O Aeroporto de Guarulhos contará com uma inteligência artificial da LATAM Airlines para organizar parte do fluxo de passageiros da empresa. Apresentado na última sexta-feira (22), o sistema é pioneiro na América Latina, e será instalado inicialmente no check-in doméstico do aeroporto paulista.
A solução foi desenvolvida em parceria entre o LATAM Labs e a Proc Group. Com nove câmeras, a tecnologia monitora o fluxo de passageiros, convertendo movimentos em dados analíticos, que por sua vez, fornecem insights sobre a demanda, qualidade dos serviços, capacidade e produtividade da equipe LATAM.
Com esses dados em mãos, a companhia aérea pode redistribuir recursos de mão-de-obra e equipamentos para áreas de maior demanda, otimizando o atendimento. Além disso, em períodos de pico, a empresa pode antecipar necessidades e reforçar equipes, garantindo que os passageiros sejam atendidos com eficiência e rapidez.
Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a LATAM garante que não tem acesso direto às imagens capturadas. O software processa as informações e fornece apenas os dados, sem qualquer identificação visual dos passageiros.
De acordo com a companhia, a implementação em Guarulhos é apenas o começo, já que a ideia é levar essa inovação para outros aeroportos do país.
* Com informações da Exame
Acompanhe o Adnews no Instagram, LinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????