Skip to main content

Nesta quarta-feira (20), a Amazon revelou uma série de dispositivos novos e atualizados, além de atualizar sua assistente de voz, Alexa, com inteligência artificial generativa para atrair usuários. A novidade foi implementada por conta do crescimento da concorrência entre chatbots, como o Bard, do Google.

Com a atualização, Alexa conversará com mais naturalidade, perdendo seu tom robótico de quase uma década, e responderá perguntas como horário de início de jogos de futebol e ideias de receitas. A assistente também será capaz de compor e recitar poemas, mostrou a empresa no lançamento anual de produtos em Arlington, na Virgínia (EUA).

A Amazon lançou a Alexa em 2014, mas não encontrou um meio consistente de torná-la lucrativa. Em vez disso, levou os compradores ao site da empresa para fazer mais compras. Normalmente acessado por meio de alto-falantes ou televisores habilitados, o serviço fornece respostas faladas às dúvidas dos usuários, como o clima local, e pode servir como um hub para controlar eletrodomésticos. Mas, a empresa pretende mudar essa realidade.

Sediada em Seattle, a Amazon tem trabalhado para animar Alexa, especialmente depois que o ChatGPT, da OpenAI, entrou em cena, em novembro do ano passado, com respostas escritas em formato longo para perguntas complexas. Chatbots semelhantes provocaram agitação entre investidores em startups generativas de IA.

“Agora você pode ter conversas quase humanas com Alexa”, disse Dave Limp, chefe de Hardware da Amazon, no evento.

O executivo também mostrou como é possível fazer uma série de perguntas sem usar repetidamente a palavra de ativação “Alexa”, um novo recurso para alguns dispositivos Alexa, como o Echo Show 8 atualizado.

No evento, a Amazon também apresentou versões atualizadas de tablets Fire infantis, uma barra de som para televisores e novos recursos de pesquisa no serviço FireTV para encontrar conteúdo gratuito.

Entre os novos dispositivos anunciados pela Amazon, está a tela sensível ao toque Echo Hub montada na parede, de US$ 180, para controlar dispositivos em toda a casa. A empresa também exibiu um novo recurso para seu aplicativo Alexa que pode mapear dispositivos conectados à internet em toda a casa do usuário, para facilitar o controle. Anúncios adicionais incluíram atualizações nos óculos Echo Frames, com Alexa incorporada, e versões atualizadas de suas câmeras de segurança externas Blink e extensores Eero Wi-Fi.

* Com informações da Reuters

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????