empresas de tecnologia

Empresas de tecnologia lideram o ranking das mais valorizadas

Nicole Fanti Siniscalchi

Quando o assunto é empreendedorismo e valor da marca, diversas empresas têm se destacado ao redor do mundo, contribuindo com o alinhamento de estratégias, financiamento e comunicação. O ano de 2020 ficou particularmente marcado não só pelo crescimento, mas também pela aparição de novas empresas de tecnologia que vieram dominar os rankings. Esta tendência está em alta tanto internacionalmente, como no Brasil, fruto de um grande investimento em ferramentas de marketing, principalmente voltadas para o universo digital.

O cenário geral vem se mostrando positivo, mas os mercados norte-americano, japonês e alemão chamam a atenção pela maior valorização das suas empresas em comparação aos demais países. Com isso, o investimento em índices também vem crescendo, pois é uma forma acessível de ganhar com o crescimento desses mercados. Além disso, esse tipo de investimento está cada vez mais simples, pois é possível investir online a partir de qualquer lugar com acesso à internet.

De acordo com o ranking desenvolvido pela revista Forbes em 2020, algumas marcas parecem ser intocáveis em relação ao seu valor. Entre elas destaca-se o setor da tecnologia que ocupa a maior parte das posições, chegando a assumir o primeiro lugar com a Apple — empresa que cresceu 17% em 2020, em comparação ao ano anterior. Na segunda posição está a Google, com uma valorização de 24%, seguida pela Micosoft, que valorizou 30%, e pela Amazon, que registrou um significativo crescimento de 40%. O quinto lugar da lista é ocupado pela empresa de Mark Zuckerberg — mesmo assim, o Facebook tem demonstrado não ser capaz de acompanhar o progresso dos seus concorrentes e sua marca caiu mais de 20% nos últimos dois anos.

Apesar deste ranking continuar a ser liderado pelos gigantes, novas startups vêm roubando as atenções. A plataforma e rede social chinesa TikTok é um exemplo disso, viralizando entre todas as idades através dos seus pequenos vídeos.

Já no Brasil, de acordo com uma pesquisa da consultora Brand Finance, o setor financeiro está na liderança: o Itaú é a marca mais valorizada há quatro anos consecutivos, avaliada em quase 7 milhões de dólares, seguida de empresas como Bradesco e Petrobras.

Comunicação conquista espaço dentro das organizações

Foto: Unsplash

Grande parte do crescimento das organizações, independentemente da sua área de atividade, vem exatamente da forma como a sua comunicação é trabalhada — pois é fato que as marcas mais valorizadas hoje são aquelas que investiram na sua construção ao longo do tempo.

Nos últimos anos, o marketing digital vem crescendo exponencialmente, e tem sido utilizado como forma de aumentar o público das empresas, tanto através das redes sociais como de plataformas sofisticadas que permitem conhecer melhor os potenciais clientes e acompanhar toda a jornada do cliente.

Assim, mesmo com as adversidades do último ano, o mundo empresarial vem crescendo e pode apostar em um futuro promissor, reflexo dos evidentes progressos alcançados em 2021. A comunicação assume um papel fundamental neste panorama, uma vez que, aliada às políticas certas e trabalhada de forma eficaz, é capaz de reposicionar uma organização e elevá-la a um novo patamar.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior

Publicidade no e-commerce: 4 lições aprendidas em 2020

Próximo post

SBT lança anúncio para posicionar força multiplataforma

Posts Relacionados

Por favor, desabilitar Adblock para visualizar conteúdo do site.