A importância de investir em automação de marketing

A importância de investir em automação de marketing

Caio Cunha

A transformação digital ganhou força no ano passado e segue em ascensão em 2021. O ano novo fez com que as ações digitais, que eram para acontecer ao longo dos próximos cinco anos, precisassem ser antecipadas. As empresas tiveram que se atualizar rapidamente, já que o digital é uma urgência. O grande valor do mercado digital é que todos os dados são mensuráveis.

Dessa forma, a automação de marketing é um dos requisitos para caminhar alinhado às transformações digitais deste ano. No entanto, são mais de 8000 plataformas de automação de marketing no mercado, tornando um grande desafio escolher qual é a mais adequada para o seu negócio. Além da função de robotizar processos por eficiência e custo, hoje em dia é complexo entregar bons resultados sem o uso da automação.

O marketing digital é uma realidade sem volta, assim como expandir as possibilidades fazendo uso das ferramentas disponíveis que otimizam os resultados. Ao mesmo tempo, esse mundo precisa ser melhor explorado para realmente entregar conteúdo relevante e personalizado para as pessoas certas, nas mídias digitais certas, e interessadas naquele negócio.

A automação de marketing surge como uma solução para extrair o melhor dos esforços investidos no marketing e vendas, por meio da integração de todas as ações digitais em uma única plataforma. A automação se resume em integrar as soluções tecnológicas certas para que funcionem de forma combinada, e não totalmente independentes entre si.

Porém, antes de escolher uma plataforma de automação de marketing, ou martech, como já é conhecido no exterior, e começar, é importante questionar quais são os objetivos com isso e como a automação pode ajudar a melhorar. As empresas têm que quebrar barreiras entre marketing, tecnologia e vendas, sempre pensando nos resultados em cada fase do processo e olhando para essas áreas como sendo uma coisa só, com objetivos finais comuns.

Uma estratégia de automação de marketing é um conjunto de ferramentas, baseadas em tecnologia, que os profissionais e executivos de empresas aplicam para melhorar suas ações de marketing e vendas.

Mas é mais dinâmico do que simplesmente usar várias ferramentas, individualmente para seus próprios fins de forma isolada. Em vez disso, as tecnologias de marketing são agrupadas estrategicamente para criar um conjunto integrado de ferramentas que permite construir relacionamentos ideais com seu público-alvo e clientes em vários meios digitais diferentes.

Esse conjunto de martech, quando certo, não apenas melhora seus processos, mas também contribui para os resultados de suas ações de marketing, trazendo também economia de tempo e recursos, e gera retornos dos investimentos bem mais eficazes.

Pesquisa feita pela eMarketer, em 2020, entre esses profissionais, revelou que 92% entendem que automação gera melhoras e melhoras representativas no retorno dos seus investimentos em plataformas de automação.

Compreender a eficiência do processo ajuda a qualificar os contatos que a empresa recebe, construindo cada vez mais conteúdos que atendam às necessidades de cada cliente, disponibilizando-os na hora certa, e assim valorizando cada vez mais o cliente final.

*Caio Cunha é Presidente da WSI Master Brasil, co-Fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board. Com mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia, atingiu cargos executivos de alto nível, em grandes empresas multinacionais como PWC (com clientes IBM e Unisys), SAP e Hitachi Data Systems, no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, participou em programas de desenvolvimento profissional em universidades como a Stanford University, na Califórnia, e no IMD Internacional, na Suíça. Tem MBA em finanças pelo IBMEC e é graduado em Administração de Empresas pela PUC, com dois anos na Roosevelt University, em Chicago.

Total
2
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior

Ação de reciclagem do Circuito Mar realizada em Salvador vira tema de minidocumentário

Próximo post
COVID-19 levou a uma queda de US$ 22 bilhões nas vendas fora do lar, revela estudo global da Kantar

COVID-19 levou a uma queda de US$ 22 bilhões nas vendas fora do lar, revela estudo global da Kantar

Posts Relacionados

Por favor, desabilitar Adblock para visualizar conteúdo do site.