Skip to main content

Uma vez me disseram que nós somos aquilo que fazemos. O que estava pensando o pessoal da Toggl quando desenvolveu esse jogo que está dominando as redes sociais? 

Os games acabam sendo criados para passar tempo, descontrair e aliviar a mente do dia estressante. Eu acho nada melhor do que um COD (Call Of Dutty) para desestressar, mas esbarrei nesse novo jogo e não vou deixá-lo passar em branco. Aqui estou eu para falar do simulador que vem ocupando o tempo das pessoas de forma não muito usual. 

Você já ouvi falar do ‘Unicorn Startup Simulator’? Na tradução ao pé da letra: O simulador de Startup Unicórnio.

O Unicorn Startup Simulator parece único, divertido e de certa forma, bizarro. O objetivo do jogo, naturalmente, é administrar sua Startup e chegar a uma avaliação de US $ 1 bilhão em um ano e, como na vida, você precisa tomar várias decisões (transformadas em binárias simples), que te guiam para sua conquista. Ele simula o dia a dia de um gerente do mundo corporativo, onde  decisões do financeiro, do RH, estratégicas e de marketing são tomadas a cada instante. 

Porém, a cada etapa que passa, as perguntas vão ficando cada vez mais estranhas e um pouco questionáveis, como por exemplo, “Dar uma cadeira a seu funcionário?” e vão  evoluindo rapidamente para “Tem fogo em nosso armário de servidor. Jogamos água nele ou desligamos e ligamos?” e até mesmo “Vamos vazar o uso da ferramenta pela Casa Branca?”. No meio da partida, há intermináveis maneiras de falhar, morrer, ficar sem dinheiro, podendo acabar no porão de sua mãe, ou dirigindo para o Uber novamente.

[ngg src=”galleries” ids=”55″ display=”basic_thumbnail”] Se já é difícil saber o que fazer quando você está iniciando uma empresa, esse jogo questiona éticas e até coisas básicas do dia a dia. Uma decisão errada pode causar prejuízos de milhares de dólares e também uma escolha como: não visitar sua irmã que acabou de ter um filho, pode te ajudar faturar umas verdinhas. 

O jogo foi uma ação de marketing bem pensada da startup estoniana Toggl de rastreamento de tempo on-line. Afinal, o que o jogo faz é te manter uma quantidade insana de tempo tomando decisões para no final tomar um “Game Over”. 

“Criamos [o simulador] com as pessoas por trás do aplicativo de rastreamento de tempo Toggl durante um retiro em equipe na bela cidade de North Berwick, na Escócia”, explica Mart Virkus, líder de marketing da Toggl que também desenha quadrinhos sobre videogames, tecnologia e cultura no Arcade Rage. Ele explica que para eles era uma maneira de fazer algo um pouco diferente do trabalho diário. 

Talvez a única coisa boa seja que é impossível perder o seu financiamento da vida real apenas jogando, mas acredite você vai treinar suas habilidades de gestão. 

Pela primeira vez que tentei jogar, vamos dizer que não fui bem sucedida.

U

Para quem está pensando em abrir sua empresa, talvez esse jogo te mostre possíveis situações estranhas que você pode passar e que talvez tenha que lidar. Você precisa ser moralmente flexível, não se inclinar para trás para os clientes e fazer o possível para manter seus funcionários felizes, dentro do razoável e lógico chegar a 1 Bilhão de dólares. Parece fácil, né? Só que não! Acho que todos os gerente ou gestores, vão me apoiar nisso!

Teste suas habilidades, clique aqui para jogar! Comente em nossas redes sociais se conseguiu ganhar e deixe a fotinho do resultado da sua startup.

 

Leave a Reply