Folha enfrenta acusação de racismo para aumentar audiência

Após polêmica de artigo sobre racismo de negros contra brancos, jornal enfrenta protestos internos e externos

A Folha de São Paulo, apesar de possuir um longo histórico de polêmicas, não conseguiu se desvencilhar de mais um problema nem na comemoração de seus 100 anos.

Desta vez, trata-se do artigo “Racismo de Negros contra Brancos Ganha Força com Identitarismo” de Antonio Risério, antropólogo. A matéria foi publicada no sábado (15) e, desde então, gerou grandes críticas externas e internas da redação.

Folha enfrenta acusação de racismo para aumentar audiência - ADNEWS
Antonio Risério. Imagem: Reprodução/YouTube/Câmara dos Deputados

Nele, Risério explica que não é necessária uma classe ser dominante e possuir poder para praticar o racismo, e de que a ideia do racismo sempre acompanhar um instrumento de opressão é um mito. São citados exemplos de ataques negros contra brancos nos Estados Unidos e como os veículos de mídia não traziam visibilidade para tais questões.

Entretanto, o artigo de Risério foi refutado por pelo menos outros 10 artigos publicados pela Folha. Os leitores e internautas também expressaram descontentamento nas redes.

Para apoiar o autor, diversos artistas elaboraram uma carta com 186 assinantes, que destacam a importância de Risério na antropologia e pedindo a defesa da liberdade de expressão do escritor.

Em contrapartida, os funcionários da Folha questionaram as decisões editoriais do veículo e seus supervisores. Segundos eles, “buscar audiência às expensas da população negra é incompatível com estar a serviço da democracia”.

A Folha afirma ter criado um treinamento exclusivo para negros e a criação do cargo “Editor de Diversidade”, buscando trazer mais voz à essa população.

Em considerações finais, esta não é a primeira vez que a Folha publica artigos polêmicos e adversos. No passado, trouxe versões da direita e da esquerda, mas questões como o enfrentamento do racismo não podem se tornar unilaterais e sim um dever cívico de todos, especialmente daqueles que detém maior privilégio e poder.

Post anterior
Bong Joon-ho quer Robert Pattinson em novo filme

Bong Joon-ho quer Robert Pattinson em novo filme

Próximo post
No Dia do Queijo, Vigor lança jogo exclusivo nas redes sociais

No Dia do Queijo, Vigor lança jogo exclusivo nas redes sociais

Posts Relacionados