Skip to main content

O Instituto Plano de Menina, criado pela jornalista e comunicadora social Viviane Duarte em 2016, já impactou positivamente a vida de mais de 3 mil meninas em cursos presenciais e, atualmente, atua em 10 Estados do Brasil, com uma metodologia que promove a autoestima, confiança e protagonismo de meninas pelo Brasil. Após a formação, as meninas são conectadas com oportunidades de emprego e estudos.  E para celebrar a retomada aos encontros presenciais, no dia 29 de outubro, o Instituto, juntamente com HerShe – plataforma contínua da Hershey’s de empoderamento feminino – realizará a quinta edição do FESTIVAL PLANO DE MENINA.

Pelo segundo ano, o evento acontecerá no MASP, um dos museus mais importantes da América do Sul, e terá como tema um assunto latente dos últimos anos: “Meninas e mercado de trabalho: o futuro é agora!”.

A programação é feita por e para meninas, com painéis e talks das alunas que fazem parte do projeto. Um dos assuntos abordados no local, será a Sororidade, tema de 2022 da plataforma HerShe, criada para que mulheres se unam para apoiar o talento de outras mulheres. O foco desta ferramenta neste ano, é a palavra Sororidade, que não consta nos principais dicionários da língua portuguesa. E, sabendo da importância desse termo para o empoderamento e valorização de todas as mulheres, o “Dicionário de uma palavra só” veio para trazer as definições do termo escritas e desenhadas por mulheres, cada uma representando o significado da palavra para si.

Os painéis do Festival abordarão temas como carreira e autoestima e também contarão com a participação de personalidades como a escritora Ryane Leão, Samantha Almeida (Diretora de Criação na Globo), Tatiana Vasconcellos (jornalista da CBN) e Raquel Virgína (CEO da Nhaí). Além de música com Bia Doxum, Amanda Lyra e Abloom – participante do Instituto que, hoje, segue a carreira artística -, o grupo feminino de fanfarra As Obscênicas e poesia com o Slam das Minas.

Além dos temas abordados, Hershey’s, patrocinadora do Festival, preparou atividades interativas como um quizz com premiação de brindes HerShe, stand interativo com Ipads contando a história das mulheres inspiradoras do projeto Her For She 2022, distribuição de versão pocket do ‘Dicionário De Uma Palavra Só’ e deliciosas barras de chocolate. 

Em parceria com a consultoria Wiz&Watcher, será divulgada a pesquisa “Meninas e o futuro do trabalho”. Por meio de uma ferramenta de Big Data proprietária que monitora as mudanças das temáticas da sociedade através de uma tagueamento de mais de 1200 temas, a Wiz&Watcher trouxe insights sobre a relação com o mercado de trabalho, com um aprofundamento no universo feminino, que representa a maior dimensão analisada – 17,25% (mais de 87 mil dados em um mês). Também foram ouvidas jovens, de 18 a 25 anos, que fazem parte do programa Plano de Menina, e uma análise de dados da pesquisa “Carreira dos Sonhos 2022”, realizada pela Cia de Talentos (recorte de jovens entre 20 e 25 anos, classe C, Brasil).

Para elas, a questão do pertencimento é chave. Sentirem-se incluídas e parte da empresa é decisivo para seus próximos passos profissionais. Os dados da Cia de Talentos corroboram mostrando que 30% valorizam as experiências que apoiam o crescimento e as fazem sentir parte da empresa. No entanto, 43% concordam que a empresa pode fazer mais para ser inclusiva e diversa.

Ao pensar em uma líder do futuro, as meninas anseiam por alguém com um olhar holístico, que veja além do trabalho, sejam mulheres fortes, que influenciam e defendam seus pontos de vista. Foram citados nomes como Michelle Obama, Gabriela Priori e Boca Rosa.

Além disso, durante o Festival, o Instituto Plano de Menina lançará o seu Banco de Talentos. Uma plataforma de conexão entre meninas e empresas para oportunidades de vagas de emprego, além de jornadas de capacitação, conhecimento e muito mais.

Os ingressos estão disponíveis até 29 de outubro, são gratuitos e limitados.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!