Skip to main content

Se você ama aquele cheirinho de café e não consegue passar um dia sem tomar algumas xícaras, vai ficar feliz em saber que a produção brasileira do grão entre 2023 e 2024 deve atingir 66,65 milhões de sacas de 60kg, aumento de 13% sobre a temporada anterior, segundo consultoria especializada. A notícia cai como uma luva para a 2ª edição do São Paulo Coffee Festival, que retorna à capital paulista a partir de hoje (23) e segue até domingo (25) com extensa programação e expectativa de público de 15 mil pessoas, 3 mil a mais que a 1ª edição, em 2022.

O evento internacional que nasceu há mais de 10 anos e atrai grande público em cidades como Amsterdã, Cidade do Cabo, Londres, Los Angeles, Milão e Nova York, traz para São Paulo a celebração da comunidade e cultura do café, com atividades que vão desde degustações, passando por oficinas interativas e sensoriais, à workshops com grandes especialistas desse universo.

Realizado no Brasil pela Revista Espresso/Café Editora em parceria com a Allegra Events, o São Paulo Coffee Festival terá cerca de 100 marcas e patrocínios de Três Corações, Café Orfeu, Melitta e Nescafé, apresentando um crescimento de 60% em relação à primeira edição e mostrando que o projeto chegou para reafirmar o sucesso que tem feito em outros países.

A experiência com café especial continua sendo a protagonista do evento, que além da presença de cafeterias e micro torrefações, traz para o público apresentações como Latte Art ao vivo, e receitas de drinques clássicos e contemporâneos feitos a partir do grão, técnicas de vaporização e muito mais.

Outro destaque vai para a ‘Sensory Experience’, área patrocinada pela Nescafé, recheada de atrações sensoriais. A grande novidade deste ano é que serão duas salas para até 15 pessoas com programação simultânea, com duas opções de horário durante o dia.

O festival apresenta também o retorno da Copa Barista, campeonato que, este ano, tem patrocínio da Melitta, e premiará em dinheiro os melhores competidores na preparação de espressos, cappuccinos e filtrados. As inscrições para a sétima edição devem ser realizadas entre 29 e 30 de maio de 2023, por meio de preenchimento de formulário de inscrição no site da Revista Espresso.

A edição 2023 ocupará todo o piso térreo e o primeiro andar da Bienal e contará com uma variedade ainda maior de experiências gastronômicas e culturais. Na famosa área ‘A Cozinha’, patrocinada pelas marcas Três Corações e A Tal da Castanha, chefs convidados apresentarão dicas de harmonização com café e receitas especiais. O evento conta, ainda, com um espaço dedicado à torrefação para quem quer conhecer mais sobre o processo, este patrocinado por Café Orfeu.

Outro ponto alto será a área musical e de alimentação. Este ano, o ‘Café & Música’ é inspirado no formato do projeto em Londres e estará localizado em um espaço central do festival, dando ainda mais destaque às atrações musicais. Na área externa do pavilhão, ficará a área de alimentação, 50% maior que na edição anterior.

E tem mais. O São Paulo Coffee Festival e a Cervejaria Tarantino criaram uma cerveja especial para o evento. Os visitantes poderão conhecer a bebida exclusiva durante os três dias da iniciativa, no Beer Bar. A Coffee Lager (5,1%) do festival é uma cerveja do estilo Vienna Lager com infusão de café Catuaí Amarelo da Serra da Canastra. Além da novidade exclusiva, o evento também contará com os demais rótulos tradicionais da Tarantino.

“O segundo ano desse evento tão importante para a categoria de Café Especial vem para reafirmar a história que está sendo construída. Assim como acontece nas outras capitais do mundo, esse projeto é pensado a longo prazo, com cuidado a cada edição. E para este ano, levamos em consideração os feedbacks dos participantes e visitantes do ano passado para, assim, oferecer a melhor experiência para o consumidor”, finaliza Caio Alonso, diretor da Café Editora e organizador do São Paulo Coffee Festival.

Serviço
2º São Paulo Coffee Festival
Datas: 23, 24 e 25 de junho de 2023
Horários: sexta-feira (23), das 14h às 21h; sábado e domingo (24 e 25), das 10h às 18h
Local: Fundação Bienal de São Paulo | Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera – São Paulo (SP)

Ingressos
Os ingressos adquiridos na bilheteria, durante os dias de Festival, estão no valor de R$ 100. 

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.