O YouTube está cortando seu investimento em programação original, encerrando um experimento de seis anos com a produção de programas de televisão premium sob o comando da veterana executiva de entretenimento Susanne Daniels.
O YouTube ainda financiará programação original para crianças e criadores negros e honrará os compromissos existentes, disse a empresa na terça-feira em um post feito no blog. Contudo, a empresa de propriedade da Alphabet Inc. está redirecionando outros gastos para Shorts, um recurso projetado para rivalizar com o TikTok, e compras ao vivo. Daniels deixará o YouTube em 1º de março.
Daniels ingressou no YouTube em 2015 para criar uma série de dramas originais, comédias e séries sem roteiro, com o objetivo de atrair anunciantes sofisticados e persuadir mais usuários do site a pagar por um serviço premium. Ela encomendou a série de sucesso “Cobra Kai”, bem como alguns documentários populares. Mas o interesse do YouTube em séries originais diminuiu e parou de financiar programação com script nos últimos anos.
Desde então, a empresa decidiu usar a música para gerar assinaturas, em oposição às séries originais, e Daniels está procurando outros empregos há pelo menos alguns anos. O YouTube continuou a financiar programas sem roteiro, como dois documentários sobre a estrela pop Demi Lovato. Mas agora esse dinheiro irá para prioridades maiores da empresa.
“Com o rápido crescimento surgem novas oportunidades e agora nossos investimentos podem ter um impacto maior em ainda mais criadores quando aplicados em outras iniciativas”, escreveu Robert Kyncl, diretor de negócios do YouTube, na postagem do blog.
Texto retirado do portal AdAge.