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Onde as marcas devem anunciar para maximizar sua eficiência? Com a mudança dos hábitos de consumo e restrições no investimento publicitário devido à crise da Covid-19, questionamentos como esse surgem a todo momento. Conforme o estudo Tendências e Previsões de Mídia para 2021, da Kantar, o contexto alinhado às tendências de consumo de mídia ganha destaque à medida que o investimento publicitário muda rapidamente entre os canais.

“O cenário de mídia nunca foi tão volátil ou exigiu tamanha agilidade”, afirma Maura Coracini, diretora de Mídia & Digital da Kantar. “Entendendo que a escolha do ambiente onde um anúncio é veiculado é tão importante quanto a mensagem, marcas e agências estão cercadas por evidências conflitantes e contraditórias sobre quais combinações de meios funcionam melhor. Por isso, elas precisam colocar o contexto no centro das prioridades.”

Com o isolamento social da pandemia e, consequentemente, menos investimento em publicidade off-line (redes tradicionais, como a televisão, rádio, revistas e jornais ou impressos, como folders e panfletos), os canais digitais foram favorecidos, com quase todos os formatos de mídia online recebendo maior alocação de investimento.

A volatilidade nesse momento de pandemia, deixou os anunciantes menos confiantes com seu planejamento de mix de mídia, porém esse fato não diminui o entusiasmo com a mudança: 96% dos profissionais de marketing acreditam que a pandemia terá implicações estratégicas de longo prazo, principalmente um foco maior na medição de eficiência de campanha e mais investimento em mídia digital para conseguir melhor agilidade.

Segundo Maura, as novidades recentes no contexto digital devem atrair os anunciantes. “Temos os exemplos do TikTok e Instagram, que se tornaram ambientes de publicidade populares para os consumidores e têm demonstrado alta performance para a construção de impacto de marca”, diz. “A ameaça competitiva do TikTok foi reconhecida pelo Facebook (que lançou o Instagram Reels). Ainda é preciso confirmar se os influenciadores e usuários vão preferir estes novos concorrentes ou se o TikTok seguirá com sua rápida ascensão.”

O que vem por aí nas estratégias de mídia?

O estudo da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, revela que, em busca por diferenciação em um ambiente de mídia cada vez mais confuso e complexo, os anunciantes e agências irão acelerar a adoção de novos canais e formatos de mídia. Os criadores de conteúdo precisarão concentrar seus esforços nas plataformas que oferecem o melhor valor para eles, ao invés de tentar personalizar o conteúdo para cada plataforma.

“O formato de vídeo online será o grande vencedor e haverá crescimento contínuo nos ambientes de maior alcance. As marcas procurarão tornar suas campanhas de vídeo online mais interessantes, incorporando influenciadores relevantes e buscando engajamento e interatividade”, conclui Maura.

As marcas e suas agências também devem investir mais tempo e esforço na adaptação do conteúdo nos mais diferentes contextos. O aumento da ênfase sobre o propósito de marca impulsionará anunciantes a cobrarem dos seus parceiros de mídia ambientes alinhados a valores e padrões éticos mais altos. Eles buscarão parceiros com ideias semelhantes, bem como plataformas de mídia que correspondam às suas próprias aspirações de marca.

Para saber mais sobre as Tendências e Previsões de Mídia para 2021, acesse https://www.kantaribopemedia.com/. O arquivo está disponível gratuitamente e conta com uma coletânea de artigos que visa apoiar empresas em um futuro relativamente incerto, explorando descobertas que podem ajudar a construir conexões mais ricas com seu público, seus consumidores e seus clientes, para impulsionar o crescimento dos negócios.

Além disso, a Kantar desenvolveu um e-book com resoluções para as marcas em 2021. Confira!

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