Se o mundo já estava em transição para o digital, a pandemia do coronavírus obrigou que essa mudança acontecesse imediatamente. E muita coisa mudou, nossos hábitos, nossa rotina, a nossa forma de interagir, de consumidor conteúdo e entretenimento, os eventos mudaram. Mas toda essa mudança não foi fácil, pessoas e empresas passaram pelo desafio de se reinventar e se restabelecer.

Dentre todas as mudanças os setores de entretenimento e eventos foram uns dos que mais foram impactados diretamente. Os maiores eventos do mundo foram cancelados, adiados, ou até ganharam um novo formato. Este último, é o caso das premiações da ViacomCBS, os Meus Prêmios Nick e o MTV MIAW.

MTV MIAW

Os eventos tradicionais dos canais Nickelodeon e MTV, conhecidos por seu grande público presencial, esse ano ganharam um formato completamente diferente e mesmo em um momento tão conturbado na economia ainda fecharam com novos parceiros. O MTV MIAW conseguiu fechar 10 cotas incríveis de patrocínio: Buscofem, Claro, Deezer, Fiat, Havaianas, Kit Kat, Mercado Livre, Next, Nivea e Samsung Galaxy A. E o Meus Prêmios Nick também firmou parceria com 5 marcas: Acrilex, Batavo Kids, Riachuelo, Samsung, Playstation, Netflix e Candide.

Para saber mais sobre essa edição das premiações e essas parcerias mesmo em um momento em que o mercado encontra-se tão receoso. Conversamos com o Ari Martire, Diretor de AdSales e Brand Solutions da ViacomCBS Brasil, que nos deu informações exclusivas da produção dos eventos com os novos parceiros. Confere aí:

ADNEWS- Qual foi o maior impacto da pandemia na ViacomCBS?

Ari Martire: No início, pandemia obviamente trouxe impacto negativo em dois principais pontos, a produção de conteúdo, eventos e em receitas publicitárias com o momento de paralisação quase total do mercado anunciante. Em ambos os pontos reagimos de maneira positiva e conseguimos nos adaptar para manter boa parte da nossa produção de conteúdo e também em transformar parte dos nossos eventos em experiências de entretenimento virtuais.

AD- Como será o processo de integração dos patrocinadores no MIAW e no Meus Prêmios Nick?

Martire: Historicamente as marcas parceiras das premiações MTV e Nickelodeon realizam uma série de integrações e ativações associando suas marcas e produtos ao conteúdo das premiações e também junto ao público nos locais onde realizamos as gravações. Porém, como realizaremos as premiações este ano sem plateia presencial, acabamos focando nas integrações das marcas junto ao conteúdo. Um bom exemplo é o MTV MIAW, onde customizamos o patrocínio de algumas categorias de acordo com territórios de afinidade das marcas parceiras, fazendo com que as marcas se envolvam com a premiação, audiência e fãs desde o início das votações até o grande dia da premiação, fazendo parte de todo o storytelling MTV MIAW.

AD- Você sentiu que as marcas tiveram receio em investir nos eventos por ele ter um formato completamente diferente dos anos anteriores? E por que essas marcas acreditaram depositarem seus esforços nesta edição das premiações?

Martire: Já no início da pandemia tomamos a decisão de manter nossas premiações, mesmo sabendo que teríamos que aprender muito e nos adaptar para conseguir realizar projetos tão complexos respeitando todos os protocolos de segurança. E, olhando agora, meses depois da decisão, podemos dizer que foi a melhor decisão possível, pois rapidamente conseguimos desenvolver os projetos e buscar as marcas parceiras, que sempre se apoiaram em nossa capacidade criativa e sobretudo da diferenciação dos nossos projetos, com oportunidades únicas de fazerem parte da cultura pop infantil e jovem em um ano onde o entretenimento está mostrando toda sua força e importância na vida de todos nós.

AD- Como as marcas estão envolvidas com a produção nos bastidores do evento?

Martire: Nossa grande missão junto aos parceiros anunciantes é de trabalharmos juntos, visando potencializar todo o encanto das nossas premiações e gerar resultados, seja de awareness, engajamento ou qualquer outro KPI específico.  Devido aos desafios de produção deste ano, decidimos juntos com os patrocinadores focar em integrações de conteúdo, fazendo com que as marcas envolvidas façam parte da narrativa das premiações como um todo, desde o início, co-criando conosco, para exemplificar, no MTV MIAW teremos 6 categorias customizadas para marcas parceiras, cada customização desenhada para dar relevância para a marca durante todo o período da premiação.

AD- A Samsung já é parceira da ViacomCBS há anos, mas algumas marcas entraram agora no jogo, como o Banco Next, Buscofem e Nivea. Você acredita que isso tem relação com o público que as premiações atraem?

Martire: Acreditamos que conseguimos atrair as marcas pelas relação autêntica que a MTV tem com sua audiência, e as premiações são projetos únicos, com poder de juntar e engajar milhões de pessoas de diferentes comunidades, valorizando o poder do entretenimento e cultura pop no Brasil. Somado a tudo isso, as marcas valorizam a nossa capacidade de junto criarmos narrativas diferenciadas e formatos que geram conversas, engajamento, notoriedade e como consequência resultados para todos os envolvidos.

AD- Podemos esperar outros parceiros para os eventos?

Martire: Para Miaw e Meus Prêmios Nick conseguimos superar nossos objetivos, estamos felizes com o resultado comercial. Elas acontecem respectivamente agora no final de setembro 24 e 27, mas não vamos parar, mesmo em um ano tão complexo entendemos que nossa missão é criar e levar novas experiências de entretenimento para nossas audiências. Acabamos de adaptar um projeto incrível nosso, o Dia de Brincar da Nickelodeon (que no ano passado levou mais de 60 mil pessoas para brincarem em um parque) para ser um “evento” com muito conteúdo, ao vivo na TV e no digital, que levará muita diversão para a casa das pessoas, para que muitas famílias se divirtam junto com a Nick, com muita segurança e marcas parceiras fazendo parte de toda essa jornada. E ainda teremos, A Culpa da Carlota, Comedy Central Apresenta, e as premiações Internacionais MTV Movie & TV Awards e MTV EMA. Esperamos também apresentar algumas surpresas em breve, trazendo de volta grandes ícones da MTV dos anos 90… Contaremos mais detalhes, em breve.

Sobre as premiações

Vale lembrar que ambas as premiações acontecem nesta semana, o MTV MIAW na quinta-feira (24), e os Meus Prêmios Nick no domingo (27). Você pode votar no seu artista favorito no site oficial das premiações. Todos os canais da ViacomCBS (MTV, Nickelodeon, Comedy Central e Paramount Network) e outras atrações você pode ver e acompanhar na SKY TV.