Skip to main content

Hoje, a maioria dos profissionais de marketing considera o vídeo como um dos recursos mais eficazes e poderosos para capturar a atenção dos clientes. O vídeo provou ser capaz de capturar a atenção do público, transmitir emoções complexas e muito mais. Assim, enquanto poucos questionam o poder do vídeo para aumentar o desempenho das campanhas de marketing, a música também desempenha um papel importante.

A iStock, uma plataforma líder de comércio eletrônico que fornece conteúdo visual premium para PMEs, criativos e estudantes em todos os lugares, revela cinco razões pelas quais as empresas devem adicionar música e som às suas estratégias de marketing de vídeo para atrair novos clientes e melhorar o ROI.

De acordo com Grant Farhall, diretor de produtos da iStock, há um interesse e benefício crescentes em adicionar legendas em vídeos para quem os assiste com som desligado em locais públicos. No entanto, a realidade é que os consumidores continuam assistindo a vídeos com som ativado. Isso é especialmente importante em plataformas como YouTube e o TikTok, nas quais o som e a música desempenham um papel tão importante na forma como os criadores de conteúdo contam suas histórias hoje. O dilema de incluir ou não música de fundo em vídeos é facilmente resolvido se você considerar como seus clientes interagem com sua marca em suas redes sociais e nas plataformas que você está usando.

Conforme relatado pelo VisualGPS, uma iniciativa de pesquisa da iStock, a rede social é geralmente percebida como uma maneira benéfica, embora não perfeita, de se manter conectado, entretido e informado – afirmando que até 1 em cada 3 pessoas assistem a vídeos/conteúdo de vídeo para aprender novas habilidades mais frequentemente do que antes da pandemia. Alguns usuários até aproveitam as redes sociais para apoiar seus esforços de priorizar o autocuidado. A pesquisa mostrou que muitos jovens da Geração Z e Millennials recorrem ao TikTok (e ao Instagram secundariamente) para encontrar inspiração, apoio e saídas para suas lutas e sucessos de saúde mental, onde os consumidores encontram um mundo de profissionais de saúde licenciados, influenciadores e consumidores comuns que compartilham seus conhecimentos, experiências, estratégias de enfrentamento e muito mais.

O Relatório Global State of Digital 2022 da Hootsuite detalhou que, além de manter contato com amigos e familiares, alguns dos principais motivos pelos quais os usuários da Internet entre 16 e 64 anos usam plataformas de rede social são para preencher o tempo livre, manter-se atualizado com notícias e tendências e encontrar conteúdo e inspiração para coisas para fazer e comprar. Ao analisar o tempo médio por mês gasto, o YouTube teve o maior valor com 23,7 horas por mês, seguido pelo Facebook e TikTok ambos empatados em 19,6 horas por mês. Enquanto o Facebook é famoso por popularizar legendas em vídeos para aqueles que as preferem sem som, o YouTube garantiu que 96% de seu conteúdo continua sendo assistido com som. O TikTok, por outro lado, foi apontado como uma plataforma de lançamento para novos artistas musicais, a ponto das indicações ao Grammy deste ano para a lista de categorias de Melhor Artista Novo parecerem uma lista de reprodução de músicas virais do TikTok.

Se você quiser saber mais e descobrir a melhor jogada para sua própria estratégia de marketing de vídeo, os especialistas em conteúdo da iStock revelam cinco razões pelas quais as empresas devem adicionar música e som para destacar seus vídeos e aumentar o desempenho de suas campanhas:

1. A música ajuda a definir o clima

Quando as pessoas interagem com as mídias sociais, a última coisa que elas querem é que sua rolagem seja interrompida por anúncios irritantes. Para criar conteúdo visual impactante, marcas e empresas devem criar campanhas divertidas, criativas e atraentes. Adicionar música de fundo é uma ótima maneira de combinar com o humor do seu público, combinar o conteúdo da sua marca com o que está em alta e exibir anúncios menos invasivos para os olhos e ouvidos de seus espectadores. Sem mencionar que hoje em dia pode ser econômico com ferramentas acessíveis e fáceis de usar, como o novo Editor de Vídeo gratuito da iStock, que facilita a criação de vídeos de qualidade profissional completos com áudio poderoso.

2. A música chama a atenção

O marketing de vídeo é muito eficaz em chamar a atenção, pois é amplamente conhecido que de todas as informações transmitidas ao cérebro, 90% é visual. No entanto, uma ótima maneira de melhorar o desempenho de seus vídeos é expandir a forma como você interage com seu público por meio de todos os sentidos, não apenas da visão. A música permitirá que você se conecte com pessoas que respondem melhor aos estímulos auditivos. Isso também imprimirá aos seus vídeos, coesão, dinamismo e pode até fazer com que alguém balance o pé ao ritmo da música que você selecionar.

3.  A música desperta emoções

Vídeos virais de bebês chorando de alegria ao ouvir as canções de ninar de suas mães são uma ótima maneira de provar o quanto uma música emocionante pode desencadear e como os humanos têm intrinsecamente a capacidade de reagir positivamente à melodia certa. Para aproveitar o poder da música para traduzir emoção e dar um toque extra ao seu conteúdo visual, adicione música de fundo para se conectar em um nível mais profundo com seu público. Você pode fazer isso encontrando e selecionando músicas por meio de gêneros ou humores que ajudam a traduzir a emoção exata que você deseja provocar.

4. Os efeitos sonoros dão vida ao conteúdo

Ao adicionar música de fundo, não pense apenas na melodia. Os efeitos sonoros são a ferramenta perfeita para dar aos seus vídeos uma camada extra de engajamento. Defina a cena adicionando ruído ao redor, como passos, um determinado ambiente ou interface do usuário. Isso fornecerá ao seu conteúdo de vídeo uma abordagem clara, facilitando para seu público se imaginar no cenário que você deseja transmitir.

5. Adicionar música aos vídeos está longe de ser complicado

Há uma percepção interna sobre a criação de conteúdo de vídeo, que pode ser difícil ou há medo de enfrentar problemas de direitos autorais. A boa notícia é que existem muitas bibliotecas de música livres de royalties e imagens gratuitas disponíveis online. No entanto, se você deseja criar conteúdo de vídeo exclusivo e poderoso, uma assinatura paga para música sem royalties e recursos visuais de estoque fornecerá às suas estratégias de marketing de vídeo os elementos certos para aumentar o envolvimento do seu público. Por meio de sua licença líder do setor, a iStock permite que você sincronize áudio com vídeo, imagens e ilustrações, tudo em um único site, com nossa assinatura Premium Plus Video, e torne seguro o uso comercial e global desse conteúdo para qualquer plataforma social, aplicativo, site, ou anúncio digital online, sem nenhuma preocupação.

Para explorar o poder da música e dos efeitos sonoros isentos de royalties para emparelhar áudio com suas imagens e vídeos favoritos, visite istock.com/music.Além disso, você pode se inscrever para um teste gratuito de 1 mês e obter 10 fotos, ilustrações e vetores da coleção Essentials da iStock, sem nenhum custo.

Renata Simões é Diretora de Conteúdo Criativo da iStock na América Latina.