Skip to main content

Nos últimos dias, após o Talibã tomar o Afeganistão, se desencadearam eventos chocantes no país que chamou a atenção do mundo inteiro. O último acontecimento forte no país, foi o tumulto no aeroporto de Cabul, que deixou diversos mortos. O tumulto foi iniciado após um avião tentar deixar o país, com muitos afegãs tentando viajar do país, mas com o avião não transportando nenhum cidadão para fora do Afeganistão. Como consequência do fechamento do aeroporto, os dois atletas afegãos classificados para os Jogos Paralímpicos não vão mais competir.

“Lamentavelmente, o Comitê Paraolímpico do Afeganistão não participará mais dos Jogos de Tóquio. Devido à grave situação em curso no país, todos os aeroportos estão fechados e não há como eles viajarem para Tóquio. Esperamos que a equipe e os oficiais permaneçam seguros e bem durante este período difícil” – disse Craig Spence, porta-voz do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Foto: Divulgação/IPC

A princípio, Zakia Khudadadi seria a primeira mulher a defender o Afeganistão nas Paralimpíadas, competindo no taekwondo. Além disso, Hossain Rasouli, também do taekwondo, seria o segundo atleta do país nos Jogos de Tóquio.

Lembrando, que a abertura das Paralimpíadas de Tóquio está programada para o dia 24 de agosto, às 8h (de Brasília). Os Jogos vão ser realizados até 5 de setembro.

Leave a Reply