Skip to main content

Em junho de 2023, o Data Stories, estudo mensal da Kantar Ibope Media, destacou o crescimento progressivo da representatividade negra nas peças publicitárias no Brasil. Mas, o desafio de garantir a equivalência com os dados demográficos da população do país ainda não foi superado. É diante desse contexto que a agência WMcCann e o programa The Create Fund, da Shutterstock, lançam a segunda edição do ‘Re_Modelar’.

“Como indústria avançamos, mas ainda há muito o que fazer, sobretudo quando falamos em qualificar essa representação através da inclusão de perspectivas negras. Apoiar o desenvolvimento de profissionais negros que atuam na nossa indústria é um passo fundamental na transformação do nosso mercado, tornando-o mais inclusivo e diverso”, diz Matheus Monte, supervisor de Projetos e atual líder da iniciativa na WMcCann.

O projeto, criado em 2022 pela diretora de arte Bia Lopes Maria durante o programa de mentoria de mulheres negras da WMcCann, pretende aumentar e qualificar a representação das pessoas negras na publicidade, e foi viabilizado graças ao apoio da plataforma criativa. Fundado em 2020 pela Shutterstock, o programa global The Create Fund tem oferecido a artistas historicamente excluídos apoio financeiro e profissional para preencher lacunas de conteúdo no acervo e desenvolver uma rede de colaboradores mais diversa e inclusiva.

“A Shutterstock é a plataforma criativa líder do mercado, com mais de 750 milhões de assets, incluindo fotos, ilustrações, vídeos e músicas. A cada seis segundos um conteúdo nosso é baixado por marcas, agências e veículos para que contem suas histórias, e isso demonstra como plataformas criativas são fundamentais para a indústria. Por isso, reconhecemos a nossa responsabilidade em oferecer conteúdo que seja autêntico, fiel e diverso para essas narrativas. Nós acreditamos que a representação verdadeira acontece através do olhar de quem pertence a esse grupo ou comunidade, portanto, aumentar a oferta de fotos e vídeos feitos por profissionais negros em plataformas criativas é um meio importante para vermos pessoas negras sendo retratadas sem os vieses inconscientes que, não raro, perpetuam estereótipos na nossa indústria”, afirma Kaori Abe, gerente de Marketing da Shutterstock para a América Latina.

Na nova edição do ‘Re_Modelar’, quatro profissionais recebem mentorias profissionais e bolsas de US$ 5 mil cada para produção de conteúdos audiovisuais. Desde dezembro de 2023, eles participam de sessões exclusivas com profissionais do mercado e têm recebido orientações sobre a melhor forma de destacar sua produção na plataforma criativa.

Lançada em 2022 a primeira edição do ‘Re_Modelar’ contou com 11 jovens profissionais brasileiros, que tiveram seus trabalhos destacados na plataforma criativa. Mais de 2 mil pessoas, em 13 países distintos, já baixaram os conteúdos produzidos por eles até o momento. Além disso, fotos produzidas foram exibidas durante o Festival do Clube de Criação naquele ano.

“Nesta edição, os artistas do ‘Re_Modelar’ puderam passar pelo nosso programa The Create Fund, no qual eles aprenderam conceitos fundamentais da fotografia comercial e conheceram mais de perto a demanda dos clientes. Eles poderão continuar usando as ferramentas e aprendizados fora do programa para gerar uma nova fonte de renda”, comenta Steven Russell, Estrategista de Contribuidores e especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão, que lidera globalmente o programa na Shutterstock. Ele é um dos mentores do Re_Modelar.

Bia Lopes Maria, idealizadora do projeto, também é mentora e ajudou a selecionar os quatro profissionais convidados.

“São profissionais que já atuam no mercado e têm um olhar bastante especial para a representatividade de pessoas negras na publicidade. Estamos muito entusiasmados com os resultados”, comenta Bia.

Conheça os participantes do ‘Re_Modelar’ deste ano:

Ana Luzes | Vitória (ES)
Deslumbrada por cenas do cotidiano urbano, Ana está sempre em busca de instantes únicos que compõem as cidades. Através de fotografias artísticas e documentais visa à ressignificação de histórias não contadas e não vistas. Seu olhar sensível sobre seu entorno permite vislumbrar diferentes perspectivas sobre coisas que outros poderiam considerar “simples e monótonas” da vida, fazendo com que a beleza natural delas se sobressaia em cada imagem. Graduada no curso superior de Fotografia na Universidade de Vila Velha (UVV), integrou mostras fotográficas nacionais e internacionais.

Cristian Maciel | Rio de Janeiro (RJ)
Morador da comunidade de Cidade de Deus, no Rio, é estudante de fotografia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Começou na área em 2018, mas foi em 2020, na pandemia, após desenvolver uma série de autorretratos, que percebeu que sua missão no mercado fotográfico é enaltecer e contemplar corpos pretos, a ancestralidade, a beleza e a religiosidade da população negra.

Guilherme Fernandes | Porto Alegre (RS)
É fotógrafo, diretor criativo, figurinista e stylist. Nas suas criações, utiliza a fotografia e a moda como ferramenta de descoberta e de representação, acessando e contando as histórias destes diversos corpos e dos lugares que ocupam, buscando construir uma nova imagem do negro em sua relação consigo mesmo e com a própria história. Cocriador do Projeto AFARA, participou de exposições no Brasil e fora dele, teve trabalhos publicados em veículos de comunicação no Brasil e ministrou workshops de produção e styling.

Rai Cavalhier | Alagoinhas (BA)
É fotógrafo, artista e desenvolve projetos artísticos e pesquisas relacionadas à identidade e seu cotidiano territorial, utilizando das imagens através de ensaios visuais e atuando no movimento negro como base da sua produção. Participou de mostras no país. É coordenador do Coletivo RACIONALIZAR e do projeto “Empreende aê, preto”, que auxilia empreendedores negros a se fortalecerem no mercado digital a partir do acesso a técnicas e ferramentas de marketing digital.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens