Skip to main content

À medida que o fim de 2023 se aproxima, diversas retrospectivas sobre os principais tópicos debatidos globalmente estão surgindo. Entre elas, está a escolha da palavra do ano pelo Dicionário Collins, baseada na frequência de uso de um termo específico. Neste ano, refletindo a preocupação global com as novas tecnologias, a palavra do ano foi IAou Inteligência Artificial.

Com potencial de ser tanto uma ferramenta que vai revolucionar o desenvolvimento da sociedade quanto um perigo potencialmente alarmante, o uso da sigla “IA” quadruplicou neste ano. Embora outras palavras também tenham tido destaque, o diretor-gerente da Collins, Alex Beecroft, diz que o termo foi o grande ponto de discussão de 2023.

Sabemos que a IA foi um grande foco este ano, pela forma como se desenvolveu e rapidamente se tornou tão difundida e incorporada em nossas vidas quanto o e-mail, streaming ou qualquer outra tecnologia que uma vez já foi futurista, mas agora é cotidiana”, afirma.

O anúncio da escolha da Collins vem após uma série de medidas relacionadas à inteligência artificial, como a cúpula que reuniu líderes mundiais, chefes de tecnologia, acadêmicos e pesquisadores de IA, a fim de discutir como ampliar os benefícios da IA com o mínimo risco. Apesar de várias empresas, como a OpenAI, a Meta e a DeepMind, terem concordado em divulgar algumas de suas diretrizes de segurança em relação à IA, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, recebeu uma carta aberta vinda de organizações, especialistas e ativistas internacionais que lamentam a reunião ter acontecido a portas fechadas, limitando o acesso da sociedade civil a esse debate.

De acordo com a Collins, outros termos muito utilizados no ano de 2023 foram:

Canon Event (Evento canônico)
Um evento necessário para a formação do caráter ou identidade de um indivíduo. Esse termo foi popularizado pelo filme Homem-Aranha Através do Aranhaverso, lançado neste ano, que aborda o conceito de eventos canônicos na trama;

Deinfluencing (Desinfluenciar)
Aconselhar seguidores nas redes sociais a não consumirem determinados produtos ou estilos de vida;

Greedflation (Ganânciainflação)
Se aproveitar da alta inflação como argumento para aumentar artificialmente os preços, com o intuito de aumentar os lucros corporativos;

Nepo baby (Nepo bebê)
Uma pessoa que é beneficiada pelo nepotismo, por ter pais em condições de privilégio ou prestígio social, como fama ou poder aquisitivo;

Ultraprocessed (Ultraprocessado)
Alimento preparado por meio de métodos industriais complexos com múltiplos ingredientes, frequentemente incluindo ingredientes com pouco ou nenhum valor nutricional, além de aditivos;

Ulez
Sigla para zona de emissão ultrabaixa, que se trata de uma área urbana na qual apenas veículos que poluem menos podem entrar sem pagar uma taxa.

Nos anos anteriores, “NFTs” (tokens não fungíveis) e “lockdown” (confinamento) foram alguns dos termos mais utilizados.

* Com informações da BBC

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????