, para fabricação e doação de máscaras para regiões vulneráveis na Argentina, e produzimos uma solução gratuita para que companhias e instituições com assistentes virtuais ou chatbots possam incorporá-las para divulgarem gratuitamente informações oficiais sobre a doença.

AD – Quais são as principais metas e expectativas do etermax para este ano?
María Soledad: Iniciamos 2020 com muitos planos ambiciosos, começando pelo nosso reposicionamento como uma companhia internacional de tecnologia. Visamos reforçar qualidades e expertise nas áreas de inteligência artificial e publicidade dentro dos jogos, além de expandir nosso catálogo de jogos casuais. Nossa divisão de jogos planeja lançar ao menos seis novos jogos, sendo que quatro deles – Misturadinhos 2, Adivinhados, Apalavrados 2 e World Show – já estão disponíveis mundialmente. Como pode ser visto no DNA da empresa, estamos em constante experimentação, trabalhando com protótipos e testando novos jogos, recursos e gameplays, sempre buscando entender o que nossos usuários esperam e procuram, além de oferecer novas formas de diversão que socializam e desenvolve novas comunidades ativas de jogadores.

AD – Como a Etermax pretende investir em publicidade, especialmente no Brasil?
María Soledad: No último ano, a flame by etermax, nossa divisão de publicidade in-game expandiu suas operações na América Latina, abrindo um escritório em São Paulo, dirigido por Christian Cunha, que esperamos que cresça em 2020. Também fizemos grandes negócios, como com a Rovio, companhia por trás do jogo Angry Birds, para representarmos seus produtos na América Latina.

É importante dizer que o Brasil é o segundo maior mercado para a divisão de jogos da Etermax em termos de downloads, sendo superado apenas pelos EUA, e uma das prioridades de nossa divisão de publicidade in-game, juntamente com o México. Todos os nossos jogos são localizados para o português do Brasil e esperamos investir ainda mais em jogos para o mercado brasileiro, com produtos, pessoas, presença em eventos e negócios, sempre conduzidos pela nossa equipe local.

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