Skip to main content

Mulheres LBTQ+ de todo o Brasil vão se reunir para debater, fazer negócios, celebrar a cultura e a representatividade lésbica nas telas, fotografias, ilustrações e na música, na 2ª edição do Bee Lesbian Festival, que acontece em São Paulo (SP) neste fim de semana, que é o último de agosto, mês da visibilidade lésbica.

Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, o evento será realizado no sábado e no domingo (dias 26 e 27), no Centro Cultural da Diversidade, e tem patrocínio da Ben & Jerry’s, marca que historicamente valoriza a diversidade na luta contra o preconceito à comunidade lésbica, uma das mais invisibilizadas.

“A Ben & Jerry’s carrega como propósito produzir o melhor sorvete possível em um mundo permeado por justiça social, tendo valores inegociáveis, como a igualdade de direitos. O Bee Festival foi pensado por e para mulheres lésbicas, ressaltando a representatividade e a visibilidade, o que é um grande passo no enfrentamento das desigualdades. Trata-se de um espaço de oportunidade para conhecer talentos e se inspirar”, explica Ananda Puchta, responsável pela Missão Social e Ativismo da marca no território brasileiro.

Durante o evento, mulheres do meio corporativo, artístico e do movimento social estarão nos palcos, feiras e rodas de conversa. Uma delas é a historiadora Heliana Hemetério: negra, lésbica e ativista pela inclusão de gênero e orientação sexual na pauta antirracista. Aos 71 anos, Heliana é uma das palestrantes do festival para o tema Envelhecimento Lésbico.

A programação traz ainda um debate sobre Maternidade e Famílias Possíveis, com a participação da escritora Marcela Tiboni, autora dos livros Mama: relato de maternidade homoafetiva, Maternidades no Plurale Desmama. Quando ela e a esposa Melanie tiveram gêmeos, Marcela optou por também amamentá-los mesmo sem gestá-los, seguindo um protocolo de indução a lactação. Um exemplo de vivência da maternidade lésbica.

O evento terá outras três rodas de conversa sobre os 40 anos do Levante do Ferros Bar e a História do Movimento Lésbico Feminista do Brasile Representatividade Lésbica em Webséries, com a participação de parte da equipe de direção e elenco de Os Signos das Minhas Exe Stupid Wife, com a presença da atriz protagonista, Priscila Reis.

Outra opção é a palestra sobre Representatividade na Ilustração, com Jenifer Prince, artista focada na narrativa lésbica e sáfica, vencedora do concurso do Cartaz Oficial da Marcha do Dique de São Francisco em 2016. Igualmente imperdível será o show da cantora lésbica Anna Moura, vencedora do World Poetry Slam Championship 2022, em Bruxelas (Bélgica). Seu trabalho é marcado pela mistura de poesia, teatro e música, e suas letras trazem posicionamento político e reflexões acerca de problemas sociais, como o preconceito.

Além disso, curtas-metragens brasileiros serão exibidos no sábado, e no domingo, a mostra vai trazer filmes internacionais sobre a temática. As idealizadoras do Festival são as cineastas Alexia Araújo e Ana Cavazzana, respectivamente, diretoras dos curtas Ausênciae Duas, incluídos na programação do evento. Antes de se tornar um festival multicultural, o Bee era um festival de cinema lésbico.

Ao longo dos dois dias do Bee Festival, o Centro Cultural da Diversidade também vai abrigar uma feira de artes e empreendedorismo, um espaço gastronômico e a exposição de fotografias História de mulheres lésbicas Arquivo Lésbico Brasileiro. Também estão previstas rodas de network para promover a troca de experiências entre profissionais da comunidade. Confira a programação completa no site oficial do evento.

Além do patrocínio da Ben & Jerry’s, o Festival Multicultural de Visibilidade Lésbica (Bee Lesbian Festival) é uma realização do Centro Cultural da Diversidade e da Prefeitura de São Paulo, com apoio da Cavazz Filmes, da Rede Brasileira de Mulheres LBTQ+, do Instituto Matizes e da Liga Brasileira de Lésbicas e Mulheres Bissexuais (LBL).

Serviço
Bee Lesbian Festival
???? 26 e 27 de agosto de 2023
???? dia 26, das 15h às 22h, e dia 27, das 14h às 20h
???? Centro Cultural da Diversidade | Rua Lopes Neto, 206,  Itaim Bibi – São Paulo (SP)
????️ Entrada gratuita

 

Acompanhe a gente no InstagramLinkedIn e Threads. Adnews, onde as transformações acontecem. ????