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Nesta segunda-feira (19) começou a 70ª edição do Festival Cannes Lions, evento aguardado ansiosamente pela indústria publicitária. O festival foi fundado em 1954 e tem evoluído muito, sendo estabelecido como uma das maiores celebrações de criatividade e inovação no campo da publicidade.

Durante uma semana intensa, profissionais de todo o mundo se reúnem em Cannes, na França, para compartilhar ideias, se inspirar com as melhores campanhas do ano e celebrar o talento e a excelência criativa. Para a palestra de abertura do festival, Marcel Marcondes, CMO da AB InBev, foi convidado para falar um pouco sobre o sucesso da marca que já conquistou 49 prêmios, incluindo um Leão de Ouro, 19 de prata e 19 de bronze, representando dez marcas de sete países diferentes.

No ano passado, a empresa alcançou um volume de vendas recorde, mostrando o poder de suas marcas. Esta é uma das razões pelas quais o Cannes Lions está homenageando a AB InBev como grande empresa de marketing pelo segundo ano consecutivo, sendo a primeira empresa na história do festival a receber essa honraria por duas vezes seguidas. Mas, o que significa para uma empresa ganhar um prêmio no festival?

Uma propaganda premiada com um Leão de Cannes geralmente se destaca pela sua criatividade, originalidade e impacto. Esse reconhecimento leva a um aumento significativo no alcance e visibilidade da campanha. As mídias tradicionais e digitais, como as redes sociais, amplificam a divulgação da propaganda vencedora, alcançando um público muito maior e despertando curiosidade nos consumidores. 

Exemplo marcante é a campanha ‘Contract for Change’, da marca de cervejas Michelob ULTRA, pertencente ao portfólio da AB InBev, que recebeu o Grand Prix de Creative Effectiveness em 2022. Esse prêmio reconhece o impacto da criatividade que leva a efeitos comerciais concretos, fundamentais para uma mudança cultural ou para a concretização do propósito da marca. Assista ao filme completo abaixo.

Desenvolvida pelas agências FBC Nova York e FBC Chicago, essa estratégia se destacou como a melhor entre os finalistas, com quatro participações no shortlist. A ação foi elaborada com o objetivo de apoiar agricultores nos Estados Unidos durante o processo de transição para a produção orgânica, que é extremamente desafiador para as fazendas familiares em dificuldades, já que apenas 1% das terras agrícolas nos Estados Unidos são orgânicas.

A Michelob ULTRA Pure Gold assumiu a missão de transformar a agricultura americana com o ‘Contract for Change’ (na tradução, Contrato para Mudança), um acordo que garante aos agricultores um comprador em três anos, quando sua transição para o cultivo orgânico estiver completa, eliminando assim a maior barreira. O acordo foi oferecido a todos os agricultores americanos. 

Atualmente, 104 mil acres estão em transição e, em breve, vão produzir ingredientes para Michelob ULTRA Pure Gold e outras marcas de destaque. A participação da AB InBev no Festival Cannes Lions e o reconhecimento que a empresa recebeu ao longo dos anos destacam a importância da criatividade e da inovação na publicidade. Através de campanhas premiadas como esta, a empresa demonstrou seu compromisso em causar um impacto positivo, seja na indústria da cerveja ou no setor agrícola.

O Festival Cannes Lions continua sendo uma plataforma crucial para impulsionar o sucesso das marcas, oferecendo a oportunidade de compartilhar ideias e celebrar a excelência criativa.

Dessa forma, uma coisa leva a outra: o festival cresce, ao mesmo tempo em que a publicidade e o marketing crescem e, consequentemente, as empresas evoluem de forma inovadora, as marcas buscam novas maneiras de se destacar em um cenário cada vez mais competitivo, e o Festival Cannes Lions continuará sendo um farol de inspiração. É um evento que não apenas celebra as realizações passadas, mas também molda o futuro da indústria publicitária, incentivando a busca pelo novo.

* Com informações da Revista Exame

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