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Como de costume, mais um #TopPubli chegando para fechar o mês de forma criativa e inspiradora. Separamos algumas das melhores campanhas de Junho para você, e aviso: está uma melhor do que a outra (é bomba atrás de bomba, e já vamos te contar porquê). Como diria a rainha ‘AniRa’, PRE-PARA e vem com a gente!

Tiro, porrada e BOM-BA ♫

Tá pensando que é só no BBB que tem discórdia? É nada, e garanto, as nossas são muito melhores! Quando marcas concorrentes resolvem se enfrentar publicamente, a gente simplesmente para e presta atenção, porque os duelos são verdadeiras aulas de estratégia e criatividade. E neste mês, tivemos dois desses episódios. Tá, vai, um e meio.

Começamos com um clássico que nunca sai de moda: Mc Donald’s x Burger King. Acostumadas a deixarem o público boquiaberto com seus ataques à concorrência, as duas marcas resolveram desafiar o ChatGPT no melhor estilo “quem pode mais”, e mostrar o resultado em ativações out of home na capital paulista.

Burger King – O mA.Ioral.
Agência: David São Paulo

Utilizando recursos de inteligência artificial, a marca questionou o ChatGPT sobre qual é o maior hambúrguer do mundo, e o resultado foi o Whopper. A ação é uma resposta direta à campanha do principal concorrente, que apresenta a definição do hambúrguer mais icônico do mundo.

A definição obtida pelo BK foi instalada em um totem com o logotipo da marca e a assinatura “O mA.Ioral.”, destacando as letras ‘A’, de Artificial, e ‘I’, de Intelligence. O design aplicado foi exatamente o mesmo que o Mc Donald’s utilizou em sua campanha.

Também em um totem, a marca instalou a resposta dada pelo ChatGPT sobre qual é o hambúrguer mais icônico do mundo, assinada como “I.Amo muito tudo isso.” e destacou as letras ‘I’ e ‘A’ em seu tradicional slogan.

E aí, quem você acha que venceu essa ‘Guerra do Hambúrguer’? Na nossa opinião, quem ganhou foi o público. É uma campanha inovadora, na qual as marcas estão aproveitando novas ferramentas para trazer visibilidade (e diversão) a assuntos recorrentes.

Burger King provoca Mc Donald's em mais uma ação
Mc Donald’s começou a briga…
Burger King provoca Mc Donald's em mais uma ação
…e Burger King revidou. (Foto: Divulgação/BK)




The Not Company – Proteína de Verdade
Agência: GUT São Paulo

E temos uma nova categoria nesse UFCPubli: fight fit. Chegou a vez de duas empresas de shake fitness se enfrentarem. Bom, na verdade só uma delas atacou, por enquanto.

Tudo começou quando a The Not Company Brasil, foodtech conhecida por sua linha plant-based, decidiu fazer uma jogada de marketing de guerrilha para promover seu novo shake, o NotMilk High Protein. A empresa simplesmente projetou uma mensagem afrontosa em frente ao prédio da Danone Brasil, localizado na Avenida Paulista!

A mensagem, “Maior do que este anúncio, só mesmo a quantidade de carbo do YoPro”, aparece na projeção acompanhada por um QR Code que leva para um vídeo comparativo entre os produtos das duas marcas, convidando os consumidores a comparar as tabelas nutricionais do YoPro, da Danone, com a do NotMilk High Protein. Este último contém 3,5g de carboidratos e 15g de proteínas versus 16,25g de carboidratos do produto da concorrente.

Agora, a pergunta de milhões: e aí, Danone? Vai deixar barato? Nossa equipe aguarda ansiosamente as cenas dos próximos capítulos!

Em ‘fight fit’, NotCo provoca Danone para promover seu novo shake
Campanha idealizada pela agência GUT São Paulo faz provocação à Danone. (Foto: Reprodução/NotCo)

Atualização quentinha!

Enquanto isso, a NotCo colhe os frutos de uma campanha muito bem feita. A marca publicou nesta sexta-feira (30) em sua conta no TikTok um vídeo com prints de mensagens de consumidores cho-ca-dos com a quantidade de carboidrato existente no shake da Danone.

Clima de romance… Não, pera.

No mês passado, a gente disse o quê? Que não aceitaríamos menos das agências do que lindas histórias de amor clichês que deixassem o coração quentinho. E nesse mês, a gente fez o quê? Pagou a língua. A melhor campanha de Dia dos Namorados, na nossa humilde opinião, não tem nada disso.

Burger King – #CasalFakeBKDeVerdade
Agência: DM9

É, ele voltou. O BK não cansa de nos surpreender, gente! Como pode? A lançou uma ação exclusiva que questiona os consumidores sobre as fotos artificiais que costumam estampar os anúncios para a data comemorativa, e os convida a trocá-las por desconto em comida de verdade no BK Delivery. Afinal, quem nunca se deparou com a imagem de casais de sorriso amarelo e poses forçadas para as fotos publicitárias de Dia dos Namorados?

A ideia era que as pessoas postassem casais artificiais encontrados em campanhas de outras marcas e marcassem o BK nas redes sociais com a hashtag #CasalFakeBKdeVerdade, e assim, ganhariam um cupom de desconto no BK Delivery. O BK quis reforçar o “relacionamento de verdade” e questionar a artificialidade do amor nas propagandas, e conseguiu.

Dobradinha genial

Também tivemos dobradinha do Grupo Heineken neste mês! E você aí, pensando que a empresa só trabalhava com cervejas, tsc tsc. Sabe de nada, inocente…

Heineken – Aniversários de 150 anos
Agência: Le Pub Milan

Haikenen, Aineken, Haignen, Heineken ou Verdinha? Para celebrar os seus 150 anos, a cerveja internacional mais amada do Brasil realizou uma ação inédita na final da Liga dos Campeões da UEFA errado o próprio nome de propósito para viralizar no Twitter! E não é que deu certo?

Durante a transmissão ao vivo da partida, que aconteceu no dia 10 de junho, o narrador André Henning e os comentaristas da TNT Sports, Alex e Vitor Sérgio, iniciaram um diálogo em que Heineken é pronunciada de forma “errada”, repercutindo nas redes sociais e na imprensa.

A ação deu start à campanha de aniversário da marca, que fez aniversário errando o próprio nome até nos caminhões! E o filme publicitário, que destaca os diversos apelidos que a marca recebe ao redor do mundo, contou até com a participação do bicampeão mundial de Fórmula 1 Mika Hakkinen, que tem o sobrenome parecido com a pronúncia do nome da marca. Dá uma olhada, que tá bem legal.

Heineken – Raro como FYS
Agência: AlmapBBDO

Olha a Heineken aí de novo! E com uma campanha que não é de cerveja. O Grupo Heineken também produz outras bebidas, como o refrigerante FYS, que tem “50% menos açúcar, menos marketing” e a incrível capacidade de se promover formando uma fila. Quem é que entra numa fila sem saber pra quê que é?

A ação do grupo foi realizada entre os dias 14 e 18 deste mês, e formou uma fila gigante no Shopping Ibirapuera, um dos maiores de São Paulo (SP), sem motivo aparente. E no final da fila, havia um stand para degustação dos sabores de FYS, que são Guaraná da Amazônia, Limão Siciliano, Laranja Pêra e Tônica com toque de Limão Siciliano, a última também na versão zero.

Com um tom misterioso que funcionou bem, a campanha obviamente foi um sucesso. Ai, esse povo fofoqueiro… (a nossa equipe também ficou curiosa, mas não vamos admitir porque pega mal, né). E o filme da campanha também é ótimo, assista abaixo.

Momento #LencinhoNaMão

Ah, tem que ter, gente! Neste mês, três campanhas emocionaram a nossa equipe, passando mensagens assertivas com muita sensibilidade. São aqueles filmes que dá vontade de assistir de novo, e de novo, e de novo… E que a gente chora em todas as vezes.

Dell Technologies – Building The Future
Agência: VMLY&R

No comecinho do mês, chega a Dell com esse presente: uma campanha simples, criativa e cheia de significado sobre o futuro. Com crianças! É pra brincar com o nosso coração, eu tô falando… Gostamos tanto que a campanha entrou em um dos nossos #TopPubli semanais e retorna como destaque do mês!

A empresa convidou o CEO da 55PBX, Bruno Rodrigues, para estrelar um case nacional junto com crianças de várias idades, onde ele faria um breve resumo da história da tecnologia enquanto mostraria alguns equipamentos novos e antigos, para que os pequenos pudessem comparar. O tempero da campanha foi a curiosidade e a língua afiada da criançada: não ficou nada sem perguntar. Só assista, por favor.

Dove – O Custo da Beleza

No meio do mês, a Dove lança uma campanha que não promove produtos: promove conscientização sobre “a ditadura da beleza na internet”, um problema sério e urgente, especialmente para os jovens.

Com histórias reais que podem até ocasionar gatilhos (se você for sensível a esse tipo de conteúdo, não assista), a marca divulgou uma pesquisa apontando que 97% dos jovens entre 10 e 17 anos dizem que já foram expostos a conteúdos tóxicos de beleza nas redes sociais, e 74%, a conteúdos que incentivam a perda de peso ou transformação corporal. A iniciativa faz parte do projeto ‘Dove pela Autoestima’, e resultou nesse filme extremamente impactante.

Casas Bahia – #TenhoOrgulhoEMostro
Agência: VMLY&R

E no finalzinho do mês, para fechar com chave de ouro o nosso especial, vem Casas Bahia falar sobre respeito e acolhimento, e sobretudo, sobre amor. Na última quarta-feira (28) celebramos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, data que gera comoção entre as marcas. Mas, de que adianta pintar o logotipo com as cores do arco-íris se, quando o mês acaba, o comportamento volta a ter tons de cinza?

Nossa equipe acredita que a Via, empresa detentora de Casas Bahia, foi além aqui, trazendo a rede de apoio de seus colaboradores que pertencem à comunidade para mostrar publicamente todo orgulho que sentem deles. A gente não tem o que falar sobre esse trabalho impecável.

E aí, curtiu o nosso ranking? Fique com a gente, que na semana que vem tem mais!

* Com a colaboração de Ana Beatriz Oliveira

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