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A luta dos profissionais de marketing é real. Por um lado, a maturidade dos dados e a transformação digital estão colocando insights em tempo real e novas maneiras de ativar os dados ao nosso alcance, permitindo um ritmo de trabalho que pode parecer implacável, pandêmico ou não. Por outro lado, esses recursos nem sempre se traduzem em experiências mais autênticas e conectadas para nossos clientes – em vez disso, criam oportunidades perdidas e, francamente, muito barulho e desperdício. Mas a IA pode ajudar.

Tela em branco do smartphone com espaço de design Foto gratuita
Imagem: Freepik

Acontece que as máquinas podem trazer mais humanidade para as conversas e interações que nossas marcas estão tendo todos os dias. Os líderes que estão integrando a curiosidade objetiva e a velocidade de desempenho da IA ​​com a criatividade humana e a solução de problemas estão encontrando novas fontes de insights e valor que beneficiam suas equipes, seus negócios e, acima de tudo, seus clientes.

O imperativo da personalização

Uma realidade inescapável é que os clientes de hoje esperam – não apenas querem, mas agora exigem – novos níveis de personalização. Isso é tão verdadeiro no marketing b-to-b quanto no b-to-c. E nossos feeds de notícias nos lembram todos os dias que a pressão está nos profissionais de marketing para entregar.

De acordo com um relatório do Commerce Next, a grande maioria dos compradores (71%) tem associações positivas com marcas de varejo online que personalizam produtos, ofertas e informações. O relatório também compartilha que os mais jovens – e mais imersos digitalmente – demográficos pesquisados ​​(de 18 a 24 anos) se inclinam ainda mais em associações positivas com personalização.

É aqui que o conteúdo criativo gerado por IA entra no bate-papo, junto com seu parceiro indispensável, a tomada de decisões com tecnologia de IA. De acordo com um novo artigo do Boston Consulting Group, essa combinação pode gerar até US$ 800 bilhões em todo o mundo em receita incremental até 2030 e até US$ 200 bilhões apenas para a Fortune 500.

Marketing 1:1, finalmente…

Longe de substituir os profissionais de marketing humano por bots impessoais, o conteúdo gerado por IA maximiza o esforço de sua equipe criativa ao segmentar mensagens com base no comportamento humano individual. E começa com um e-mail (ou outra saída criativa) de sua equipe.

No caso da plataforma Persado AI, o algoritmo divide o ativo em suas partes componentes, incluindo título, imagem, call to action e outros elementos. Em seguida, ele reorganiza e testa a sequência e a posição mais eficazes desses itens para diferentes segmentos de usuários.

Além disso, a tecnologia compara seu texto fornecido com seu banco de dados enorme e crescente de palavras e frases, que são marcadas com vários ângulos narrativos, a fim de gerar todas as variações possíveis da cópia. Dos milhões de possibilidades potenciais, a tecnologia selecionará um número gerenciável de alternativas para testar e experimentar em tempo real.

É como ter inúmeros testes A/B sendo executados simultaneamente, impulsionados pela IA que pode selecionar as variações mais eficazes para diferentes segmentos de clientes; lançar automaticamente as melhores opções (via e-mail, anúncios na web ou ofertas no aplicativo); e medir seu desempenho ao longo do caminho.

Com IA e aprendizado de máquina ao seu lado, os criativos podem colocar seu melhor esforço estratégico no ativo original, mas são poupados de gerar dezenas de títulos, linhas de assunto e chamadas para ação diferentes. Os profissionais de marketing não precisam mais confiar na intuição e na adivinhação para determinar quais versões ressoarão melhor e por quê. De fato, a tecnologia consegue identificar os fatores específicos (apelo emocional, posicionamento dos elementos, redação do CTA) que fizeram a diferença na conversão.

Agora é a hora, sério

Com a personalização crescendo em importância estratégica para os negócios – e maiores investimentos em dados e digital tendo sido feitos nos últimos dois anos – a pressão sobre as equipes de marketing para descobrir novas fontes de crescimento e entregar resultados mais previsíveis é palpável.

Qualquer organização que reúna quantidades consideráveis ​​de dados primários e esteja progredindo em sua jornada de digitalização pode obter os benefícios do conteúdo gerado por IA e da tomada de decisões, independentemente do setor ou setor de mercado. Para essas organizações em um ponto anterior de sua jornada, essas tecnologias podem catapultá-las além dos recursos básicos para uma personalização muito mais sofisticada em toda a empresa.

O BCG relata que “o conteúdo criativo de IA está tendo um sucesso significativo em todos os canais nos quais sequências curtas de palavras são usadas para motivar as pessoas a agir, incluindo SMS, e-mail, site e push marketing e muito mais”. E os casos de uso estão se expandindo a cada dia, de varejo a viagens, de serviços financeiros a seguros, de PSAs governamentais a angariação de fundos para organizações sem fins lucrativos – qualquer organização que sabe que precisa personalizar experiências para impulsionar o engajamento.

Por mais paradoxal que possa parecer, as plataformas de aprendizado de máquina e IA de hoje estão fornecendo aos profissionais de marketing a capacidade de honrar a humanidade individual de milhões de consumidores, fornecendo a eles conteúdo pessoalmente relevante em escala. Uma linguagem melhor para humanos, alimentada por máquinas – isso pode ser levemente irônico, mas agora é totalmente possível para profissionais de marketing modernos.

Matéria traduzida de AdAge.

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