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A Getty Images, uma das maiores empresas globais especializadas na criação e comercialização de conteúdo visual, divulgou na semana passada os resultados de sua pesquisa global, intitulada VisualGPS’. O documento revela que a América Latina é uma das regiões com maior interesse e entusiasmo pelas tecnologias de inteligência artificial em todo o mundo. O estudo, que coletou as opiniões de mais de 7 mil adultos em mais de 25 países, mostrou que 4 em cada 6 brasileiros acreditam que a IA pode ter um impacto positivo em suas vidas, superando a média global, que é de 5 em cada 10.

A pesquisa também revelou que os consumidores brasileiros estão 15% mais interessados na IA do que o restante do mundo, e que menos de 34% dos entrevistados se sentem nervosos ou ameaçados pelo avanço da tecnologia no Brasil, em contraste com países como Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido e Austrália, onde o nervosismo em relação à IA é maior. O documento sugere que esse otimismo é impulsionado pelos benefícios da IA em termos de produtividade, com 9 em cada 10 brasileiros acreditando firmemente que a ferramenta pode torná-los mais eficientes e produtivos.

De acordo com o Índice Global de Adoção de IA da IBM, 29% das empresas na América Latina já implementaram inteligência artificial, enquanto 43% estão nos estágios iniciais de experimentação. O Brasil, mais uma vez, está acima das médias global e regional, com 41% das empresas confirmando o uso da IA em suas operações e indicando um forte interesse pela adoção da tecnologia.

Nossa pesquisa revelou que as pessoas na América Latina estão claramente cativadas pelas promessas que a IA oferece em termos de aumento da eficiência, melhorias na experiência do usuário e novas formas de abordar desafios complexos. Além disso, observamos um aumento constante nas buscas por imagens e vídeos relacionados à IA”, comenta Tristen Norman, diretora de Insights Criativos no departamento de Pesquisa Visual da Getty Images.

Embora a IA tenha sido cercada de questionamentos, incluindo a possibilidade dela substituir a criatividade humana, os especialistas da Getty Images sugerem que essa percepção possa ser combatida por meio de conceitos visuais que destaquem o controle humano sobre a tecnologia. Eles também recomendam abordagens visuais que mostrem a IA como uma ferramenta nas mãos da sociedade, enfatizando o uso da tecnologia para impactos positivos, e aconselham evitar estéticas visuais excessivamente abstratas ou futurísticas, optando por cores mais claras e otimistas para representar a IA de forma mais acolhedora.

À medida que a inteligência artificial continua a se expandir rapidamente em nossas vidas, as empresas que desejam integrar a IA em seus modelos de negócios, ou aquelas que já o fazem, têm uma oportunidade sem precedentes de moldar a narrativa em torno dessa poderosa tecnologia. Usando conteúdo visual autêntico, as marcas podem não apenas aumentar a confiança do consumidor, mas também promover uma compreensão mais profunda do potencial da IA para impulsionar mudanças positivas”, explica a diretora.

Recentemente, a própria Getty Images lançou seu próprio gerador de imagens de IA, que combina conteúdo criativo com tecnologia de forma comercialmente segura. A iniciativa permite que as empresas abracem a IA com confiança e ampliem suas possibilidades criativas.

* Foto de capa: Divulgação/Getty Images

 

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