Skip to main content

A Niantic, empresa fabricante do game mobile Pokémon Go, foi obrigada a cortar um quarto de sua força de trabalho, fechar seu estúdio em Los Angeles (EUA) e cancelar dois jogos, graças a uma desaceleração na demanda. A situação é percebida na indústria de jogos em geral, que viveu um aumento exorbitante de downloads durante a pandemia de Covid-19.

“Permitimos que nossas despesas crescessem mais rápido do que a receita”, afirma John Hanke, executivo-chefe da Niantic.

Lançado em 2016, o game Pokémon Go se tornou um fenômeno global rapidamente, realizando o desejo de quem foi criança ou adolescente na segunda metade da década de 90 e sonhava com a possibilidade de capturar e treinar os famosos “monstrinhos de bolso”.

Na época, a Apple disse que o jogo de realidade aumentada quebrou o recorde da loja de aplicativos no quesito ‘maior número de downloads em uma semana’. Não há dúvidas de que o game se tornou o carro-chefe da desenvolvedora.

“A nossa prioridade é manter o Pokémon Go saudável e crescendo como um jogo para sempre”, comenta Hanke.

No entanto, o executivo-chefe da Niantic também conta que, desde o lançamento de Pokémon Go, o mercado mobile ficou lotado e as mudanças na loja de aplicativos e no cenário da publicidade tornaram cada vez mais difíceis o lançamento de novos jogos em grande escala.

No total, 230 trabalhadores da empresa, incluindo os da equipe de plataforma de jogos, foram afetados pelos cortes de empregos. A Niantic também decidiu aposentar o jogo NBA All-World, lançado em janeiro deste ano, e interromper a produção de Marvel World of Heroes.

Em junho do ano passado, a empresa já havia dito que cancelaria quatro projetos e reduziria sua força de trabalho em cerca de 8%. Os últimos cortes seguem relatórios de maio deste ano, que afirmam que a receita da empresa com Pokémon Go vem caindo, mas à BBC, Niantic negou a informação.

“Geralmente não comentamos sobre estimativas de terceiros sobre nossa receita, pois muitas vezes estão incorretas, o que é o caso aqui. Nossa receita até agora, em 2023, aumentou em relação ao ano passado”, disse um porta-voz da empresa na época.

Como empresa privada, a desenvolvedora não é obrigada a divulgar seus relatórios de ganhos.

* Com informações da BBC News

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.