Skip to main content

Não precisa ser nenhum especialista para perceber o tamanho do avanço do Marketing Digital nos últimos anos. Mas é preciso um bom conhecimento estratégico e criativo para produzir uma publicidade no ambiente digital que desperte a atenção do usuário sem incomodá-lo, este é exatamente o objetivo da In-Image Advertising.

A seedtag, empresa espanhola de publicidade digital, é uma especialista neste tipo de publicidade. A empresa consegue utilizar um tipo de segmentação contextual capaz de impactar os usuários não só a partir do interesse em tópicos específicos, mas também de acordo com uma compreensão quase humana do contexto que envolve cada página acessada por eles na web em tempo real.

O estudo Efficiently Reaching Users Through Visual Media, produzido pela seedtag, em parceria com a MetrixLab, empresa global de pesquisa de mercado, revelou que anúncios veiculados no formato In-Image Advertising, que insere peças gráficas ou animadas no interior de fotos e ilustrações online, capturam a atenção do público 3,5 vezes mais rápido do que a propaganda digital feita em displays tradicionais.

Tivemos a oportunidade de conversar com Daniel Freixo, Country Manager da seedtag, sobre a pesquisa e sobre este modelo de tecnologia que possibilita às marcas se posicionarem dentro das imagens de Publishers Premium, a In-Image. Confira:

 

ADNEWS- O que é a In-Image Advertising? E qual a importância dela na Era do Conteúdo Visual?

Daniel Freixo: No caso da seedtag, publicidade In-Image significa veicular anúncios de marcas premium dentro de imagens presentes em páginas de alta relevância na internet. Optamos por trabalhar com imagens por serem sempre o primeiro e o principal ponto de atenção dos usuários quando visitam um site. Isso foi comprovado pelo estudo Efficiently Reaching Users Through Visual Media que encomendamos à empresa de pesquisa de mercado, MetrixLab. O levantamento demonstrou que os anúncios colocados em elementos visuais são percebidos até 3,5 vezes mais rápido do que os displays tradicionais.  

 

AD- Você acredita que, de alguma forma, a pandemia impulsionou o mercado midiático?

Freixo: Todos foram afetados pela pandemia de uma maneira ou de outra. Alguns mais, como OOH e o Cinema, e outros menos, como o meio digital, que também tem ganhado share de mercado em relação a outros segmentos. Porém, a realidade é que no período mais intenso da pandemia, os investimentos caíram muito devido à queda de venda dos clientes. Na seedtag, estávamos com uma previsão de crescimento de 300% este ano, mas com o novo cenário, devemos crescer cerca de 100%. Ainda é uma situação positiva. Embora esse número esteja abaixo do que prevíamos, inicialmente, ele já representa uma das melhores projeções de desempenho no mercado até o momento.  

 

ADO que podemos concluir com os números apresentados pelo estudo Efficiently Reaching Users Through Visual Media? 

Freixo: Este estudo demonstrou que campanhas baseadas em anúncios posicionados dentro de imagens online e segmentados por contexto alcançam maior desempenho em comparação com a publicidade digital comum. Por meio de uma técnica de rastreamento ocular aplicada pela MetrixLab, pudemos monitorar o foco principal de atenção dos usuários e o tempo que eles passam olhando para cada área das páginas que acessam na web.  

Além de constatarmos que anúncios In-Image, segmentados por contexto, são notados em até 3,4 segundos mais rápido do que a propaganda digital comum, observamos que esse tipo de publicidade prende a atenção das pessoas por uma média de 3 a 4,5 segundos a maisTambém verificamos que o formato aumenta em 3,9 vezes as intenções de compra, 2,1 o awareness, 3,7 a favorabilidade, 2,4 a lembrança das mensagens e ainda gera uma percepção de marca quatro vezes mais forte em comparação com os anúncios online convencionais.    

 

AD- Como o processo de segmentação contextual acontece na Seedtag?

Freixo: Nós desenvolvemos uma tecnologia proprietária chamada Cognitive Content Analysis (CCA), que combina a detecção de milhares de recursos em textos e imagens com o poder do Machine Learning para fornecer uma compreensão quase humana do conteúdo. Isso nos permite identificar o contexto e as categorias personalizadas em cada artigo com uma precisão incomparável. 

Com base nessas categorias, veiculamos os anúncios mais relevantes para cada conteúdo, alcançando os usuários com a mentalidade certa e criando uma forte associação entre a marca e o conteúdo. Ou seja, os anúncios são veiculados com base no interesse dos usuários. E isso em tempo real e sem utilizar cookies de terceiros. Por isso, podemos afirmar que a segmentação contextual é ainda mais precisa do que a segmentação de perfis de usuários com base nos cookies. 

 

AD- Qual a importância da criatividade nos anúncios publicitários?

Freixo: Em um mundo digital saturado, no qual os usuários são expostos a quantidades excessivas de publicidade, não é estranho observar que muitas pessoas já desenvolveram uma espécie de cegueira em relação aos anúncios que surgem nas páginas que costumam acessar ao longo do dia. Consequentemente, os anunciantes têm lutado para encontrar alternativas para interagir com o público na web de modo mais eficaz.  

Por esse motivo, formatos criativos e envolventes são essenciais para aumentar as reações positivas e a interação com os anúncios. Tanto que as soluções personalizadas desenvolvidas pela seedtag têm provocado respostas muito mais positivas do que as obtidas por meio de anúncios regulares. Isso porque muitas delas são consideradas mais atraentes, agradáveis e interessantes pelos usuários.  

Dessa maneira, temos conseguido oferecer aos anunciantes não só a possibilidade de ampliar KPIs, como favorabilidade ou intenções de compra, mas também a chance de proteger os valores de suas respectivas marcas, evitando que elas sejam associadas a conteúdos pouco relevantes ou que não correspondam ao seu posicionamento. 

 

AD- Você acha que com cada vez mais vídeos, imagens e animações, os textos perderam espaço na internet?

Freixo: O apelo das imagens e o consumo de conteúdo audiovisual aumenta a cada dia. No entanto, acredito que o texto jamais desaparecerá por completo. Palavras e frases permitem a transmissão de informações de maneira mais complexa e aprofundada. Além disso, também ajudam a reforçar a mensagem trazida por ilustrações e fotografias, por exemplo.     

 

AD- Quais os elementos fundamentais que uma campanha publicitária precisa ter para prender a atenção do usuário?

Freixo: Na minha opinião, o segredo está em combinar inovação e criatividade com conveniência e praticidade. Como ressaltei, temos tido êxito não só porque posicionamos anúncios em locais que favorecem a visualização. O trunfo também está em apresentar uma determinada peça de acordo com as áreas de interesse do usuário em momentos nos quais ele está mais receptivo ao conteúdoconforme a segmentação contextual é capaz de indicarTudo isso, claro, da maneira mais agradável, criativa e menos invasiva possível.   

Como a pesquisa que desenvolvemos com a MetrixLab comprova, a união de todos esses fatores aumenta a favorabilidade das marcas (+ 22%). Mas isso não é tudo. Este conjunto de alternativas gera uma impressão mais positiva em relação aos anúncios digitais em si. É como se eles deixassem de ser vilões da navegação para assumir o papel de parceiros das nossas jornadas pela web.  

Em outras palavras, tornam-se elementos bastante pertinentes que surgem, na hora certa, com o intuito de nos apresentar tudo aquilo que precisamos para que possamos ficar ainda mais próximos dos assuntos ou atividades das quais mais gostamos. Em resumo, campanhas bem-sucedidas são sempre aquelas que contribuem com a experiência dos consumidores. 

Leave a Reply