As marcas contam com a missão de se renovar e se reinventar a todo momento, buscar novos públicos e impactar inúmeras pessoas. Mas, qual é a melhor estratégia para se fazer isso? Em novembro, como todos sabem, acontece a – semana – Black Friday e é uma ótima oportunidade para realizar vendas, fidelizar clientes e expandir sua marca. 

Nós conversamos com Christian Cunha, diretor de vendas da flame by etermax Brasil, divisão da companhia responsável pela propaganda in game, que nos mostrou que vendas, anúncios e conteúdos inseridos nos games, seja qual for a plataforma, pode alcançar um bom público, além de gerar vendas diretas com mais rapidez. Isso porque os jogos eletrônicos ainda são um excelente passatempo para muitas pessoas, e isso independe de idade, classe e gênero, fazendo com que mais pessoas se interessem por seu produto. 

Durante a entrevista exclusiva, Cunha nos mostra quais são as estratégias da flame by etermax para que as marcas possam se destacar,  em um período onde todos disputam atenção, quais são os melhores caminhos para que a marca consiga fidelizar seu cliente, que mais do que nunca é virtual, e quais são as expectativas da divisão para o pós-pandemia, após um evento como a Black Friday.
Confira agora a entrevista com o diretor de vendas: 

 

ADNEWS – Neste momento de Black Friday, qual é o melhor plano para as marcas conseguirem uma comunicação assertiva através da publicidade in-gaming?
Christian Cunha: Em 2020, notamos um exponencial crescimento do mercado de e-ccomerce, e acreditamos que a Black Friday será uma chave para impulsionar esse segmento e conquistar novos compradores digitais. Além dele, a própria indústria de games cresceu muito durante o isolamento social e mostrou ter um papel fundamental na vida das pessoas. No Brasil, 75,7 milhões de usuários jogam videogame, seja no PC, no console ou nos dispositivos móveis e há usuários de todas as idades, gêneros, classes sociais e com diferentes tipos de interesses.

Portanto, a publicidade-in game é uma forma de atingir um público amplo e diverso de uma forma cuidadosamente direcionada. No flame by etermax, desenhamos campanhas de acordo com o público-alvo e os objetivos de cada marca, criamos anúncios e experiências interativas e atraentes e os executamos por meio de 1,8 mil jogos para celular.

Outra grande vantagem oferecida por esse tipo de publicidade é a possibilidade de customização e personalização das campanhas. É possível mensurar os resultados rapidamente e redirecionar as estratégias de acordo com a resposta da audiência. Além disso, os jogos mobile constroem uma conexão positiva com os usuários, gerando maior fidelização e lealdade à marca, e a flame by etermax incentiva as agências e marcas a inovarem, incorporando os benefícios da publicidade in-game.

 

AD – Com milhões de jogadores, como a flame by etermax pensa em se destacar em um momento onde todos os eventos promocionais estão ‘acumulados’?
Cunha: Há diversas formas que a flame by etermax pode ajudar as marcas a se destacarem. Primeiro, podemos direcionar campanhas para públicos muito específicos, de acordo com dados demográficos e interesses. Depois de um primeiro impacto, nós podemos usar nossos dados primários para redirecionar os usuários para reforçar a mensagem ou testar para ver que impressão o primeiro anúncio causou.

Em segundo lugar, considerando que os games mobile não são uma mídia comum por conta do mindiset dos usuários enquanto jogam. Em geral, eles estão relaxados, felizes e focados e, por conta disso, mais receptivos às mensagens das marcas. Os anúncios são imersivos e têm tempo para causar impacto. Como muitos deles são “opt-in”, sabemos que os jogadores estão motivados e realmente querem vê-los. As métricas confirmam isso: a visibilidade e a taxa de conclusão são de 95%. Este ambiente também é 100% seguro para as marcas, pois é cuidadosamente elaborado e mantido para garantir uma ótima experiência aos jogadores.

Finalmente, claro, temos a criatividade como um diferencial para se destacar. Usar os games como plataforma de mídia nos permite criar experiências envolventes e inovadoras e afirmar que o céu é o limite! Estamos O objetivo do flame by etermax é encontrar constantemente novas maneiras de trazer as marcas para o universo dos nossos jogos e trazer os jogos para o mundo das marcas.

 

AD – Quais são os caminhos certos para fidelizar o cliente em um momento crucial como a Black Friday?
Cunha: Este ano, com a pandemia e o isolamento social, tanto consumidores como marcas precisaram se adaptar a novas formas de consumo, pautadas quase que exclusivamente pelo comércio eletrônico. Mesmo aqueles que não estavam acostumados às compras por meios digitais precisaram quebrar barreiras e criar novos hábitos.

