Skip to main content

As manifestações do orgulho estão enraizadas na árdua história de grupos minoritários que lutaram por décadas para superar o preconceito e serem aceitos por quem são na comunidade LGBTQ.

Os organizadores originais escolheram este mês para homenagear a revolta de Stonewall em junho de 1969 na cidade de Nova York, que ajudou a desencadear o movimento moderno pelos direitos dos homossexuais. A maioria dos eventos do Pride acontecem todos os anos em junho, embora algumas cidades realizem suas celebrações em outras épocas do ano.

Quem celebra?

Eventos do orgulho acolhem qualquer um que sinta que sua identidade sexual está fora do mainstream – embora muitas pessoas heterossexuais também participem. LGBTQ é um acrônimo que significa lésbica, gay, bissexual, transgênero e queer.

O termo às vezes é estendido para LGBTQIA, para incluir grupos intersexuais e assexuais. Queer é um termo genérico para pessoas não heterossexuais; intersexo refere-se àqueles cujo sexo não está claramente definido devido a diferenças genéticas, hormonais ou biológicas; e assexual descreve aqueles que não sentem atração sexual. Esses termos também podem incluir pessoas com fluidez de gênero, ou aquelas cuja identidade de gênero muda ao longo do tempo ou dependendo da situação.

Como começou?

É mês do orgulho LGBTQ; aqui está o que você precisa saber
Imagem: Reprodução/CNN

Nas primeiras horas de 28 de junho de 1969, a polícia invadiu o Stonewall Inn, um bar gay em Greenwich Village, em Nova York, e começou a levar os clientes para fora. As tensões aumentaram rapidamente quando os clientes resistiram à prisão e uma multidão crescente de espectadores jogou garrafas e moedas nos policiais.

A comunidade gay de Nova York, farta de anos de assédio por parte das autoridades, eclodiu em tumultos nos bairros que duraram três dias. A revolta tornou-se um catalisador para um movimento emergente pelos direitos dos homossexuais à medida que organizações como a Frente de Libertação Gay e a Aliança de Ativistas Gays foram formadas, modeladas após o movimento dos direitos civis e o movimento dos direitos das mulheres.

Os membros realizaram protestos, reuniram-se com líderes políticos e interromperam reuniões públicas para responsabilizar esses líderes. Um ano após os distúrbios de Stonewall, foram realizadas as primeiras marchas do Orgulho Gay do país. Em 2016, a área ao redor do Stonewall Inn, ainda hoje uma casa noturna popular, foi designada como monumento nacional.

De onde surgiu o nome?

É mês do orgulho LGBTQ; aqui está o que você precisa saber
Imagem: Reprodução/CNN

É amplamente creditado a Brenda Howard, uma ativista bissexual de Nova York apelidada de “Mãe do Orgulho”, que organizou a primeira parada do Orgulho LGBT para comemorar o aniversário de um ano da revolta de Stonewall.

Qual a origem da bandeira?

É mês do orgulho LGBTQ; aqui está o que você precisa saber
Imagem: Reprodução/CNN

Em 1978, o artista e designer Gilbert Baker foi contratado pelo supervisor da cidade de São Francisco, Harvey Milk – um dos primeiros funcionários eleitos abertamente gay nos EUA – para fazer uma bandeira para as próximas celebrações do Orgulho LGBT da cidade.

Baker, um proeminente ativista dos direitos gays, fez um aceno para as listras da bandeira americana, mas se inspirou no arco-íris para refletir os muitos grupos dentro da comunidade gay. Um subconjunto de bandeiras representa outras sexualidades no espectro, como bissexual, pansexual e assexual.

Posso participar se não sou LGBTQ+?

É mês do orgulho LGBTQ; aqui está o que você precisa saber
Imagem: Reprodução/CNN

Claro. Os eventos do orgulho recebem aliados de fora da comunidade LGBTQ. São oportunidades para mostrar apoio, observar, ouvir e ser educado.

Matéria traduzida de CNN Health – Ayana Archie and Brandon Griggs.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!