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A plataforma Green Your City, da Heineken, contabiliza resultados positivos e continua promovendo um grande movimento de práticas mais sustentáveis nos processos internos e externos da marca. Para celebrar o primeiro ano da iniciativa e os resultados alcançados, a Heineken lança a campanha “Um Ano Criando Juntos os Próximos Anos”.

Desenvolvidas pela Agência Le Pub, as mensagens repercutem legados importantes como a entrega da primeira microfloresta urbana, a instalação de placas solares e o número de residências e bares abastecidos por energia renovável. Além da campanha digital, que se desdobra ao longo deste mês, a estratégia criativa foi materializada também em peças OOH, que serão veiculadas no dia 15 de dezembro em pontos de ônibus, relógios e estações de metrô.

Ainda dentro das comemorações, a Heineken vai estender a ação inovadora que desenvolveu outdoors formados por painéis solares e instalar a estrutura no Bar AMATA, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Em setembro deste ano, a Heineken montou painéis solares em um outdoor conectado ao Brewteco, famoso bar carioca localizado na Gávea.

Criada para abrigar projetos nas áreas de sustentabilidade e cultura, a plataforma Green Your City possui compromissos que envolvem os pilares de cidades mais sustentáveis, economia circular e consumo responsável, e engloba as quatro grandes metas de sustentabilidade da marca até 2030:

–          Energia Renovável: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;

–          Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, principalmente para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;

–          Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;

–          Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.

Em 2022, a Heineken contabilizou importantes avanços nessas metas:

–          Energia Renovável: Mais de 11 mil novos contratos do Programa Heineken Energia Verde assinados em 2022, sendo 2 mil estabelecimentos parceiros e 9 mil residências;

–          Circularidade: 36% de embalagens de vidro circulares em 2022;

–          Microflorestas: Implantação da primeira microfloresta urbana, dentro do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro;

–          Consumo Responsável: Fortalecimento do posicionamento de 0.0, contribuindo para mudança de comportamento.

A jornada da marca na construção de um mundo mais equilibrado teve sua gênese com o anúncio, realizado em dezembro de 2020, da produção e envase das cervejas Heineken com energia 100% renovável nas cervejarias de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), e Ponta Grossa (PR), e até 2023 em Jacareí (SP). Porém, foi no último ano, dentro da Plataforma Green Your City com o Programa Heineken Energia Verde que visa facilitar o acesso à energia renovável a todo o Brasil, que a iniciativa ganhou força, incentivando as pessoas a repensarem as formas de consumo, incluindo o uso de energia elétrica dentro de casa. Além da conscientização, a ação beneficia os participantes com descontos diretos na conta de energia. 

O projeto é operacionalizado em parceria com geradores regionais de energia renovável certificada e a disponibilidade do serviço acontece de forma gradual no país. A primeira etapa, ainda em 2021, foi voltada para bares e restaurantes parceiros.  Até o momento, dois mil estabelecimentos parceiros aderiram ao programa em todo o país.

Devido ao grande sucesso, o movimento foi estendido para a casa dos brasileiros, e consumidores residenciais que vivem em regiões com a cobertura do programa puderam optar pela participação, de forma gratuita, e ter acesso em suas próprias casas, à energia 100% renovável. Ao longo de 2022, nove mil consumidores residenciais receberam o benefício.

Para trazer holofotes à ação, a Heineken criou ainda uma campanha que impactou 20 milhões de pessoas quando foi ao ar numa mesma noite simultaneamente nos principais canais da TV aberta do país, como Globo, Record e Band, apresentando um anúncio criado apenas com telas sem luz. Confira o filme:

Green Your City & Festivais mais verdes

Um dos principais objetivos da plataforma Green Your City é desenvolver experiências que aliem o propósito de sustentabilidade da Heineken® com entretenimento. Com a retomada cultural, após os difíceis anos de pandemia, a participação da marca em grandes eventos, como os festivais de música, passou a ser totalmente pensada com base no conceito de cidades e festivais mais sustentáveis.

A jornada de ativações passou por eventos como MITA, Queremos!, MECA e Popload, festivais realizados neste ano e que contam com o patrocínio da Heineken®. Em todos eles, os consumidores tiveram a oportunidade de vivenciar experiências alinhadas às mensagens de sustentabilidade, com o olhar para a circularidade de resíduos, biodiversidade nas estruturas físicas, abastecimento das instalações por energia renovável e incentivo ao consumo responsável de álcool.

O ápice dessa jornada aconteceu em setembro, durante o Rock in Rio Brasil 2022, o maior festival de música e entretenimento do mundo. As iniciativas sustentáveis da Heineken® no evento deixaram legados para o Rio de Janeiro: A marca, em parceria com o biólogo e paisagista Ricardo Cardim, implementou dentro do Parque Olímpico, uma microfloresta urbana de 1265m² formada por  com mais de 830 exemplares de 53 espécies diferentes nativas da Mata Atlântica. A iniciativa faz parte da meta de implantar microflorestas urbanas em 19 capitais brasileiras até 2030, sendo o Rio de Janeiro a primeira a receber a área verde. A Heineken® também instalou dentro do Parque Olímpico uma miniusina formada por placas fotovoltaicas. A estrutura, que serviu para abastecer as ativações da marca durante o festival, ficou como legado perene para o local. A geração estimada dessa miniusina é de 3.943.675 kwh durante 25 anos (tempo médio de duração das placas). Essa geração é equivalente ao consumo médio de 2.159 casas populares por 1 ano e a redução de 354.931 kg CO2e na atmosfera.

E o futuro?

A iniciativa foi lançada no final de 2021, abastecida por insights inovadores que colaboram com um olhar inédito ao discutir reduções no impacto ambiental, por meio de experiências, reflexões e mudança de comportamento. E, como um marco histórico, em sua estreia, iluminou de verde prédios e estruturas icônicas em três cidades do país – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que se uniram para mostrar que o futuro é promissor e as melhores noites são feitas com energia renovável. De mãos dadas com as pessoas, Green Your City continua sendo uma plataforma aberta e extensível que se integra e aprimora aos valores humanos existentes.

“A plataforma Green Your City é o nosso compromisso real em ser uma marca 100% sustentável ao longo dos próximos anos. É o nosso propósito construir um mundo mais verde e equilibrado. Sustentabilidade para nós é uma construção conjunta e, por isso, olhamos tanto para os nossos processos internos, como também para os nossos parceiros e consumidores. Para 2023, teremos grandes novidades e todas as nossas ações continuarão com a missão de estimular que as pessoas sejam agentes de transformação da sociedade”, conclui Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken® no Brasil.

Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da marca, afirma que “hoje, ao refletirmos sobre nosso aniversário de um ano, seguimos inspirados e honrados em ver tanta paixão e entusiasmo em nossos consumidores, que caminham junto conosco e desempenham um papel fundamental para ajudar a transformar o mundo. Essa é a nossa missão como marca, queremos deixar um legado, como a primeira microfloresta no Parque Olímpico, na cidade do Rio de Janeiro! Mostrar ao mundo que podemos ter uma cabeça mais aberta para olharmos o tema sustentabilidade com leveza e entretenimento. E, com isso, fazemos esse convite para uma jornada mais verde!”

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