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A desigualdade de gênero também pode estar presente na cozinha do seu restaurante favorito — é o que aponta um novo estudo realizado por Stella Artois e pela Ipsos. De acordo com a pesquisa, que pela primeira vez traz um olhar aprofundado sobre as mulheres na gastronomia, mais de um terço das entrevistadas já teve suas capacidades questionadas apenas por se identificarem pelo gênero feminino. Além disso, uma em cada duas participantes concorda que a cozinha doméstica ainda é vista pela sociedade como um trabalho das mulheres. 

A pesquisa está em linha com outros dados: elas lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil (PNAD), mas apenas 7% das cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do Brasil (Chefs Pencil). Foi essa disparidade que chamou a atenção da marca de cerveja da Ambev, que em parceria com chefs de cozinha de todo o Brasil transformou os desconfortos vividos pelas mulheres na gastronomia em pratos autorais inéditos: o “Uncomfortable Food”.
 

O movimento ganhou o endosso das chefs Bela Gil, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Bel CoelhoCafira FozBruna MartinsKalymaracaya NogueiraAmanda VasconcelosMichele Crispim e Nara Amaral. A união do time deu origem a essa experiência gastronômica — cada prato cocriado pelas profissionais traz uma reflexão sobre o cenário atual da gastronomia e um convite à mudança. Andressa Cabral e Bruna Martins assinam a criação da entrada chamada “Lagostim da Prosperidade”, enquanto Kátia Barbosa e Cafira Foz criaram o “Baião de Todas” e Bela Gil e Bel Coelho fizeram a quatro mãos um “Mousse Quebrando Barreiras”. A ação vai chegar aos restaurantes de diversas partes do Brasil por meio de um circuito gastronômico no qual, durante um mês, cada estabelecimento terá uma data de início de um novo – e limitado – prato “Uncomfortable Food” no menu. Para mais informações, basta consultar o site do projeto.
 

A ação integra a iniciativa Juntas na Mesa, plataforma de transformação social de longo prazo criada pela marca da Ambev para promover a equidade de gênero na gastronomia, aumentando o protagonismo das mulheres e fomentando o empreendedorismo feminino.

A diretora de marketing de Stella Artois, Mariana Porto, destaca:

“Com Juntas Na Mesa, queremos mobilizar a sociedade em uma jornada com Stella Artois para brindarmos uma gastronomia com mais protagonismo feminino. Fizemos a pesquisa para conhecer a fundo as dores e desafios dessas mulheres no mercado da gastronomia e vamos atuar para propor uma mudança a essa realidade, principalmente nas frentes de visibilidade, formação e crédito. Uncomfortable Food marca o lançamento dessa nova plataforma de Stella Artois a fim de dar visibilidade ao talento e potencial dessas chefs, buscando movimentar a so.””, complementa.
 

Com criação e execução da SOKO, o projeto ainda traz um filme, com direção de Georgia Guerra-Peixe_Joca, para apresentar a iniciativa. Nayara Lima, Creative Leader da SOKO, diz:

“Apesar de seus desafios, é a paixão que move essas mulheres. Usamos como base o termo ‘comfort food’, reconhecido na gastronomia para falar de comida aconchegante e de afeto, para retratar essa tensão social por meio do ‘Uncomfortable Food’, um termo que se refere às barreiras que elas enfrentam. A comida de afeto normalmente é relacionada às mulheres, mas nas cozinhas profissionais, onde estão o lucro e a projeção de carreira, a figura do homem ainda prevalece”, complementa.

Georgia Guerra-Peixe_Joca, diretora da Café Royal, produtora do filme, diz:

“Esse foi um dos projetos mais interessantes que eu realizei nos últimos tempos, porque tive a condição de, enquanto eu desenvolvia, refletir e rever a minha profissão. É um filme que fala sobre a condição da mulher na profissão dela como chef de cozinha e as mulheres na cozinha. Foi muito interessante o espelho que eu pude ver refletido na minha própria história. Stella Artois foi muito respeitosa no processo inteiro e nunca deixou de ter uma intenção verdadeira e inteira com a questão do projeto, além de toda a equipe ser formada por mulheres.”
 

O projeto está em linha com o compromisso de Stella e Ambev, que trabalham pela equidade de gênero e no combate a questões como machismo, objetificação da mulher no universo cervejeiro, homofobia e racismo. Mais dados sobre o estudo, o movimento Juntas Na Mesa e a experiência gastronômica de Uncomfortable Food estão aqui.

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