Skip to main content

O projeto Cartoons Contra a Violência, criado pela agência Leo Burnett TM, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi lançado nesta quarta-feira (4) na abertura da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal.

“Um projeto do Conselho Nacional de Justiça, ‘Cartoons Contra a Violência’, que envolve a publicação de charges em veículos de comunicação para conscientizar e buscar reduzir os alarmantes números da violência contra a mulher no Brasil”, disse o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

O projeto já começou a ser exibido em veículos e plataformas de comunicação pelo Brasil. Serão tirinhas de charges com desenhos produzidos por mais de 20 artistas brasileiras convidadas, abordando as diversas formas de violência contra a mulher, desde a doméstica, chegando ao ambiente de trabalho e social.

“O Brasil tem diversas pautas urgentes a serem trabalhadas. Lutar contra a violência contra as mulheres é uma delas. Esse projeto tem a importância e o tamanho necessários para fazer a sociedade repensar seus valores. É uma honra para a Leo Burnett TM estar junto do CNJ e da ABAP nesse projeto”, avalia Marcelo Reis, CEO e CCO da agência.

A violência praticada contra as mulheres está entre as principais causas de morte em todo o mundo. Em 2022, ingressaram mais de 640 mil processos de violência doméstica e familiar e/ou feminicídio.

“Nunca é demais lembrar que a situação é gravíssima. No ano passado, o número de feminicídios subiu 6,1% em relação ao ano anterior”, ressaltou Barroso.

A criação da campanha pela Leo Burnett TM foi pro bono. Além dos cartoons, o site oficial do projeto traz informações de utilidade pública, como os canais de denúncia e a legislação sobre o tema. O projeto será encerrado no Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro.

“A publicidade é uma poderosa ferramenta de transformação, educação, informação e entretenimento, e vai sempre evoluir conforme as novas tecnologias e a própria sociedade forem se transformando. A ABAP está honrada em apoiar o CNJ no enfrentamento de um problema crítico e ainda tão latente do país”, diz Marcia Esteves, presidente da ABAP.

Confira abaixo o vídeo de lançamento do projeto.

Na publicidade 

Em 2018, a Y&R, com o apoio da ABAP criou uma campanha para auxiliar o Ministério Público Federal na divulgação da Lei 12.845/2013, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual. O principal ponto da Lei é o de assegurar que os hospitais ofereçam às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar gratuito. Nascia assim a Lei do Minuto Seguinte, nome criado pela Y&R. A ideia do nome e o conceito da campanha surgiram a partir da informação compartilhada pelo MPF/SP que, ao analisar dados do IPEA, estimou que a cada minuto uma pessoa é estuprada no Brasil. 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????