Para a Black Friday 2020, o meio digital deve estar mais aquecido do que nunca. Alguns estudos mostram que 59% dos brasileiros que devem adquirir produtos e serviços durante esse período, ainda não decidiram por qual meio devem realizar as compras, mas boa parte deles (60%), prefere o comércio eletrônico por motivos diversos: conveniência (64%), preço (60%) e para evitar aglomerações (58%).

Por conta disso, para se destacar em um cenário de elevada concorrência, os varejistas digitais precisam investir em campanhas de alto impacto nos canais mais utilizados pelos consumidores e apostar em descontos e experiências que seduzam os compradores, principalmente aqueles que estão experimentando pela primeira vez no comércio eletrônico.

 

AD – Quais são as expectativas da flame by etermax para esta Black Friday em especial? Vocês acreditam que o e-commerce vai superar os pontos físicos mesmo em um ‘pós-pandemia’?
Cunha: As nossas expectativas para a Black Friday são as melhores possíveis. Alguns especialistas afirmam que, em decorrência da pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico avançou em alguns meses o que demoraria cinco anos. Mesmo com o afrouxamento do isolamento social, 2020 deve ser um ano em que as compras nessa época devem ser prioritariamente online, já que as pessoas tendem a continuar evitando aglomerações.

Para os varejistas, esses eventos promocionais vão ser um momento chave para a fidelização dos usuários que, antes da pandemia, nunca tinham comprado pela internet. É uma oportunidade para mudar antigos hábitos.

Outro dado que nos deixa muito otimistas é um estudo da TracyLocke e Behup, que mostra que 67% dos brasileiros devem aproveitar as promoções da Black Friday para realizar suas compras e, em 2019, cerca de 55% das transações foram realizadas por dispositivos móveis. A cada ano, o varejo se torna mais digital e móvel e o isolamento social veio acelerar uma tendência que já existia. Imaginamos que esse ano esse percentual deva ser ainda maior. Por conta disso, as marcas de diferentes setores podem ter na publicidade in-gaming uma excelente aliada no diálogo com o público-alvo, já que ela é uma forma de atingir uma audiência segmentada com experiências diferentes e atrativas.

 

AD – Por fim, para a etermax, como a marca pode trabalhar com a publicidade in-game sem tornar uma experiência negativa, cheia de anúncios e ofertas, para o usuário?
Cunha: É um mito afirmar que a publicidade in-game se resume apenas a banners, ofertas e anúncios que “atrapalham” a experiência dos usuários. Ao interagir com games mobile, os jogadores estão em contato com um ambiente cuidadosamente selecionado, onde a experiência é uma prioridade. A maioria dos anúncios, por exemplo, aparecem em pausas naturais do jogo e, em muitos casos, os usuários escolhem voluntariamente interagir com eles.

Os resultados refletem isso: os anúncios no jogo geram respostas melhores do que outras mídias digitais.

Há diversas formas de interagir com os usuários, que vão desde bonificação por assistir a um vídeo, jogos personalizados a pedido das marcas e até perguntas e respostas referentes aos anunciantes. Na flame by etermax, há alguns formatos mais tradicionais. Um de nossos formatos mais populares, por exemplo, são os anúncios jogáveis (Playable Ads): minijogos de marca com os quais os usuários podem interagir. Marcas locais como James Delivery, O Boticário, Acer e Honda já fizeram uso dele.

Um exemplo bem sucedido foi uma campanha criada na Argentina para o refrigerante 7Up, cujo desafio era trazer de volta o personagem famoso Fido Dido, licenciado pela PepsiCo nos anos 90. Ao mesmo tempo em que era necessário atingir um público com mais de 30 e trazer o sentimento de nostalgia, também era preciso despertar a atenção dos usuários entre 18 e 24 anos. Para atingir os dois públicos, foram usados mais de 90 aplicativos da rede flame e criados três minijogos diferentes, um para cada grupo de audiência, com mecânicas e formatos mais adequados para cada, além dos anúncios das marcas. Os resultados foram expressivos: um CTR de 5,7%, um engajamento de 43% de quem jogava e mais de 1,2 milhões de impressões. Caso queira saber mais detalhes sobre a campanha, basta visitar o Ads Showcase

Outra possibilidade são os Rewarded Videos, em que os jogadores ganham um benefício no jogo se assistirem a um vídeo publicitário. Mas a publicidade no jogo oferece muito mais possibilidades.

Ainda mais interessante é Native Advertising, onde a marca se torna parte do próprio jogo. Por meio de patrocínios ou desafios de marca, podemos criar experiências estimulantes e não intrusivas.

Em Perguntados, o jogo mais famoso da etermax, oferecemos diversos formatos de marcas. Com Triviatopics, as marcas podem patrocinar um canal especial de curiosidades, como a Fanta fez no ano passado no Halloween. Outro exemplo é a Pergunta Misteriosa (Mystery Question), onde cada usuário é impactado quatro vezes diferentes e podemos testar o quão bem eles se lembram do anúncio que viram.