Nesta segunda-feira, (15), um dos patrimônios históricos e religiosos de Paris foi incendiado e destruído, a Catedral de Notre Dame. A reconstrução ainda não foi oficialmente anunciada, porém, a estrutura foi refeita em 2014 dentro do jogo “Assassin’s Creed Unity”, da Ubisoft.

Para modelar a catedral virtualmente, um artista compareceu no estúdio do jogo e passou anos catalogando sua estrutura “para se certificar de que cada tijolo era como deveria ser”. Embora a reconstrução possa ser auxiliada por designers de jogos, não fica implícito se o trabalho deles será referenciado. O estabelecimento é uma peça central em “Unity”, onde permite jogadores explorarem o prédio por dentro e por fora.

Como detalhado em um artigo de 2014 publicado no The Verge, Caroline Miousse, uma artista contratada pela desenvolvedora de jogos passou dois anos examinando detalhes da Catedral para criar uma representação tão precisa quanto possível no jogo. “Eu fiz algumas outras coisas no jogo, mas 80% do meu tempo foi gasto na Notre-Dame”, disse ela na época.

Não houve emissão de comunicado oficial da Ubisoft ou do governo parisiense.

Confira abaixo imagens da réplica dentro do game: