Skip to main content

Símbolo de empoderamento feminino há décadas, Barbie trouxe uma nova forma de apoiar, inspirar e incentivar o potencial ilimitado das meninas brasileiras, em parceria com o SBT. Em celebração ao Mês Internacional das Meninas, em outubro, a boneca lançou seu primeiro videocast, chamado “Barbie: Você Pode Ser Tudo o Que Quiser” e apresentado pela jornalista Rafa Brites.

O programa estreou no último sábado (21) e contará com três episódios nessa primeira temporada: o segundo vai ao ar no dia 28 de outubro, e o terceiro, no dia 4 de novembro. A exibição na telinha da TV mais feliz do Brasil ocorre aos sábados, após o reality culinário Bake Off Brasil, mas quem não conseguir acompanhar poderá assistir nos canais oficiais da emissora no YouTube e Facebook. O primeiro episódio já está disponível, e a gente trouxe na íntegra para você (aqui no finalzinho da matéria).

Cada episódio do projeto vai abordar um tema relevante para Barbie, que será debatido com um super time de mulheres especialistas e em posição de destaque em suas áreas. Entre as convidadas, temos Nathalia Arcuri, especialista em finanças e fundadora da Me Poupe!, maior canal do Youtube no segmento de finanças pessoais em todo o mundo; Lais Souza, ex-atleta e palestrante sobre a inclusão de pessoas PCD; Maira Gomez, jovem influenciadora indígena brasileira que retrata a cultura e as tradições de seu povo e a rotina de sua família, acumulando mais de 6,5 milhões de seguidores nas redes sociais; e Roberta Freitas, comunicadora de beleza e influenciadora conhecida por impulsionar mensagens body positive em suas redes sociais.

Além disso, ONGs que trabalham para tornar a equidade de gênero, inclusão e diversidade uma realidade para meninas em todo o país também estarão presentes nas discussões, como a ONG Inspiring Girls (também parceira de longa data da Barbie), a ONG Meninas em Campo e a Liga das Mulheres pelos Oceanos.

“O compromisso da Barbie em empoderar meninas em todo o mundo é uma fonte de inspiração para todos, especialmente no quinto aniversário do Projeto Barbie Dream Gap. Me sinto honrada em trabalhar para uma marca cuja missão é fomentar a confiança e a resiliência que as meninas precisam para buscar um futuro de sucesso, acreditando fielmente que o exemplo é a maior fonte de inspiração. Este videocast chega para conscientizar e abrir portas para um futuro mais inclusivo, mantendo a nossa dedicação em criar um mundo que apoie ainda mais as aspirações das meninas, lembrando que elas podem ser tudo o que quiserem. Esta é a melhor maneira de celebrar o legado da Barbie”, comenta Tessy Botello, gerente sênior de Marketing da Barbie na América Latina.

Dream Gap!

A chegada do videocast coincide com o quinto aniversário do Projeto Barbie Dream Gap, lançado em 2018 a partir de pesquisas realizadas pela marca, em parceria com a Universidade de Nova York. Os dados revelaram que muitas meninas, desde os 5 anos, desenvolvem crenças autolimitantes sobre serem menos inteligentes e capazes que os meninos. Para solucionar esse problema, Barbie se compromete a eliminar a lacuna dos sonhos das meninas, enfatizando que as limitações não estão nelas, mas muitas vezes, no mundo ao seu redor.

Para apoiar ainda mais essa missão e ajudar meninas em todo o mundo, a marca lançou um leilão global, oferecendo aos fãs a oportunidade única de levar para casa réplicas de bonecas Barbie feitas à semelhança de cinco de role models inspiradoras, escolhidas por representarem avanços significativos em suas áreas de atuação, que contribuem para melhorar as oportunidades para meninas. Uma delas é Katya Echazarreta, engenheira eletrônica e primeira mulher mexicana a viajar para o espaço, além de presidir a Fundação Espacial Katya Echazarreta A.C.

Embora tenham sido feitos progressos no sentido da igualdade de gênero, ainda existem estereótipos e questões sociais que podem afetar a trajetória e as escolhas futuras de uma menina. Este projeto é uma missão dedicada a estreitar essa lacuna, desafiando esses estereótipos e ajudando a desfazer preconceitos que as impeçam de atingir o seu pleno potencial.

* Foto de capa: Divulgação/SBT

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????