Skip to main content

O home office está cada vez mais em evidência, tanto para as empresas quanto na rotina de profissionais autônomos, em alguns dias ou todos os dias da semana. Mas, montar um espaço de trabalho saudável vai muito além de apoiar o computador, conectar a internet e começar a trabalhar.

Ainda que tenhamos um projeto bem sucedido de implementação do home office, essa modalidade apresenta vários desafios, e ao longo dessa jornada, aprendizados e boas práticas são sempre bem-vindos. Então, para que você possa se adaptar ao novo mundo do trabalho remoto, separamos 5 lições que vão melhorar a sua produtividade e fazer com que você consiga aproveitar todos os benefícios que o home office oferece.

#1 Tenha uma rotina

No trabalho presencial, ao chegar e ao sair, temos marcadores que sinalizam o início e fim da nossa jornada, prática popularmente conhecida como bater ponto. Em casa, existe o risco muito grande de não separarmos as atividades profissionais das pessoais, o que pode comprometer o nosso descanso e bem-estar mental.

Estabelecer hábitos diários é fundamental para delimitar o começo e o término do expediente. Por exemplo, tomar um banho antes de iniciar o trabalho, e ao finalizar, buscar o filho na escola, e a partir daí se desconectar do trabalho. Encontre a sua própria rotina e veja como ela pode contribuir para um dia mais equilibrado.

#2 Ambiente de trabalho adequado

Mesmo em casa, é crucial ter um local designado para o trabalho. Isso não só ajuda a manter a organização, mas também permite que sua mente associe aquele espaço à produtividade. Evite trabalhar na cama ou sofá, que são locais associados ao descanso. Tenha uma mesa limpa e organizada e elimine distrações.

Outra orientação valiosa é manter uma boa postura de trabalho. Não fique jogado na cadeira, e sempre que estiver em reunião, deixe a câmera aberta. Isso passa um sinal de atenção, seriedade e respeito, tanto para os outros quanto para si mesmo.

#3 Aprenda sobre Biohacking

Sabe aquele dia que a sua energia estava muito boa, você produziu bem, seu humor estava legal e tudo parecia dar certo? O biohacking defende que é possível hackear a sua biologia, através da sua alimentação, exercícios e sono, e dessa forma, replicar dias assim.

Mantenha hábitos saudáveis mesmo em casa. Beba água regularmente para se manter hidratado, faça exercícios leves a moderados para oxigenar o cérebro e liberar hormônios como endorfina e serotonina. Tenha uma boa noite de sono, que ajudará na concentração e produtividade. Cuide da alimentação para manter a energia ao longo do dia. A saúde mental está diretamente ligada ao bem-estar físico, e cuidar do corpo é uma forma eficaz de cuidar da mente.

#4 Faça reuniões de alinhamento regularmente

Provavelmente, um dos fatores que mais vai impactar negativamente na sua jornada no trabalho remoto é a falta de comunicação olho no olho, de sentar do lado de um colega de equipe para entender suas demandas e de fazer reuniões presenciais com o time.

Por isso, rituais de alinhamento são tão importantes. Se você é líder, para times sem ainda tanta maturidade no home office, recomendamos que esse ritual seja diário. Já para times com maior disciplina e autonomia, recomendamos que elas sejam semanais.

Essas reuniões são fundamentais para o alinhamento de demandas, tomadas de decisão e até para comemoração das pequenas vitórias. Isso estimula a noção de equipe e mantém o alinhamento do grupo como um todo. A troca de mensagens por e-mail, Whatsapp e outras ferramentas ajudam na comunicação, mas não substituem uma conversa por vídeo.

#5 Feedback

Já sabemos que a comunicação no home office pode ser um desafio. Porém, isso também vale para feedbacks: existe uma tendência em reduzir a quantidade de avaliações imediatas, quando comparamos com o trabalho presencial.

Sabemos que o feedback é uma grande oportunidade de aprendizado. Por isso, puxe você o protagonismo e peça o retorno. Isso vai te ajudar a melhorar sempre e aumentar a confiança com os seus líderes, mesmo à distância.

Esperamos que essas estratégias possam te ajudar a ser ainda mais produtivo no trabalho remoto, e que assim, você possa encontrar nessa modalidade muita satisfação e ótimos resultados!

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????