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Você é do time que segue ou que quebra protocolos? Convenhamos que a nossa sociedade criou vários ao longo do tempo. A macarronada de domingo, o sorvete que só pode ser consumido no verão, a sopa que não é refeição, mas entrada. E também o vinho, reservado para momentos especiais e grandes celebrações. Mas, espera aí… Quem disse?

A verdade é que ninguém sabe quem criou ou quando foram criados esses protocolos, e a maioria das pessoas segue sem questionar. Mas, a gente não só questiona como aprecia um macarrãozinho na quarta-feira, um belo prato de sopa com croutons aquele dia frio, um sorvetinho de creme para acompanhar o petit gateau no inverno e uma bela taça de vinho na sexta à noite, depois de uma semana cansativa de trabalho. Ou na segunda à noite, para dar aquela relaxada. Ou no almoço de quinta, para acompanhar um prato especial. No jantar de terça, com os amigos. Isso é liberdade!

E não é só a equipe do Adnews, apaixonada por bons vinhos, que pensa assim. Em 2021, por exemplo, a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA) deu start a um movimento pela democratização do vinho, com uma campanha sensacional assinada pela agência e21 que a gente trouxe para inspirar o seu #sextou. Assista abaixo.

Mas, por quê?

Durante o período de isolamento social, sem poder reunir os amigos e familiares, muitas pessoas aumentaram o consumo do álcool em casa, em especial de vinhos. No acumulado de novembro de 2020 a novembro de 2021, o vinho fino teve 118% de alta nas vendas, seguido pelo espumante, com 15%, e acompanhado pelo vinho de mesa, com 8%.

Embora o consumo tenha aumentado, muitas pessoas ainda acreditam que existe um momento especial para apreciar um bom vinho, seja uma comida específica para cada tipo ou um recipiente correto. Pensando nisso, surgiu o movimento para mostrar justamente o contrário: o que importa é beber o vinho, seja do jeito que for.

Com o conceito “Vinho pode tudo. E tudo pede vinho”, a ação propôs a quebra do estereótipo de que a bebida só pode ser consumida em grandes celebrações e lugares de luxo, já que, durante décadas, o marketing produziu uma imagem aristocrática e elitista do vinho, o que só funciona com um tipo muito específico de consumidor e afasta um grande potencial de pessoas que podem até não conhecer muito de vinho, mas estão dispostas a beber mais e até considerar a bebida como consumo diário, com moderação.

É com esse público que a campanha quis conversar, assim como a Dreo. Mais que uma marca, um estabelecimento e um serviço, a Dreo nasceu do conceito de vivenciar experiências com conforto e exclusividade. Por isso, ela conta com serviço de concierge para harmonizar o rótulo perfeito com o seu momento especial, que pode ser qualquer um: do jantar romântico ao filme na própria companhia, a Dreo tem o vinho certo para te acompanhar.

Vinho da Semana

Falando nisso, em parceria com os especialistas da marca, o Adnews indica um bom vinho semanalmente para você. Mas, está um friozinho tão bom, que hoje vamos indicar dois!

Consumo de vinho: existe jeito ou momento certo para tomar?

Vamos começar pelo Vinho Tinto Italiano Castello Banfi Centine, produzido com uvas Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot, que harmoniza perfeitamente com massas com molho à base de carne, como bolonhesa; carnes vermelhas grelhadas e assadas, embutidos e queijos de média maturação. Esse vinho é uma perfeita união entre a tradicional uva da Toscana, a Sangiovese, com as castas Cabernet Sauvignon e Merlot.

Ele amadurece brevemente em barricas de carvalho francês, e tem afinamento em garrafas antes da comercialização. Seus aromas remetem à frutas pretas, como ameixas e cerejas negras, toques de especiarias e notas de cacau. Em boca é elegante, com taninos macios e bom equilíbrio.

Consumo de vinho: existe jeito ou momento certo para tomar?

Se você prefere uma opção diferenciada, recomendamos o Vinho Tinto Chileno Escudo Rojo, produzido com uvas Cabernet Sauvignon, Carmenere, Syrah, Petit Verdot e Cabernet Franc, que harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas grelhadas e assadas, cortes suínos, massas com funghi, embutidos e queijos duros. Estamos falando de um blend de regiões do Valle Central do Chile, considerado o vinho mais tradicional da propriedade.

Estagiando durante 12 meses em barricas de carvalho, sendo 50% novas, este corte de Cabernet Sauvignon, Carmenere, Syrah, Petit Verdot e Cabernet Franc é elegante, com notas de frutas vermelhas e pretas maduras, especiarias, além de toques florais e defumados.

Você encontra estas e outras indicações no site oficial da marca. Conheça e experimente! E não deixe de conferir a nossa indicação da semana passada, que também é excelente.

* Conteúdo publicitário

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