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Bruno Gomes

Bruno Gomes é o Head de Vendas e Parceria de Marcas da Tastemade LatAm. Ele já trabalhou na Porta dos Fundos, empresa parte da ViacomCBS e na GPC de Londres, desde 2014 trabalha com projetos de conteúdo para marcas , para empresas como por exemplo Unilever, Danone, Ambev e Sky.

Deixe-me me apresentar: sou Bruno Gomes, Head de Vendas e Parcerias com Marcas na Tastemade e novo colunista do Adnews. Eu sei, a frase acima vai contrariar muita gente que adora fazer um Powerpoint. No entanto, essa é uma das lições que aprendi ao longo da minha carreira de 18 anos em marketing.

Entretanto, antes de entrarmos em assuntos mais polêmicos, contarei um pouco da minha história. Nasci em Campo Grande, lá no Mato Grosso do Sul. Sempre fui inquieto, antes de terminar a faculdade de Publicidade e Propaganda, aos 19 anos, já tinha uma agência e comandava uma equipe com uma mão cheia de funcionários. Como bom profissional de marketing, sou adepto às mudanças. Então, vendi a empresa e vim para São Paulo para continuar os estudos.  

Minha vida profissional na capital paulista começou em uma agência bem pequena, na área de planejamento — sim, é por isso que te digo, sei do que estou falando, passar mil horas fazendo estratégia não está com nada! Já na passagem pela Abril, dei início à minha carreira como Marketing de Negócios, como responsável por estudos para área comercial e de marketing. Após isso, na GPC, me tornei diretor de vendas e atendi grandes clientes, como Unilever, Havaianas, Pepsi e Danone. Foi nessa empresa que encontrei minha verdadeira paixão: conteúdo.

Já em 2018 fui para Porta dos Fundos, onde trabalhei por dois anos e meio. Até que, em 2021, recebi um convite que não poderia recusar: o posto de Head de Vendas e Parcerias com Marcas na Tastemade Latam, função que exerço desde maio deste ano, na qual sou responsável pelo faturamento da empresa e pela área de estratégia de marca e atendimento. Da minha mesa de trabalho, foco no desenvolvimento de novos projetos e produtos para marcas no Brasil, além do fortalecimento da presença comercial da Tastemade em todos os países da América Latina. 

Você pode ver que me movimentei bastante ao longo desses anos no mercado. Tudo isso fez com que eu aprendesse lições importantes que fizeram de mim o profissional que sou hoje. Para te poupar de tantas aventuras e envios de currículo, como fiz, aqui vai uma lista com as três principais lições de marketing que aprendi ao longo da minha carreira. Sim, são apenas três itens. Simples e direto, para perdermos mais tempo e colocarmos a mão na massa. 

Lição n°1: Estratégia é commodity

Sabe por que insisto também em manter as coisas, simples, claras e rápidas? Para não perder tempo. Meu negócio é entrar logo em ação. Hoje em dia não podemos passar muito tempo cuidando apenas da estratégia, é necessário investir tempo, sangue e suor na execução, na tática. É dessa maneira que você obterá resultados. Quem não se lembra daquele PPT lindo, com ideias fantásticas e que na prática não deu certo. Será que não foi um erro na execução? Ou do pouco tempo que tivemos para executar?

Lição n°2: A construção de marca é o melhor caminho a médio e longo prazo

Temos que entregar o resultado a curto prazo também, mas sua marca nunca será forte o suficiente e sempre há risco do seu negócio mudar e você perder o que construiu, não se apegue e mude rápido.

Lição n°3: Toda estratégia começa com informações de qualidade, sem achismos

Faça pesquisa de mercado e acumule dados, invista em conhecimento para entender quais são seus objetivos de verdade. Como já disse, não adianta passar horas e horas na estratégia, mas o pior de tudo é gastar dias desenvolvendo um planejamento sem nenhum embasamento.

Desde que comecei minha carreira, o “Jogo do Marketing” mudou completamente. Com a digitalização e a internet mudaram os jogadores e a maneira de jogar. Não para por aí, tudo está em constante mudança e espero que juntos possamos acompanhar, discutir a evolução do marketing, compartilhando novas lições que aprendemos ao longo do caminho. 

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