Skip to main content

O sucesso de público do ChatGPT, que atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais com apenas dois meses de lançamento, desencadeou uma série de controvérsias em relação aos potenciais impactos que a inteligência artificial deve causar em diferentes setores da economia e da sociedade em geral nos próximos anos, incluindo o mercado de trabalho.

Uma das aflições mais recorrentes no mercado de trabalho, por exemplo, é que muitos profissionais temem perder o emprego/função para a tecnologia. Para Martha Gabriel, escritora best-seller e uma das keynotes speakers do Digitalks Expo 2023, esse medo de que a evolução da tecnologia possa significar a substituição das pessoas no mercado de trabalho não é justificável, ou seja, a IA não vai roubar o seu trabalho.

“Você não será substituído pela tecnologia, mas por quem sabe usar a tecnologia”, afirmou Martha.

Ela explicou que o maior erro que um profissional pode cometer na carreira é não abraçar a tecnologia vigente e buscar todos os dias as inovações que estão surgindo para ampliar o seu conhecimento. Martha também ressaltou que, desde o início dos tempos, nós criamos tecnologias e vamos nos transformando com a sua evolução.

“Isso não é novo e vale para qualquer tecnologia. Nós formamos um sistema de inteligência onde, ao mesmo tempo que transformamos a tecnologia, somos transformados por ela”, disse ela.

Para evidenciar o argumento de que os profissionais devem estar sempre atentos às novas tecnologias, Martha destacou uma pesquisa que revelou que 91% das empresas com posições abertas (em plataformas como LinkedIn e Indeed) estão procurando colaboradores que sabem usar o ChatGPT. Portanto, a escritora pontua que o futuro do mercado de trabalho, independente das novas tecnologias que vão surgir, não é sobre novas profissões, e sim sobre novos profissionais.

“Uma pessoa mediana empoderada pela tecnologia torna-se melhor do que o maior expert humano trabalhando sem tecnologia”, finaliza Martha.

Digitalks Expo 2023

A edição 2023 do Digitalks Expo, principal evento de negócios do universo digital, teve início nesta quarta-feira (23) no São Paulo Expo, na capital paulista. A expectativa da organização é reunir mais de 9 mil pessoas em dois dias de evento.

Nesta edição, o Adnews, que é parceiro de longa data do Digitalks Expo, será responsável por liderar o palco Ads & Digital Marketing. Preparamos quatro tracks especiais, com a participação de marcas visionárias que vão compartilhar suas jornadas de inovação e cases de sucesso. O palco conta com a patrocinadora máster Warner Bros. Discovery e apoio do Publicis Groupe, 3C Gaming e KAINOS & CO, debatendo desde a IA Conversacional até o empoderamento feminino na indústria da comunicação.

Vamos trazer uma cobertura multiplataforma para você acompanhar os principais destaques bem de pertinho. Fique ligado!

* Com a colaboração de Arucha Fernandes | Foto de capa: Aline Porfírio

 

Acompanhe a gente no InstagramLinkedIn e Threads. Adnews, onde as transformações acontecem. ????